QUE É QUEM como sujeito?

Perguntado por: Bárbara Vaz  |  Última atualização: 22. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (61 avaliações)

Em análise sintática, o sujeito é um dos termos essenciais da oração, geralmente responsável por realizar ou sofrer uma ação ou estado. Ele é o termo com qual o verbo concorda. Na língua portuguesa, o sujeito guia a terminação verbal em número e pessoa e é marcado pelo caso reto quando são usados os pronomes pessoais.

QUEM como sujeito?

O pronome relativo quem, quando introduz uma oração dependente, se torna sujeito dessa oração. Logo é obrigatória a concordância em pessoa e número entre o verbo e o sujeito ao qual está ligado.

Qual é a classificação da palavra quem?

Entre os principais pronomes relativos está o “quem”. Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.

Quando se usa o QUEM?

Em nossa Língua Portuguesa, usa-se "quem" em referência a pessoas ou grupo de pessoas. Apesar disso, é válido anotar sobre o uso de prosopopeia ou animismo na literatura, quando "objetos, coisas" são personificados: "O dinheiro, de quem se fez escravo, cavou-lhe antes do tempo a sepultura."

Quando o que é sujeito?

Sujeito é o termo essencial da oração sobre o qual se diz alguma coisa. Ele pode ser determinado, indeterminado ou mesmo inexistente na oração. O sujeito é um termo muito importante da oração, porém é possível encontrarmos orações sem sujeito.

O que é Sujeito e Quais são os Tipos de Sujeito? (Aprenda Agora Mesmo)

36 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 tipos de sujeito?

Sujeito simples, composto, elíptico e indeterminado: São esses os tipos de sujeito encontrados nas orações.

Que tipo de pronome e quem?

Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.

Que é que?

O termo “que”, sem acento, exerce a função de pronome, advérbio ou conjunção. O vocábulo “quê”, com acento, é um substantivo e significa “alguma coisa”. Quando o “que” está no final de frase, antes de ponto-final, exclamação ou interrogação, ele deve ser acentuado.

Qual o plural de quem?

Por que os pronomes relativos “que”, “quem” e “onde” são chamados de invariáveis? Porque eles não mudam, isto é, não variam. Assim, eles não têm gênero (masculino ou feminino) nem número (singular ou plural).

Quais são os sujeitos?

Os tipos de sujeito são: simples, composto, implícito e indeterminado.

Quem pronome indefinido?

Quem é um pronome indefinido que tem usos relativos e interrogativos. Como relativo, quem implica sempre um antecedente que se pode apresentar expresso ou semanticamente incorporado. Por isso, o relativo quem nunca pode estar na origem de orações substantivas. Quem viste na minha casa é o namorado da minha filha.

Quem concordância?

Observe que o “quem” é um pronome de terceira pessoa e o verbo sempre deverá concordar com ele, independentemente de qual outro pronome aparecer antes. Veja os exemplos a seguir: Fui eu quem fez a caixa. Foste tu quem fez a caixa.

Como se faz a concordância com o pronome quem?

Quando o sujeito é o pronome relativo quem, o verbo fica na terceira pessoa do singular ou concorda com o antecedente. Meu primeiro projeto sobre o assunto foi apresentado há 20 anos e ninguém quis aprová-lo. Não sou eu quem está atrasando isso — respondeu o senador.

Quem ou quais são?

Embora o uso de que ou de o qual seja possível ao referir-se a pessoas, o mais indicado é utilizar quem. Esse pronome normalmente será antecedido por uma preposição. Observe nos exemplos: As pessoas de quem você falou são realmente muito talentosas.

O que é o que é com a resposta?

1- O que é, o que é que tem coroa e escamas, mas não é peixe? Resposta: O abacaxi. 2- O que é, o que é que cai em pé e corre deitada? Resposta: A água da chuva.

O que são as adivinhas?

As adivinhas, também conhecidas como adivinhações ou "o que é, o que é" são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensar e se divertir. São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro.

Qual o pronome de quem?

Entre os principais pronomes relativos está o “quem”, termo que na oração cumprirá o papel de pronome substantivo.

Quais são os 5 pronomes?

Classificação do pronome
  • Pronomes pessoais. Os pronomes pessoais indicam as pessoas gramaticais, também chamadas de pessoas do discurso (Eu, tu, ele, nós, vós, eles). ...
  • Pronomes de tratamento. ...
  • Pronome possessivo. ...
  • Pronome demonstrativo. ...
  • Pronome Indefinido. ...
  • Pronomes relativos.

Quais são os pronomes que?

Os pronomes relativos invariáveis são: “que”, “quem” e “onde”. Os pronomes relativos variáveis são: “o qual”, “a qual”, “os quais”, “as quais”, “cujo”, “cuja”, “cujos”, “cujas”, “quanto”, “quanta”, “quantos”, “quantas”.

Quais são os 6 tipos de sujeito?

Tipos de sujeito: aprenda a classificá-los e como os utilizar
  • O que é sujeito. O sujeito é um dos dois componentes dos termos essenciais da oração: sujeito e predicado. ...
  • Núcleo do sujeito. ...
  • Tipos de sujeito. ...
  • Sujeito simples. ...
  • Sujeito Composto. ...
  • Sujeito Oculto. ...
  • Sujeito Indeterminado. ...
  • Sujeito inexistente.

Como identificar o tipo de sujeito?

Tipos de sujeito
  1. O sujeito é determinado quando está precisamente identificado. Pode ser sujeito determinado simples, composto ou oculto.
  2. O sujeito é indeterminado quando não se consegue definir.
  3. O sujeito é inexistente em orações formadas sem sujeito.

Artigo anterior
É possível a reformatio in melius?
Artigo seguinte
O que é PPP digital?