O que é PPP digital?
Perguntado por: Edgar Joel Nunes Araújo Valente | Última atualização: 22. Juni 2025Pontuação: 4.8/5 (19 avaliações)
O que é? Serviço para emitir o PPP Eletrônico (Perfil Profissiográfico Previdenciário Eletrônico). Este documento traz os dados informados pela empresa sobre as condições de trabalho e de exposição a agentes prejudiciais à saúde do colaborador (empregado, prestador de serviço cooperado ou trabalhador avulso).
O que é o PPP eletrônico?
O PPP eletrônico é a versão atual do Perfil Profissiográfico Previdenciário, que contempla as informações dos eventos do eSocial em um documento automatizado e digital, disponibilizado pelo site/aplicativo Meu INSS.
Como tirar o PPP Digital?
Pode ser que você ainda não saiba, mas, agora, é possível visualizar seu Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) de forma online, tudo através do site do Meu INSS. Com certeza, essa alternativa vem do plano do Instituto de informatizar a maioria dos procedimentos previdenciários.
O que é PPP é para que serve?
O PPP é um documento fundamental para a concessão da aposentadoria especial, destinada aos trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde durante a sua vida laboral. Ao solicitar a aposentadoria especial, o trabalhador deve apresentar o PPP para comprovar as atividades exercidas e a exposição a agentes nocivos.
Quem deve emitir o PPP eletrônico?
O PPP Eletrônico só pode ser emitido pelo órgão oficial do governo, acessando o site ou aplicativo Meu INSS.
ACESSO FÁCIL AO PPP ELETRÔNICO | PASSO A PASSO
Quando o PPP é obrigatório?
Inclusive, quando o trabalhador solicita o PPP, ele deve ser entregue de imediato. É obrigatório fornecer o PPP.
Tem algum documento que substitui o PPP?
O PRIMEIRO documento que pode substituir é o LTCAT. Esse documento é o laudo técnico das condições ambientais do trabalho, constituindo-se como a forma completa do PPP. As vezes você pode ter entrado com algum processo, ou algum ex-colega de trabalho tenha, então, esse documento pode substituir o PPP.
De quem é a responsabilidade de elaborar o PPP?
O PPP é elaborado pela empresa, com base, principalmente, no Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), expedido pelo médico do trabalho ou pelo engenheiro de segurança do trabalho. Assim, seu preenchimento de forma correta é essencial.
Quem pode solicitar o PPP?
O segurado que possuir períodos trabalhados em atividade especial deve apresentar este documento ao INSS para que esses períodos sejam reconhecidos. Para períodos trabalhados a partir de 01/01/2023, será exigido apenas o PPP em meio eletrônico.
Como acessar o PPP?
- Entre no site MEU INSS.
- Coloque sua senha Go.br e n° do CPF.
- Em seguida, clique em Serviço /Certidões, Declarações e Extratos.
- Clique em PPP Eletrônico.
- Por fim, verifique se a empresa declarou as informações conforme determina a lei. Pronto!
Quando a empresa não fornece o laudo PPP correto?
A elaboração do laudo técnico e a emissão de formulário PPP devidamente preenchido são obrigações do empregador. Assim, se a empresa não possui elaborado laudo técnico, a primeira possível solução que destaco é o ajuizamento de reclamatória trabalhista.
Tem como pegar o PPP pela internet?
Dessa forma, não tem como pegar PPP pela Internet pois não há um site único para isso. A única forma de conseguir essa documentação online é no caso improvável da empresa contratante disponibilizar o recurso pela sua intranet ou por um sistema próprio com login e senha para cada funcionário.
Como o empregador emite o PPP?
Como emitir PPP eletrônico no e-Social
O PPP também pode ser preenchido e transmitido pelo eSocial. Para isso, é preciso acessar o sistema eSocial com o certificado digital da empresa e executar as orientações a seguir. No menu “Gestão dos Empregados”, clique na opção “Eventos Não Periódicos”.
O que é PPP e como fazer?
O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um documento em formato de formulário que deve ser preenchido por toda empresa que tem funcionários em seu quadro profissional. Foi criado em 2004 e é de caráter sigiloso e individual, ou seja, cada empregado deve ter o seu.
Qual a validade do documento PPP para aposentadoria?
Além disso, se não constar o carimbo e a assinatura do responsável da empresa, o PPP não tem validade nenhuma. Então é muito importante que estes campos estejam devidamente preenchidos.
Quanto vale 5 anos de PPP?
Quanto vale 5 anos de periculosidade? De acordo com informações do INSS, a cada 5 anos de periculosidade, o homem ganha 2 anos, enquanto a mulher ganha mais 1 ano.
Qual o prazo que a empresa tem para entregar o PPP?
Na verdade não tem um prazo certo para a empresa entregar o PPP, pois o ideal é que ele esteja sempre atualizado para que seja possível fazer a entrega imediatamente. É direito do trabalhador que a empresa emita e entregue o PPP o mais rápido possível e corretamente preenchido e atualizado.
O que é PPP para fins de aposentadoria?
Podemos dizer, então, que o PPP é o documento que comprova a exposição aos agentes insalubres ou periculosos e, ainda, analisa individualmente a vida laboral do trabalhador nesse período.
Quais os riscos que devem constar no PPP?
Art. 2º O Perfil Profissiográfico Previdenciário-PPP deve ser preenchido pelas empresas que exercem atividades que exponham seus empregados a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física nos termos definidos pela legislação vigente.
Quem não pode emitir o PPP?
As Microempresas e as Empresas de Pequeno Porte não estão dispensadas da emissão do PPP.
Tem como se aposentar sem o PPP?
Se você não conseguir de jeito nenhum o PPP, você deve comprovar as tentativas de conseguir as provas necessárias para a reconhecimento da atividade na ação de aposentadoria especial. Caso você não faça isso, o juiz pode indeferir pedidos como perícias e intimações, levando o processo à total improcedência.
É possível fazer PPP retroativo?
Mas apesar de existir essa possibilidade, a mudança em datas não deve acontecer, portanto, o PPP não pode ser retroativo, visto que mudança em datas pode ser considerado crime de falsidade ideológica e também de falsificação de documento público.
Quando o PPP passou a ser digital?
Construção do PPP
Os documentos físicos deverão ser emitidos somente com as informações até dezembro de 2022. A partir de 2023, as informações deverão ser registradas no sistema eletrônico.
QUE É QUEM como sujeito?
O que é postura organizacional não rotineira?