O que é o tráfico de animais?

Perguntado por: Renato Sandro Antunes Matias  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (11 avaliações)

Tráfico de animais é o comércio ilegal de animais retirados da natureza e movimenta o mercado da caça ilegal.

Qual é o significado de tráfico de animais?

O tráfico de animais tem como intuito o rendimento pecuniário, compra e vendas de animais silvestres, ou seja, a comercialização ilegal de espécies retiradas da natureza.

O que é tráfico de animais no Brasil?

A retirada de um animal de seu habitat para fins comerciais é configurada como tráfico de animais. ... Os destinos desses animais são zoológicos, colecionadores, laboratórios para fabricação de medicamentos, ou mortos, como a onça-pintada e jacarés, para terem suas peles ou outras partes do corpo retiradas e vendidas.

Porque o tráfico de animais é crime?

O crime de tráfico de animais silvestres está inserido no inciso III do artigo 29 da lei, que proíbe a venda, exportação, aquisição, guarda em cativeiro ou transporte de ovos ou larvas, sem a devida autorização. ... No caso de crime decorrente de caça profissional, a pena pode ser aumentada em 3 vezes.

Quais os tipos de tráfico de animais?

O tráfico da fauna silvestre brasileira divide-se em três objetivos distintos:
  • Colecionadores particulares;
  • Animais para fins científicos;
  • Animais para comercialização internacional em “pet shops”.

Caminhos da Reportagem | Tráfico de animais, um rastro de violência

18 questões relacionadas encontradas

Quais são as espécies mais traficadas?

As espécies mais visadas são os psitacídeos (araras, papagaios e periquitos), passeriformes (passarinhos), dendrobatídeos (rãs venenosas e coloridas), primatas e lepidópteros (borboletas). Além disso, de cada 10 animais traficados, 9 morrem antes de chegar ao seu destino final.

Qual animal é mais traficado?

Acredita-se que os pangolins sejam o mamífero mais traficado do mundo, principalmente devido às suas escamas. Não se sabe o número exato de pangolins mortos na Ásia e na África a cada ano.

Qual o problema do tráfico de animais?

O tráfico de animais contribui para o desequilíbrio ecológico, causando mudanças na cadeia alimentar dos habitats em que foram retirados. Além disso, o tráfico de animais reduz consideravelmente a biodiversidade de um determinado ambiente.

Quais crimes os traficantes de animais cometem?

Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

Por que o Brasil é um dos principais alvos do tráfico de animais em todo o mundo?

Comércio ilegal é responsável pela retirada de 38 milhões de animais do Brasil a cada ano. ... Um dos fatores que explica o Brasil ser uma das principais rotas do tráfico é a grande biodiversidade, o que o torna um alvo direto das quadrilhas e organizações criminosas.

Qual é o animal mais traficado no Brasil?

No epicentro deste mercado mundial está a Amazônia e, consequentemente, o Brasil. As estimativas apontam que anualmente cerca de 38 milhões de animais são afetadas pela caça e comércio ilegal no país. Uma análise aponta que os animais mais traficados na região são as tartarugas e os peixes ornamentais.

Quem faz o tráfico de animais?

No Brasil, o controle e a fiscalização de animais silvestres é feita pelo IBAMA e pela Polícia Militar Ambiental. Ao identificar uma situação irregular relacionada aos animais silvestres, é possível fazer a denúncia anônima ou não.

O que pode ser feito para evitar o tráfico de animais?

O que eu posso fazer para evitar o tráfico de animais silvestres?
  1. Não compre objetos e bijuterias com penas de animais.
  2. Conheça a Lei de Crimes Ambientais.
  3. Não compre animais silvestres.
  4. Denuncie tráfico de animais silvestre à Linha Verde do Ibama – 0800618080.
  5. Passe essa dica adiante.

Qual a sua opinião sobre o tráfico de animais?

“Com o tráfico perdemos biodiversidade e perdemos potencial de pesquisa e de conhecimento sobre o nosso próprio ecossistema. Cada animal que se perde é desconhecimento científico imediato. Fora todos os riscos do contato direto com os animais, como riscos de doenças e acidentes”, diz.

Quais os animais mais contrabandeados no Brasil?

As aves são o principal alvo do tráfico de animais silvestres no Brasil e correspondem a 80% das espécies contrabandeadas no “mercado negro”, que movimenta em torno R$ 3 bilhões, atrás apenas do tráfico de armas e de drogas, revelou o delegado da Polícia Federal especialista em combates a crimes ambientais, Franco ...

O que é feito com as araras traficadas?

De cada 10 araras traficadas 9 morrem antes de chegar ao seu destino final. Em outras palavras apenas 1% das araras mato-grossenses arrancadas de seus ninhos chegam ao destino final. Elas saem dopadas ou anestesiadas e escondidas nas malas, sacolas e nas barbas das alfândegas.

Qual a pena para caça de animais?

Caçar, pela Lei de Crimes Ambientais, tem uma pena prevista de até um ano de detenção, o que a qualifica como um crime de “menor potencial ofensivo”. Ou seja, o caçador vai responder pelo crime em liberdade e dificilmente será condenado. Essa impunidade ajuda a manter a prática da caça entre os brasileiros.

Como a ONG protege os animais dos traficantes?

No documento, a ONG recomenda a criação de um banco de dados informatizado sobre os autos de infração de crimes contra a fauna; a abertura de um site na internet com informações sobre o tráfico de animais silvestres; e a realização de ações de inteligência entre os órgãos envolvidos nas atividades de repressão e ...

Qual é a pena por tráfico de drogas?

O Supremo Tribunal Federal decidiu que a multa mínima prevista no artigo 33 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006), que tipifica o crime de tráfico de entorpecentes, é constitucional. O dispositivo estabelece pena de reclusão de cinco a 15 anos e pagamento de 500 a 1.500 dias-multa.

Por que o tráfico de animais prejudica a biodiversidade?

Animais silvestres hospedam es- pécies de parasitas próprias de suas espécies e estas podem se tornar agentes infecciosos para as pessoas e outros animais. Dentre estes microrganismos estão vírus como o da rai- va e Herpes vírus, comuns entre mamíferos, e que são transmitidos pela saliva e outras secreções animais.

Quais alterações ocorrem no meio ambiente com o tráfico de animais?

Essa atividade criminosa traz graves consequências para o meio ambiente. A captura destes animais acelera o processo de extinção das espécies, provocando danos às interações ecológicas e perda de herança genética.

Qual o principal problema dentro do mercado de pets silvestres exóticos?

O mercado legalizado de animais silvestres para mascotes, além de incentivar uma prática cruel, não combate o tráfico de fauna. Uma vez que o comércio legalizado é instalado, automaticamente ocorre o aumento da demanda por essas espécies, colocando em risco as populações presentes na natureza.

Para que serve a escama do pangolim?

Os pangolins são os únicos mamíferos com escamas conhecidos. E justamente por causa de sua cobertura incomum, são tão ameaçados. Para a medicina chinesa, as escamas do animal melhoram a circulação sanguínea, tratam doenças respiratórias, problemas menstruais, de amamentação e até artrite.

Qual o predador do pangolim?

Elas crescem ao longo da vida de um pangolim e representam cerca de 20% do seu peso. Elas são como uma armadura, protegendo-os dos dentes afiados e garras de predadores como leões, hienas e leopardos.

Qual o camarão mais forte do mundo?

O gancho deste crustáceo pode atingir 80 quilómetros por hora. As suas tenazes são tão fortes que são capazes de quebrar aquários e perfurar as conchas das suas presas.

Artigo anterior
Estou grávida de 6 semanas quando engravidei?
Artigo seguinte
Como usar GPU para renderizar premiere?