Como fazer uma formação continuada para professores?

Perguntado por: Alice Diana de Nascimento  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (44 avaliações)

Como fazer uma formação continuada para professores?
  1. Entender as necessidades da equipe. ...
  2. Aplicar pesquisas de autoavaliação. ...
  3. Estimular a postura de professor-pesquisador. ...
  4. Promover seminários com profissionais sobre o tema. ...
  5. Alinhar a capacitação com o objetivo da escola.

Como deve ser a formação continuada de professores?

A formação continuada de professores tem sido entendida hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores. Ela é realizada após a formação inicial e tem como objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos alunos.

O que é formação continuada exemplos?

Segundo Gatti (2008) muitas ações estão interligadas ao termo “formação continuada” como: cursos estruturados, as horas de trabalho coletivo na escola, reuniões pedagógicas, congressos, seminários, relações profissionais virtuais, dentre outros.

Como promover a formação continuada na escola?

Um bom educador precisa estar sempre aprendendo e você, como gestor(a), é quem precisa garantir tempos e espaços na escola para que a formação continuada aconteça e com qualidade. Este componente vai trabalhar a gestão com foco na formação docente e desenvolvimento profissional dentro da escola.

Como elaborar um projeto de formação de professores?

Veja as etapas que não podem faltar nesse documento:
  1. Objetivos. Sucintamente, defina quais os objetivos que você quer alcançar com o grupo de professores ao final da formação. ...
  2. Conteúdos. É hora de definir o que será, de fato, trabalhado com os professores. ...
  3. Tempo estimado. ...
  4. Materiais necessários. ...
  5. Desenvolvimento. ...
  6. Avaliação.

Formação Continuada do Professor

27 questões relacionadas encontradas

O que trabalhar na formação de professores?

Dentro do desafio de preparar os novos professores, a formação também deve incorporar a tecnologia e as novas linguagens. “O professor tem que estar preparado para utilizar, no seu dia a dia, todos os equipamentos que podem oferecer uma aprendizagem diferenciada para os alunos”, defende o dirigente.

Qual a importância da formação de professores?

A formação continuada de professores é uma forma de assegurar a atuação de profissionais mais preparados e capacitados dentro das salas de aula. Dessa forma, ela garante uma educação de qualidade para os seus alunos e, consequentemente, a comunidade na qual a escola está inserida.

Como fazer uma boa formação continuada?

Confira as dicas para fazer uma formação continuada para professores eficiente!
  1. Entender as necessidades da equipe. ...
  2. Aplicar pesquisas de autoavaliação. ...
  3. Estimular a postura de professor-pesquisador. ...
  4. Promover seminários com profissionais sobre o tema. ...
  5. Alinhar a capacitação com o objetivo da escola.

Que ações pretende realizar para a formação continuada e formação em serviço na escola?

Fazer um planejamento coletivo de formação continuada, incluindo nele grupos de estudos, palestras, aquisição de material de estudo; troca de experiências entre outras escolas, além de parcerias com as Instituições de Ensino Superior.

O que é um projeto de formação continuada?

A formação continuada é uma estratégia de melhoria da qualidade de ensino. Consiste em estabelecer propostas que contribuam para que o conhecimento seja socializado, da melhor forma possível, num processo de humanização.

Como é feita a formação continuada de professores?

Em geral, os cursos envolvem aulas teóricas, práticas e estágio, que deve ser supervisionado por professores experientes, coordenadores e diretores das escolas. Já a formação complementar pode incluir seminários, workshops e cursos livres na área de interesse do profissional, além de pós-graduação.

É correto afirmar que a formação continuada do professor pode ocorrer?

É correto afirmar que a formação continuada do professor pode ocorrer: a) Somente na escola. b) Somente com professores experientes. c) Somente em simpósios. d) Somente em cursos de especialização.

Como dar uma boa formação?

Dar formação não é algo unilateral, exige interacção para ter os melhores resultados. Aposte nas imagens da sua apresentação. Invista tempo num bom design, fazendo uma utilização consistente de cores, alinhamentos e imagens. Nunca demonstre que não geriu bem o seu tempo.

Qual o principal desafio para a formação continuada no ambiente escolar?

Atualmente, um dos principais desafios para os pesquisadores da área educacional é romper a falta de diálogo e a insatisfação que permeiam as relações entre professores que atuam em sala de aula do ensino médio e fundamental e os profissionais responsáveis pelo planejamento, elaboração e coordenação dos processos de ...

Como você poderia colaborar para estimular a comunidade escolar a promover a educação continuada?

Como os gestores podem estimular o engajamento da equipe?
  • Comunique as ideias da instituição. ...
  • Invista na formação dos seus colaboradores. ...
  • Estabeleça objetivos em comum. ...
  • Acompanhe as ações e esteja aberto para receber feedbacks. ...
  • Estruture intervenções pedagógicas. ...
  • Organização e otimização da rotina do educador.

O que é formação continuada na gestão escolar?

Dessa forma, entendemos que a formação continuada é uma parte do oficio do professor, uma vez que a continuidade da formação diz sobre sua prática e sua relação com educação, ensino e pesquisa.

O que não pode faltar na formação de professores?

O que não pode faltar em uma boa formação de professores? Uma estreita ligação com a prática, incluindo observações e análises de sala de aula, com a ajuda de mentores. Além do conhecimento profundo do conteúdo da disciplina escolhida, é preciso, claro, estudar psicologia do desenvolvimento e ciência cognitiva.

Que saberes importam para o professor em sua formação continuada?

SABERES DOCENTES

No que se refere a formação continuada, uma das praticas mais frequentes tem sido a de realizar cursos de suplência e atualizações de conteúdos de ensino. E também muito frequentemente, palestras motivacionais .

Quais os principais conteúdos que devem compor um plano de formação de professores?

10 conteúdos indispensáveis à formação do coordenador pedagógico
  1. IDENTIDADE PROFISSIONAL. Para acertar o foco, ele precisa entender sua função na escola. ...
  2. CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO. ...
  3. RELAÇÕES INTERPESSOAIS. ...
  4. LIDERANÇA E CONDUÇÃO DE GRUPO. ...
  5. PLANEJAMENTO. ...
  6. ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO. ...
  7. INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS. ...
  8. CONHECIMENTOS DIDÁTICOS.

Qual é a importância da formação?

Quando se refere à formação continuada, são enfatizados os seguintes aspectos do profissional: a formação, a profissão, a avaliação e as competências que cabem ao profissional. O educador que está sempre em busca de uma formação contínua, bem como a evolução de suas competências tende a ampliar o seu campo de trabalho.

Qual a importância da formação do professor na educação infantil?

A importância do professor na educação infantil se reflete em toda a sociedade. Os educadores participam ativamente da formação dos cidadãos e desempenham um papel fundamental na difusão de conhecimentos científicos e desenvolvimento social das crianças.

Qual a importância de uma formação consistente para educador social?

A presença e participação de Educadores Sociais, com uma consistente formação socioeducativa, Page 5 capacitados teoricamente, com uma visão crítica de sociedade possibilita desenvolvimento de projetos e práticas mediadoras de projetos higienistas, segregadores e discriminatórios e a superação de ações reprodutoras de ...

Quais são os principais desafios na formação de professores hoje?

10 principais desafios dos professores
  1. Falta de interesse dos estudantes. ...
  2. Dificuldade de comunicação com pais, responsáveis e alunos. ...
  3. Redução do tempo para planejamento das atividades. ...
  4. Existência de indisciplina. ...
  5. Complexidade dos serviços de gestão escolar. ...
  6. Ausência de espaços. ...
  7. Ineficiência das avaliações.

O que diz a LDB sobre a formação continuada de professores?

Art. 13. A Formação Continuada em Serviço deve oferecer aos docentes a oportunidade de aprender, junto com seus colegas de trabalho, com suporte de um formador experiente (mentoria ou tutoria), compartilhando aprendizagens já desenvolvidas, atendendo ao disposto no Parágrafo único do artigo 61 da LDB.

O que a Bncc fala sobre a formação continuada?

Na prática

A BNC-Formação Continuada parte do princípio que o docente já desenvolveu experiências práticas que precisam ser aperfeiçoadas e ampliadas para seu desenvolvimento profissional. Estados e municípios possuem autonomia para definir suas estratégias formativas.

Artigo anterior
Qual o significado da cor rosa chiclete?
Artigo seguinte
O que se deve ensinar nas aulas de Língua Portuguesa?