Quais os tipos de intoxicação exógena?

Perguntado por: Rita Leal Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (27 avaliações)

Intoxicações Exógenas
Como exemplo dessas substâncias intoxicantes ambientais, podemos citar ar, água, alimentos, plantas, animais peçonhentos ou venenosos. Por sua vez, os principais representantes de substâncias isoladas são os pesticidas, os medicamentos, produtos químicos industriais ou de uso domiciliar.

São tipos de intoxicações exógena?

Intoxicação Exógena: Toxíndromes

As cinco entidades tradicionalmente descritas incluem as toxíndromes simpatomiméticas, anticolinérgicas, colinérgicas, sedativas/hipnóticas e opioides.

Quais são os tipos de intoxicação?

  • > Intoxicações.
  • > Intoxicação por cogumelos.
  • > Intoxicação por medicamentos.
  • > Intoxicação por cáusticos.
  • > Intoxicação por inalação de gases e substâncias voláteis.
  • > Intoxicação por venenos de animais.
  • > Intoxicação por metais pesados.
  • > Intoxicação por arsénico e cianeto.

O que é intoxicações exógenas?

Intoxicação exógena é o conjunto de efeitos nocivos representados por manifestações clínicas ou laboratoriais que revelam o desequilíbrio orgânico produzido pela interação de um ou mais agentes tóxicos com o sistema biológico.

Quais as 4 fases de intoxicação?

Fases de intoxicação

Fase Toxicocinética: Essa fase pode ser dividida em 4 subfases que ocorrem de maneira consecutivas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

Urgência e Emergência - Intoxicações Exógenas | Prof. André Rodrigues | 15/02 às 18h

17 questões relacionadas encontradas

Quantos as fases da intoxicação podemos dizer que?

são quatro, sendo elas pela ordem de ocorrência : 1) fase de exposição 2) fase toxicocinética 3) fase toxicodinâmica 4) fase clínica.

Quais são as fases da Toxicocinetica?

A fase da toxicocinética é caracterizada como sendo a ação que o organismo realiza sobre a substância toxicante. Atua em 04 níveis distintos e consecutivos: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

Como é causada a intoxicação exógena?

Pois então, a intoxicação exógena é causada pelo contato com substâncias químicas que prejudicam o organismo das pessoas, podendo provocar danos graves e até a morte. Em Guarapari, não há registro de óbitos, mas a maiorias das intoxicações registradas são causadas por medicamentos.

O que é intoxicação endógena e exógenas?

Resultados: A intoxicação pode ser endógena, ou seja, aquelas que ocorrem devido a presença de níveis anormais de substâncias tóxicas no corpo naturalmente e necessárias ao desenvolvimento adequado dos sistemas, ou pode ser exógena, uma classificação da intoxicação que ocorre quando o organismo entra em contato com ...

São sinais de intoxicação exógena?

Sinais e sintomas que podem indicar intoxicação
  • Vômito e salivação excessiva;
  • Sonolência, Desorientação;
  • Dificuldade de respirar;
  • Desmaios, convulsão;
  • Sinais evidentes na boca ou na pele decorrentes de contato ou ingestão de substâncias; químicas ou plantas tóxicas;

Qual é a diferença entre intoxicação e envenenamento?

Mas então, qual a diferença entre intoxicação e envenenamento? A intoxicação se dá quando os efeitos de uma determinada substância dentro do organismo são mais leves, já no envenenamento, os efeitos são mais agudos, ou seja, o corpo fica mais debilitado, porque os efeitos são mais fortes.

Qual a diferença de intoxicação aguda e crônica?

INTOXICAÇÃO SUBAGUDA: Os sintomas são vagos e subjetivos e podem surgir após horas ou dias após a exposição. INTOXICAÇÃO CRÔNICA: Surgimento tardio, após meses ou anos de exposição, acarretando danos muitas vezes irreversíveis. Os sintomas são subjetivos, o diagnóstico e nexo causal são difíceis de serem estabelecidos.

Como diagnosticar uma intoxicação?

Intoxicação é o contato com uma substância que produz toxicidade. Os sintomas variam, mas certas síndromes comuns podem sugerir tipos particulares de intoxicações. O diagnóstico inicialmente é clínico, mas para algumas intoxicações, exames de urina e sangue podem auxiliar.

O que é doença exógena?

A infecção exógena é aquela que causada por micróbios de uma fonte externa e infecção endógena é aquela causada por micróbios que fazem parte da flora normal do próprio individuo. Embora algumas infecções hospitalares sejam exógenas, a grande maioria é endógena.

O que são substâncias endógenas e exógenas?

As substancias exógenas biologicamente ativas são aquelas que penetram no organismo através do alimento ( Proteínas, Gorduras, Carboidratos, Vitaminas e muitas outras) ou em forma de medicamentos.

O que é uma intoxicação endógena?

Intoxicação endógena: é causada pelo acúmulo de substâncias maléficas que o próprio organismo produz, como a ureia, mas que costumam ser eliminadas através da ação do fígado e filtragem pelos rins, e podem ser acumuladas quando estes órgãos apresentam uma insuficiência.

O que é uma substância endógena?

Substâncias e processos endógenos são aqueles que originam-se de dentro de um organismo, tecido, ou célula. Elementos virais endógenos (EVEs) são sequências de DNA derivadas de vírus que estão ancestralmente inseridos nos genomas de célula germinativas.

O que significa a palavra endógena?

Que tem origem no interior. 2. [ Botânica ] Que cresce para dentro.

Como os casos de intoxicação podem ser descritos?

Sinais evidentes, na boca ou na pele, de que a vítima tenha mastigado, engolido, aspirado ou estado em contato com substâncias tóxicas, como por exemplo: salivação, aumento ou diminuição das pupilas dos olhos, sudorese excessiva, respiração alterada e inconsciência. Hálito com odor estranho.

Quais são as principais causas de intoxicação por medicamentos?

Entre as principais causas das intoxicações medicamentosas, os acidentes individuais predominam (8.911 casos ou 32,7%), seguidos das tentativas de suicídio (8.888 –32,6%), uso terapêutico (5.855 – 21,5%), erro de administração (1.368 – 5%) e automedicação (919 – 3,4%).

Como prevenir intoxicação exógena?

Intoxicação exógena em crianças: quatro dicas para prevenir
  1. Mantenha fora do alcance das crianças. ...
  2. Observe a segurança das embalagens. ...
  3. Evite elementos tóxicos e misturas perigosas. ...
  4. Vigie também as áreas externas. ...
  5. A classificação dos produtos químicos.

O que estuda a Toxicocinética?

É um tipo específico de farmacocinética que estuda o que o organismo faz a um medicamento em doses tóxicas. Estes estudos avaliam como uma substância penetra no organismo e o que ocorre no organismo dependendo da absorção, distribuição, metabolismo e excreção da substância.

O que estuda Toxicocinética?

A toxicologia conta com duas vertentes muito importantes para sua compreensão, a Toxicocinética e a Toxicodinâmica. Toxicocinética – se caracteriza pela interação entre efeito do tóxico e ação do organismo sobre essas substâncias, é dividida em 4 etapas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

O que é Toxicocinética e com quais processos ela se relaciona?

É o estudo da relação entre a quantidade de um agente tóxico que atua sobre o organismo e a concentração do mesmo no plasma, relacionando os processos de: absorção, distribuição, eliminação (biotransformação e excreção) em função do tempo.

Como se divide a Toxicologia?

Especialidades toxicológicas
  1. Toxicologia ocupacional. Identifica as substâncias químicas presentes no ambiente de trabalho e os riscos que oferecem, com o objetivo de preservar a saúde do trabalhador. ...
  2. Toxicologia ambiental. ...
  3. Toxicologia alimentar. ...
  4. Toxicologia Forense. ...
  5. Toxicologia de Medicamentos. ...
  6. Toxicologia Analítica.

Artigo anterior
Qual a comida típica da China?
Artigo seguinte
Quais os principais representantes da dança contemporânea?