Quando cabe a devolução em dobro?

Perguntado por: Iara Andrade  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (64 avaliações)

Segundo o parágrafo único do artigo, o consumidor que for cobrado indevidamente e pagar pela quantia indevida, deverá receber em dobro aquilo que pagou a mais, acrescido de juros e correção monetária.

Quando é cabível devolução em dobro?

Em outubro do ano passado, a Corte Especial uniformizou o entendimento do tribunal sobre a questão, definindo que a devolução em dobro é cabível "quando a cobrança indevida consubstanciar conduta contrária à boa-fé objetiva" — ou seja, independentemente da demonstração de má-fé por parte do fornecedor.

O que diz o artigo 42 do Código do consumidor?

42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. Parágrafo único.

Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro?

Para receber a devolução do dinheiro nas compras feitas em lojas online, existe uma regra principal. Basicamente, é preciso que o consumidor desista no prazo de até 7 dias, a partir da assinatura do contrato ou do recebimento do produto ou serviço.

Quando cabe a repetição do indébito?

Quando cabe ação de repetição de indébito simples? De acordo com o artigo 940 do Código Civil (CC), a repetição de indébito simples ocorre quando é cobrado da pessoa um valor superior ao de fato devido.

Aula #51 - Dano moral e devolução em dobro. Quando cabe?

26 questões relacionadas encontradas

Quais as condições para a repetição do indébito tributário?

Como fazer a repetição de indébito tributário? O primeiro passo para isso é revisitar os últimos 60 meses de escrituração contábil da empresa. Isso porque a lei limita a 5 anos, contados a partir da data de extinção do crédito tributário, o prazo para que seja possível pleitear a restituição de valores.

O que é ação de repetição de indébito?

Repetição de Indébito é um termo que se usa para designar o pleito da devolução de valor cobrado indevidamente.

É preciso provar culpa do fornecedor para incidência do art 42?

O consumidor cobrado em quantia indevida faz jus à restituição em dobro do valor que pagou em excesso, independentemente da existência de dolo ou culpa do fornecedor, na hipótese de não se provar o engano justificável. Art. 42, parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor.”

O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre cobrança indevida?

Em caso de cobrança irregular, o CDC prevê, em seu artigo 42, que o consumidor terá direito à repetição do indébito em dobro, ou seja, o valor cobrado pelo fornecedor, que tenha sido pago pelo consumidor, deverá ser ressarcido duas vezes e com acréscimo de correção monetária e juros legais.

Qual artigo 42?

Perturbar alguem o trabalho ou o sossego alheios: Art. 42.

O que é artigo 42 e 71?

O constrangimento ou coação que se refere os artigos 42 e 71 do CDC reflete na cobrança com imposição do consumidor a praticar determinado comportamento pelo constrangimento físico.

O que configura cobrança abusiva?

Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a cobrança abusiva é aquela em que ocorrem ameaças, constrangimento físico ou moralmente para pagar o valor.

Quanto tempo uma empresa tem para fazer reembolso?

No caso de produtos não duráveis, como alimentos e itens de consumo imediato, o prazo para reclamar de defeitos é de 30 dias; Para itens duráveis, como eletrodomésticos, o prazo é de 90 dias.

O que pode ser considerado cobrança indevida?

Como já foi dito, a cobrança indevida acontece quando uma empresa te cobra por um serviço que você não consumiu ou já foi pago anteriormente. Por exemplo, em uma compra indevida no cartão de crédito. Também se pode ter uma cobrança indevida por meio de uma fraude ou golpe.

Como pedir danos morais por cobrança indevida?

Para isso você pode fazer um pedido a empresa ao informar o que aconteceu. Portanto a empresa pode reconhecer seu erro identificando a cobrança indevida e cancelando-a. Até porque se a dívida causar uma inscrição nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, isso pode ser preocupante.

Como solicitar danos morais por cobrança indevida?

Desta forma, caso verifique uma cobrança indevida em sua conta, procure os meios de defesa do consumidor como PROCON e Consumidor.gov, ou uma boa equipe jurídica para lhe auxiliar rapidamente com a resolução do problema, fazendo valer seus direitos, sem mais prejuízos.

É necessário a comprovação de culpa de quem recebeu crédito em sua conta para quem pagou indevidamente exigir a devolução do valor?

Devolução em dobro por cobrança indevida não exige má-fé comprovada, diz STJ. A devolução em dobro do valor cobrado indevidamente do consumidor não depende da comprovação de que o fornecedor do serviço agiu com má-fé. Ela é cabível se a cobrança indevida configurar conduta contrária à boa-fé objetiva.

Como pedir repetição de indébito?

Para o ajuizamento uma ação de repetição de indébito, há três requisitos essenciais:
  1. Existência de uma prestação indevida;
  2. Natureza de pagamento ao ato;
  3. Inexistência de dívida entre as partes.

Qual o valor de uma indenização por cobrança indevida?

Portanto, de modo geral, considera-se que o valor da indenização moral deve ser entre 1 e 50 salários mínimos. O tema ainda é discutido, principalmente quando se trata de grandes empresas envolvidas e prejuízos de grande montante.

O que significa a palavra indébito?

1. Que ou o que se pagou sem se dever (ex.: pagamento indébito; restituição do indébito). 2. Que não se justifica; que não tem razão.

Quais as possibilidades que exclui a restituição do indébito?

– O direito de pedir a restituição de tributo pago indevidamente, previsto no art. 165, incisos I e II, do CTN, extingue-se em cinco anos, contados da data da extinção do crédito tributário, nos termos do art. 168, inciso I, do mesmo Código.

Qual o valor da causa em ação de repetição de indébito?

- O valor da causa atribuído em ação declaratória cumulada com repetição de indébito, deve corresponder ao valor das prestações vencidas, acrescidas de correção monetária desde o recolhimento indevido até a data da propositura da ação, mais as vincendas, nos termos do artigo 260 do CPC.

Quem tem legitimidade ativa para pleitear a repetição de indébito tributário?

Em que pese a regra geral explicada no item anterior, o STJ entende que o contribuinte de fato tem legitimidade ativa para propor ação de repetição de indébito relativa ao ICMS cobrado sobre os serviços públicos concedidos.

Qual o prazo legal para a repetição do indébito tributário fundamente?

O prazo para postular a repetição de indébito tributário Federal é de cinco anos a contar do pagamento indevido.

O que é indébito tributário?

Repetição de indébito tributário refere-se à possibilidade do direito do contribuinte pleitear, junto às autoridades fazendárias, a devolução de tributo pago indevidamente ou nas demais hipóteses listadas pela Lei.

Artigo anterior
Porque s pode causar fragilidade a quente nos aços?
Artigo seguinte
Como se apresentar para uma turma nova?