O que é o CIPE?

Perguntado por: Catarina Benedita Vaz Magalhães Assunção  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (26 avaliações)

A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem foi criada pelo Conselho Internacional de Enfermeiros para permitir uma linguagem científica e unificada, comum à Enfermagem mundial. Esta classificação permite ao enfermeiro identificar diagnósticos de enfermagem através de fenômenos de enfermagem.

Qual significado de CIPE?

A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem- CIPE® é um sistema de linguagem padronizada, amplo e complexo, que representa o domínio da prática da Enfermagem no âmbito mundial.

Qual o objetivo do CIPE?

Os objetivos da CIPE®, entre outros, é identificar um vocabulário especial e desenvolver um sistema de classificação dos componentes da prática de enfermagem (fenômenos, ações e resultados), de modo a sistematizar uma linguagem específica que descreva essa prática(3).

Como se usa a CIPE?

15. CIPE • Para compor um diagnóstico de enfermagem usando o modelo de sete eixos são recomendados a inclusão de um termo do eixo foco e outro do eixo julgamento • Para compor intervenções de enfermagem, recomenda-se a inclusão de um termo do eixo ação e pelo menos um termo alvo.

Qual a diferença da CIPE e Nanda?

O NANDA é um livro usado para diagnóstico de enfermagem ao paciente e o CIPE também é um livro usado para diagnóstico mas engloba o paciente, a conduta do enfermeiro e da comunidade, meio ambiente que o paciente se encontra.

Diferença entre CIPE E NANDA

45 questões relacionadas encontradas

O que é a taxonomia do Nanda?

Oficialmente conhecida como NANDA International (NANDA-I), sua taxonomia é norteada por uma estrutura teórica chamada Padrões de Resposta do Corpo Humano. É ela que orienta a classificação e categorização do diagnóstico de enfermagem ou das condições que de fato precisam de cuidados dessa área.

Qual a diferença entre Nanda NIC e NOC?

A NIC inclui todas as intervenções que os enfermeiros realizam para os pacientes, sejam elas independentes ou colaborativas, de cuidado direto e indireto dos pacientes. Na escolha da NOC o enfermeiro faz uma descrição do resultado atual e escolha do resultado desejado (estado final).

Como citar a CIPE?

Conselho Internacional de Enfermeiros. (2016). CIPE Versão 2015: Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Lisboa, Portugal: Ordem dos Enfermeiros.

Como fazer diagnóstico de enfermagem pela CIPE?

Assim, para compor um diagnóstico de enfermagem usando o modelo de sete eixos da CIPE® são recomenda- dos a inclusão de um termo do eixo foco e outro do eixo julgamento. Se necessário podem ser incluídos termos adicionais dos eixos foco e julgamento ou dos demais.

Quais são os 7 eixos da CIPE?

Os sete eixos são definidos como(2-4): 1) foco – área de atenção relevante para a Enfermagem; 2) julgamento – opinião clínica ou determinação relacionada ao foco da prática de enfermagem; 3) meios – maneira ou método de executar uma intervenção; 4) ação – processo intencional aplicado a, ou desempenhado por um cliente; ...

Para que serve o CIPE enfermagem?

Para a pesquisa de enfermagem a CIPE:

promoveria urna pesquisa descritiva sobre as abordagens da enfermagem, métodos e tipos de intervenção. possibilitaria a investigação sobre a eficácia dos modelos de provisão de pessoal em relação à dependência dos pacientes.

Quais os componentes da CIPE?

As prioridades de saúde para os catálogos CIPE® enquadram-se numa de três áreas: condições de saúde (ex. diabetes, saúde mental); especialidades de saúde ou contextos de cuidados e fenómenos de Enfermagem (Figura 2).

O que é NOC em enfermagem?

Denominada de NOC ou Classificação dos resultados de enfermagem, esta tem como objetivo definir intervenções de resultados, de forma a facilitar a sua utilização. A NOC documenta, então, o desenvolvimento de resultados padronizados para a avaliação dos cuidados de saúde (Johnson, Maas & Moorhead (org.), 2004).

E diagnóstico de enfermagem de acordo com a Classificação Internacional para as práticas de enfermagem?

Um diagnóstico de enfermagem da taxonomia da NANDA-I não permite mais de um fator relacionado nem mais de uma característica definidora. A segunda versão da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) contém diagnósticos positivos, negativos e de melhora.

Como fazer diagnóstico de risco Nanda?

Como construir o Diagnóstico de Enfermagem
  1. Características definidoras: são indícios observados de maneira clínica, semelhante a sinais e sintomas.
  2. Fatores relacionados: toda e qualquer circunstância que possa estar relacionada ao evento. ...
  3. Fatores de risco: situações que se associam a um estado de maior vulnerabilidade.

Como se faz um diagnóstico?

Passo a passo do diagnóstico empresarial:
  1. Passo 1) Coleta de informações. Você irá precisar coletar dados de todas as áreas de seu negócio. ...
  2. Passo 2) Análise. ...
  3. Passo 3) Descrição dos problemas. ...
  4. Passo 4) Estratégias para resolução de falhas.

Como citar a CIPE 2017?

GARCIA, T. R. (Org.). Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE)®: versão 2017. Porto alegre: Artmed, 2018.

Como citar Potter e Perry?

Rio de Janeiro: Guanabara- Koogan, 2004. 23 Potter, P; Perry, A.G. Fundamentos de enfermagem. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Como citar Brunner e Suddarth?

Referência Bibliográfica: SMELTZER, Suzanne C.; BARE, Brenda G.. Brunner & Suddarth, tratado de enfermagem médico-cirúrgica - v.

O que é a NIC e NOC?

Neste módulo, serão abordadas as intervenções de enfermagem de acordo com a Nursing Interventions Classification (NIC). A abordagem versará sobre as categorias de intervenções de enfermagem e sobre a taxonomia das intervenções de enfermagem. Neste módulo, estudaremos os Resultados de Enfermagem (NOC).

Para que serve o Nanda NOC NIC na enfermagem?

A NANDA International desenvolveu uma terminologia comum NANDA-NIC-NOC (NNN), para relacionar diagnósticos, intervenções e resultados(2). Foi desenvolvida através da aliança NNN, da NANDA International, da NIC e da NOC.

Qual a estrutura da taxonomia da NANDA?

A estrutura da taxonomia NANDA de diagnósticos de enfermagem é constituída de três níveis: domínios, classes e diagnósticos de enfermagem. Um domínio é uma esfera de atividade, estudo ou interesse, e a taxonomia NANDA é composta por 13 domínios.

Quais são as taxonomias de enfermagem?

NANDA - Taxonomia

Esta classificação de enfermagem é constituída por três níveis: domínios, classes e diagnósticos de enfermagem. Existem diferentes categorias de diagnósticos que integram etiologias, fatores de risco, e características definidoras (Leal, citando Beyea, 2006).

Quais as taxonomias usadas em cada etapa do processo de enfermagem?

Diagnósticos de Enfermagem: Uso das Taxonomias (NANDA, NIC, NOC e CIPE)

Artigo anterior
O que é fermentação exemplo?
Artigo seguinte
Como se recuperar de neuropatia?