Porque s pode causar fragilidade a quente nos aços?
Perguntado por: Débora Benedita Cunha | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (66 avaliações)
A razão entre o manganês e enxofre para a não fragilização a quente dos aços é muito discutida entre diversos pesquisadores, e opiniões distintas são formadas. As inclusões de sulfetos de ferro são indesejadas nos aços por que contribuem para o fenômeno de fragilização a quente.
O que é fragilidade a quente?
A fragilização a quente limita a temperatura de trabalho a valores inferiores á temperatura solidus. E visto que com taxas de deformação altas ficará retido mais calor na peça. A temperatura da peça deverá ser menor para evitar que ela atinja a faixa de fragilidade a quente.
Por que o enxofre pode causar fragilidade a quente nos aços carbonos?
O sulfeto de ferro possui um ponto de fusão muito baixo, em relação ao do aço (o FeS solidifica em torno de 1000°C ), de modo que sua presença nos processos de conformação mecânica a quente, realizados normalmente acima de 1000°C , confere ao aço a chamada “fragilidade a quente”, defeito que deve ser evitado para ...
O que é a fragilidade a quente causada pelo FeS?
A presença de enxofre nos aços é geralmente prejudicial, por ser responsável por um fenômeno denominado fragilidade a quente que deteriora as propriedades mecânicas do material. ... Os problemas são tanto mais sérios quanto maior o teor de enxofre. De um modo geral, um aço deve possuir menos de 0,04% de enxofre.
O que é fragilidade a frio?
Fósforo: é responsável pela fragilidade a frio, isto é, baixa resistência ao choque à temperatura ambiente, devido ao fato de dissolver-se na ferrita, endurecê-la e aumentar o tamanho do grão. Entretanto esta influência do fósforo não é séria, exceto nos aços de alto teor de carbono.
Questão 41 - (CFO 2003 CBM | MG) - Física | Calorimetria
O que é considerado trabalho a frio?
Temperatura na Conformação
De outra forma, o trabalho a frio é a deformação realizada sob condições em que os processos de recuperação e recristalização não são efetivos. No trabalho a morno ocorre recuperação, mas não se formam novos grãos (não há recristalização).
Qual o objetivo da deformação a frio?
Dessa forma, a conformação a frio é recomendada para peças que necessitem ter boa resistência à tensão e tração, e contra indicada para peças que sofrerão grande impacto ao longo de sua vida útil, devido à sua fragilidade.
Para que serve a Austenitização?
A austenita é o ponto de partida para vários tratamentos térmicos nas ligas de ferro, pois partindo da austenita é possível a transformação da liga em vários microconstituintes, como por exemplo a têmpera que consiste na transformação da austenita em martensita por meio de um rápido resfriamento da peça tratada ...
Quais são os tipos de tratamento térmico?
- Recozimento.
- Alívio de Tensões.
- Normalização.
- Têmpera e Revenimento.
- Cementação.
- Nitretação.
Quais são os principais tratamentos térmicos?
Tratamento Térmico é um aquecimento e resfriamento realizado nos metais com o intuito de alterar as suas propriedades físicas e mecânicas, sem mudar a forma do produto. Entre os tratamentos térmicos podemos citar: recozimento, normalização, austêmpera, martêmpera, têmpera e revenido.
Quais os efeitos do enxofre na liga de aço?
O enxofre é geralmente uma impureza indesejável no aço, em vez de um elemento de liga. Em quantidades superiores a 0,05%, tende a causar fragilidade e reduzir a soldabilidade. Entretanto, adições de liga de enxofre em quantidades de 0,10% a 0,30% tendem a melhorar a usinabilidade de um aço.
Quais são as principais características adquiridas pelo aço ao carbono após serem adicionados elementos de liga?
É através da adição de elementos de ligas que podemos obter melhorias de algumas propriedades como diminuição ou aumento do ponto de fusão, aumento da dureza, aumento da resistência mecânica, melhoramento da soldabilidade, da corrosão e/ou de outras características desejadas de acordo com o uso em condições de serviço ...
Quais propriedades do material são afetadas pela presença do carbono?
É evidente que os aços-carbono apresentam limitações, sobretudo quando se desejam propriedades especiais de resistência à corrosão, resistência ao calor, resistência ao desgaste, característicos elétricos ou magnéticos, etc.
São características do trabalho a quente exceto?
São características do trabalho a quente, exceto: a) Aumento da resistência mecânica b) Redução do trabalho do maquinário c) Redução de deformações profundas d) Grande produção de oxido. Processo de conformação mecânica no qual a peça é forçada a passar por roletes diminuindo sua espessura ou diâmetro.
Qual a diferença entre recristalização a quente e a frio?
De outra forma, o trabalho a frio é a deformação realizada sob condições em que os processos de recuperação e recristalização não são efetivos. No trabalho a morno ocorre recuperação, mas não se formam novos grãos (não há recristalização).
O que é a laminação?
É um processo de conformação que consiste na deformação de um metal pela passagem entre dois cilindros rotatórios que giram em sentidos opostos, designados por cilindros de laminação. A força de atrito entre o material e o cilindro provoca a deformação.
São tratamentos térmicos?
Tratamento térmico é um conjunto de processos que visa melhorar as propriedades dos metais. Pode agir de forma total (em toda a peça) ou de forma localizada (apenas em uma parte de peça).
Quais os tipos de tratamento térmico do aço?
Os tratamentos térmicos usuais dos aços são: recozimento, normalização, têmpera, revenido, coalescimento e os tratamentos isotérmicos.
Qual o tratamento térmico mais aplicado nos aços?
O tratamento térmico de normalização consiste no aquecimento do aço até 60ºC acima do limite superior da zona crítica (A3 ou Acm), sempre garantindo austenitização total do material. Em seguida é retirado do forno e deixado resfriar ao ar natural. A estrutura resultante é de pequenos grãos de ferrita e perlita fina.
Qual é a temperatura de austenitização?
No processo de austenitização, escolheram-se as temperaturas de 900 e 950ºC, com intervalos de tempo de encharque de 0, 100 e 1800s.
Qual é a principal vantagem da Martêmpera em relação ao processo de têmpera?
A grande vantagem do processo é que, devido à estrutura bainítica se formar diretamente da austenita a uma temperatura bem mais alta do que a martensita, as tensões internas desenvol- vidas são muito menores; do mesmo modo, não se verifica prà- ticamente distorção ou empenamento, o que é particularmente importante em ...
Como ocorre a austenita?
Austenita: É uma solução sólida de carbono em ferro gama. Somente é estável as temperaturas superiores a 723 ºC, desdobrando-se por reação eutetóide, a temperaturas inferiores, em ferrita e cementita. ... A resistência da austenita retida à temperatura ambiente oscila entre 80 e 100 daN/mm2 e alongamento entre 20 e 25 %.
O que é deformação mecânica a frio?
A conformação a frio é a deformação realizada sob condições em que os processos de recuperação e recristalização não são efetivos, diferente do que acontece no trabalho a quente e a morno. Como o encruamento não é aliviado, a tensão aumenta com a deformação.
Qual a vantagem de realizar a conformação mecânica a frio?
A conformação a frio apresenta vantagens e desvantagens em sua aplicação, tem-se como vantagens: Menor quantidade de matéria-prima requerida: a peça pode ser obtida muito próxima do produto final; Redução de operações subsequentes; Melhoria nas propriedades mecânicas da peça, possibilitando o aumento do limite de ...
Qual a consequência da deformação a frio nos metais?
O encruamento, também chamado de trabalho a frio, é um fenômeno modificativo da estrutura cristalina dos metais e ligas pouco ferrosas, em que a deformação plástica realizada abaixo da temperatura de recristalização causará o aumento de discordâncias na estrutura cristalina e consequentemente o aumento de resistência ...
Quais são os tipos de decúbito?
Quando cabe a devolução em dobro?