Qual a porcentagem de inclusão digital no Brasil?

Perguntado por: Benedita Vitória Costa de Rodrigues  |  Última atualização: 25. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (75 avaliações)

A inclusão digital da população brasileira continua avançando, mas não com a mesma velocidade em todo o país. Em 2018, de acordo com o IBGE, 74,7% das pessoas já acessavam a internet, um avanço considerável com relação aos quase 70% alcançados em 2017.

Como está a inclusão digital no Brasil atualmente?

Como aponta a pesquisa TIC Domicílios, 82% das escolas brasileiras têm acesso à internet, enquanto nos domicílios esse percentual é de 83%. A pesquisa revela também que a utilização de plataformas para atividades pedagógicas nas escolas em áreas urbanas aumentou de 22% em 2016 para 66% em 2020.

Qual a porcentagem de exclusão digital no Brasil?

No Brasil, 36 milhões de pessoas não têm acesso à internet, o dado é da pesquisa TIC Domicílios de 2022. A região Sudeste possui o maior número de pessoas sem internet, com 42%, já a região Nordeste aparece em segundo lugar com 28% dos casos.

Qual a posição do Brasil no ranking de inclusão digital?

Brasil é o 72º colocado no ranking de inclusão digital | Centro de Políticas Sociais.

Qual o maior problema da inclusão digital no Brasil?

O acesso desigual à internet é um dos principais desafios da inclusão digital no Brasil e a pesquisa Abismo Digital, promovida pela consultoria PwC em parceria com o Instituto Locomotiva, traça as razões da desigualdade no acesso.

Atualidades para Concursos: Como é a inclusão digital no Brasil?

33 questões relacionadas encontradas

O que causa a falta da inclusão digital?

As causas podem ir desde o alto preço dos dispositivos mencionados à falta de conhecimentos sobre seu uso ou ao déficit de infraestruturas para seu acesso. A esse respeito, revisamos quais são os tipos de exclusão digital: Exclusão de acesso. Refere-se às possibilidades que as pessoas têm de acessar este recurso.

Qual o impacto da inclusão digital?

Interação entre amigos e familiares com mais facilidade, comodidade e com menores custos. Profissionais com mais preparação e mais capacitados. Novas descobertas cientificas só foram possível com o grande avanço da tecnologia. Maior disseminação das informações.

Quais são as maiores vítimas da inclusão digital?

Os jovens são as maiores vítimas das consequências econômicas e sociais da pandemia.

Quais os problemas que impedem a inclusão digital no Brasil?

Infraestrutura de conexão: problemas de amplitude, qualidade e distribuição do sinal e custo. Limitação de acesso a hardware: 58% dos usuários de internet possuem o celular como único meio de acesso. Deficiências do sistema educacional: a educação pode ser um caminho para a transformação digital.

Qual é a importância da inclusão digital no Brasil?

Ela permite a criação de novas oportunidades de trabalho, aumenta a produtividade e a competitividade das empresas e contribui para a redução da pobreza. Ao garantir a inclusão digital, o Brasil pode aproveitar ao máximo os benefícios da tecnologia e tornar-se um player importante na economia global.

O que causa a exclusão digital no Brasil?

Os dois motivos mais mencionados para a exclusão digital foram não saber usar a internet (42,2%) e falta de interesse em acessar a internet (27,7%). Entre os estudantes que não tinham internet, a maioria esmagadora frequentava a rede pública de ensino: 94,7%.

Quantas pessoas não têm acesso à tecnologia no Brasil?

O número representa uma redução de 19,4% ante o mesmo período de 2022, quando 36 milhões não tiveram acesso. Os dados são da pesquisa TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros) Domicílios 2023, elaborada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, e foi divulgada nesta 5ª feira (16. nov.

Qual o impacto da exclusão digital no Brasil?

Atualmente, as conseqüências da exclusão social acentuam a desigualdade tecnológica e dificultam o acesso ao conhecimento, aumentando o abismo entre ricos e pobres. Isso se deve, em grande parte, ao fator renda (SPAGNOLO, 2003).

Quais são os tipos de inclusão digital?

Existem três tipos de infocentros: os comunitários, em parceria com entidades como associações de bairro; os municipais, em parceria com prefeituras; e os postos públicos de acesso à internet, em parceria com órgãos do próprio governo estadual, em locais onde circulam muitas pessoas.

Quem são os excluídos digitais?

Surge, assim, na era da tecnologia os “excluídos digitais”, crianças, jovens e adultos, que nunca viram ou sequer chegaram perto de um computador ou algum outro meio moderno de comunicação.

O que pode ser feito para melhorar a inclusão digital?

Acesso universal à Internet: Ampliar o acesso à internet, especialmente em áreas rurais e comunidades remotas, é fundamental para diminuir a desigualdade da inclusão que temos nos dias atuais. Isso envolve a expansão da infraestrutura de telecomunicações e a redução dos custos de acesso.

Como a desigualdade social afeta a inclusão digital?

A desigualdade promovida pela exclusão digital, contudo, não se limita à educação. Segundo um estudo do Centro de Estudos de Microfinanças e Inclusão Financeira, da Fundação Getulio Vargas (FGV/Cemif), a baixa inclusão digital dificultou o acesso ao auxílio emergencial.

O que deveria ser feito para garantir a inclusão digital no Brasil?

Como promover?
  • realizar campanhas para arrecadação de celulares e campanhas para doação;
  • facilitar o acesso aos dispositivos e às conexões com a internet;
  • inserir a população de baixo poder aquisitivo em uma cultura mais tecnológica;
  • tornar o ambiente online acessível para pessoas com deficiência ou alguma limitação;

Quais os pontos positivos e negativos da inclusão digital?

Quais os pontos positivos e negativos da inclusão e exclusão digital? Dentre os pontos positivos está a maior sociabilidade, menor índice de depressão, ganho na qualidade de vida dentre outros. Dentre os pontos negativos pode ser citada a vulnerabilidade de idosos para crimes cibernéticos como extorsão e estelionato.

Quantas pessoas são excluídas digitalmente?

Uma pesquisa da União Internacional das Telecomunicações (UIT, 2021) mostra que 37% da população mundial ainda não possui acesso à internet, ou seja, mais de 2 bilhões de pessoas estão excluídas digitalmente.

Quem se beneficia com a inclusão digital?

Como para pessoas deficientes ou com limitações que não conseguem navegar pela internet de maneira autônoma, ou ainda pessoas que possuem o conhecimento necessário para fazer uso dos serviços online.

Qual a importância da inclusão digital no mundo?

Ela é fundamental porque permite que pessoas de todas as idades e origens tenham acesso às oportunidades e recursos oferecidos pela tecnologia da informação. Primeiramente, ela democratiza o acesso à informação, tornando-a acessível a um público mais amplo.

Qual a importância da inclusão digital para os jovens?

O processo de inclusão digital auxilia no desenvolvimento da promoção a educação, através da isenção social e apoio a comunidade assistida, norteando a utilização das tecnologias de acordo com a necessidade dos indivíduos.

Como resolver o problema da inclusão?

Conheça 4 ações que melhoram a inclusão nas escolas:
  1. Conheça o aluno integralmente. Para conhecer cada aluno integralmente, a escola deve ter acesso ao histórico de vida, contexto social, preferências e habilidades. ...
  2. Estabeleça políticas de educação inclusiva. ...
  3. Invista na qualificação profissional.
  4. Utilize a tecnologia.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para receber o documento do veículo 2021?
Artigo seguinte
Qual a unidade de capacitor?