O que diz a CLT sobre mudança de horário?

Perguntado por: António Afonso Cruz Neto Loureiro  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (35 avaliações)

Em caso de necessidade de fazer a alteração de horário de trabalho, poderá fazê-la, desde que não haja prejuízo ao empregado, nos termos do art. ... 468 da CLT. Assim, o empregado está obrigado a cumprir o horário estabelecido pelo empregador.

Sou obrigado a trocar de horário no trabalho?

Como regra geral, prevalece no Direito do Trabalho a ideia de que, a menos que esteja prevista em lei, o empregador não pode fazer nenhuma alteração no contrato de trabalho que cause prejuízo ao trabalhador. Assim, mesmo se houver o consentimento do empregado com a mudança, se ela o prejudicar será considerada ilegal.

O que diz o artigo 468 da CLT?

- Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

Pode a empresa muda o horário do funcionário?

Os horários de trabalho podem ser alterados pelo empregador conforme as necessidades da empresa, mas essa alteração requer o consentimento do empregado e não pode implicar em prejuízos para ele.

É possível a mudança de horário de manhã para tarde ou de noturno para diurno sem a concordância do empregado?

A CLT estabelece algumas condições lícitas em que o empregador poderá alterar o contrato de trabalho, a saber: mudança do local de trabalho desde que não se caracterize a transferência, ou seja, desde que não haja a mudança de domicílio do empregado; mudança de horário (de manhã para tarde ou de noturno para diurno);

Mudança de horário de trabalho pode ser feita pelo patrão ?

39 questões relacionadas encontradas

Como calcular as 44 horas trabalhadas em 5 dias da semana?

Como calcular a hora trabalhada? Veja como fica cada caso
  1. 44 horas x 5 semanas =
  2. 220 horas. Já para o segundo exemplo, o empregado trabalha somente de segunda a sexta, seis horas por dia. Nesse caso, o cálculo é mais direto:
  3. 6 horas diárias x 5 dias x 5 semanas = 150 horas mensais.

O que a empresa não pode exigir do funcionário?

Impor horários injustificados. Transferir o trabalhador de setor para isolá-lo ou colocá-lo de castigo. Forçar a demissão do empregado. Tirar seus instrumentos de trabalho, como telefone, computador ou mesa, para gerar constrangimento.

Como falar com o chefe sobre mudança de horário?

Escreva o seu pedido de mudança de horário. Quando for possível, envie ao seu chefe um e-mail ou escreva um breve bilhete para que ele saiba que você gostaria de mudar seu horário. Se você escrever o pedido, é menos provável que seu chefe o esqueça.

O que diz o artigo 469 da CLT?

O que diz o artigo 469 da CLT

“Art. 469. Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio.”

O que diz o artigo 459 da CLT?

- O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a um mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações.

Quais atestados médicos são válidos?

A verdade é que não existe um limite. O que há é um tempo máximo de atestado médico de 15 dias consecutivos de faltas justificadas.

Quando é devido o adicional de transferência e seu percentual?

O Adicional de transferência é o percentual de 25% pago ao funcionário (inclusive com cargo de confiança) sobre o seu salário para compensar o trabalho exercido fora da localidade onde habitualmente exerce a atividade. Ele é devido quando a transferência implicar em mudança de domicílio e for de caráter provisório.

É lícita a transferência quando ocorrer extinção do estabelecimento?

Extinção do Estabelecimento

A legislação permite que seja feita a transferência do empregado sem sua anuência, caso haja a extinção do estabelecimento (§ 2º do art. 469 da CLT).

É ilícita a transferência quando ocorrer extinção do estabelecimento em que trabalhar o empregado?

É ilícita a transferência do empregado, mesmo quando ocorrer extinção do estabelecimento em que trabalhar. Ao empregador não é vedado transferir o empregado, para localidade diversa da que resultar do contrato, salvo aquela que acarretar a mudança de sua residência.

Como fazer uma solicitação de mudança de horário?

Escreva os detalhes da carta, em espaço simples. Inclua seu turno atual, o turno solicitado e o motivo para a solicitação da mudança de turno. Inclua quaisquer outras informações relevantes, como a permissão obtida de outros funcionários para trocar os turnos.

Como pedir para mudar de turno?

O empregador pode alterar o horário de serviço de seus trabalhadores, porém é necessário um consentimento mútuo. Isso significa que a mudança só pode ser realizada se a empresa e o funcionário concordarem com a alteração. Além disso, as modificações não podem trazer prejuízos ao empregado.

O que é coagir um funcionário?

São atitudes que, repetidas com frequência, tornam insustentável a permanência do empregado no emprego, podendo causar danos psicológicos e até físicos, como doenças devido ao estresse causado pelo assédio. ... Se constantemente a pessoa sofre humilhações ou é explorada, aí sim temos assédio moral.

O que é considerado um ato de humilhação no trabalho?

A humilhação no trabalho, reconhecida como um assédio moral, é caracterizada por ações que envolvem: não passar nenhuma tarefa para o empregado, ... retirar instrumentos de trabalho como mesa ou telefone para constrangê-lo, criar boatos e calúnias sobre o trabalhador.

O que um funcionário não pode fazer?

15 Hábitos que você deve evitar no ambiente de trabalho
  1. Chegar atrasado. Pontualidade é fundamental e sinal de profissionalismo. ...
  2. Fingir que está doente. ...
  3. Comer certos alimentos. ...
  4. Ser constantemente negativo. ...
  5. Distrair-se nas reuniões. ...
  6. Interromper os colegas. ...
  7. Ser espertalhão. ...
  8. Parecer desleixado.

Como calcular 44 horas trabalhadas de segunda a sexta?

O colaborador trabalha de segunda-feira a sexta-feira, 8 horas por dia, sendo assim, 5x8, o que resulta em 40 horas semanais. Para que complete a carga horária obrigatória de 44 horas, o funcionário precisará trabalhar durante 4 horas aos sábados. Existe ainda outra opção, caso não trabalhe aos sábados.

Como distribuir 44 horas na semana?

Esse período corresponde a uma jornada de trabalho de 44 horas semanais, um total que não pode ser excedido, salvo em casos especiais, pré-definidos por lei. A forma mais comum de cumprimento dessa jornada considera 8 horas de segunda a sexta-feira e mais quatro horas aos sábados.

Quem trabalha 44 horas por semana trabalha quantas horas por dia?

O Brasil adota jornada de 44 horas semanais de trabalho, com duração máxima de 8 horas diárias. Ou seja, o empregador pode determinar ao trabalhador que compareça à empresa seis dias por semana: cinco dias por 8 horas mais um dia por 4 horas, tudo dentro da legalidade.

Sou obrigado a ser transferido de empresa?

EM REGRA, SIM. As transferências de locais de trabalho que não provoquem a mudança na residência do empregado são, na maioria dos casos, legais e, portanto, o trabalhador é obrigado a aceita-las.

O que é extinção do estabelecimento?

A extinção do estabelecimento do empregador é uma alteração em sua atividade produtiva, que muitas vezes decorre da iniciativa do próprio empresário, em razão das conjecturas de seu negócio.

Quando o empregador pode transferir o empregado?

469 da CLT, o empregador somente efetuará a transferência do empregado nos seguintes casos: ... - Transferência provisória: o empregador pode transferir o empregado para outra localidade, mesmo sem previsão expressa ou implícita no contrato de trabalho, desde que haja necessidade de serviço, e com determinação de prazo.

Artigo anterior
Quais as causas e consequências do desmatamento?
Artigo seguinte
Quem fez cirurgia pode tomar suco?