Quem tem legitimidade para impetrar mandado de segurança coletivo?

Perguntado por: Patrícia Luísa Matias Neves  |  Última atualização: 4. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (23 avaliações)

A Constituição Federal, em seu art. 5º, LXX, b, prevê a legitimidade da organização sindical, entidade de classe ou associação para impetrar mandado de segurança.

Quem pode impetrar mandado de segurança coletivo?

O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional, na defesa de seus interesses legítimos relativos a seus integrantes ou à finalidade partidária, ou por organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há, ...

Quem são os legitimados do mandado de segurança coletivo?

O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político, com representação na Câmara dos Deputados ou no Senado Federal, organização sindical, entidade de classe ou qualquer associação legalmente constituída, em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.

Quem pode impetrar um mandado de segurança?

Para ingressar com um mandado de segurança é necessária a atuação de um advogado ou defensor público.

Qual a diferença de mandado de segurança e mandado de segurança coletivo?

Como dito anteriormente, este é um remédio constitucional inaugurado pela Constituição Federal de 1988. É idêntico ao mandado de segurança individual, sendo que as maiores diferenças estão na legitimidade ativa e na natureza dos direitos tutelados.

Perícia Criminal - Polícia Científica na Constituição - PEC 76/2019 - Votação na CCJ

18 questões relacionadas encontradas

Quando é cabível mandado de segurança coletivo?

Existe um rol restrito de pessoas que podem ingressar com o mandado de segurança coletivo, são legitimados: I. partido político com representação no Congresso Nacional, para defesa dos interesses dos filiados ou em defesa da finalidade partidária.

Quem é a autoridade coatora em mandado de segurança?

A autoridade coatora é aquela que pratica o ato impugnado. Entre- tanto, faz-se necessária a presença da União Federal na lide como litiscon- sorte passiva necessária.

Quais são os legitimados para a propositura do mandado de segurança coletivo e do mandado de injunção coletivo?

Quais são os legitimados para impetrar mandado de segurança coletivo? (A) com representação em ambas as Casas do Congresso Nacional e por organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses da entidade ou de seus associados.

Quem tem legitimidade passiva no mandado de segurança?

A legitimidade passiva em mandado de segurança é da autoridade que pratica ou ordena, de forma específica e concreta, o ato tido por coator ou detém a capacidade de corrigir-lhe a ilegalidade.

Quem pode ser impetrado?

É possível que seja impetrado em qualquer instância do Poder Judiciário, sendo que, nos termos do art. 654 do CPP, qualquer pessoa pode fazê-lo, em seu favor ou de outrem, legitimando-se também o Ministério Público.

Onde o mandado de segurança deve ser impetrado?

É competente o foro de domicílio do réu para as causas em que seja autora a União. Parágrafo único. Se a União for a demandada, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou no Distrito Federal.

É gratuito o mandado de segurança?

O mandado de segurança é gratuito? O mandado de segurança, ao contrário do habeas corpus e do habeas data, não é uma ação gratuita, isenta das custas do Poder Judiciário.

É possível mandado de segurança contra particular?

3.2.

Portanto, não cabe mandado de segurança contra ato de particular, salvo no caso em que esteja atuando como agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público.

Qual o valor de um mandado de segurança coletivo?

Já o mandado de injunção e o mandado de segurança coletivo terão custo de R$ 3.460.

O que é impetração de mandado de segurança coletivo?

Mandado de Segurança Coletivo é a ação impetrada por Pessoas Jurídicas de Direito Público ou de Direito Privado em nome de seus membros ou associados. Note-se que “coletivo” não quer dizer total, mas geral.

É dispensável a autorização expressa dos membros de associação para a impetração de mandado de injunção coletivo pela entidade associativa?

É dispensável a autorização expressa dos membros de associação para a impetração de mandado de injunção coletivo pela entidade associativa. Em razão da natureza disponível do direito, o Ministério Público não pode propor ação coletiva cujo fundamento seja a ocorrência de reajuste ilegal de mensalidades escolares.

Quem tem legitimidade ativa e passiva?

De acordo com o n.º 1 do artigo 30.º do Código de Processo Civil (CPC), o autor tem legitimidade ativa ou é parte legítima “quando tem interesse direto em demandar” e o réu tem legitimidade passiva “quando tem interesse direto em contradizer”, sendo que, nos termos do n.º 2 desse artigo, “[o] interesse em demandar ...

De quem é a legitimidade passiva?

Aquele que é apontado como devedor no título executivo tem legitimidade passiva para sofrer a execução. O espólio, os herdeiros e os sucessores daquele indicado como devedor no título executivo estão sujeitos à execução na medida das forças da herança (arts. 1.792, CC, e 772, II, CPC).

Quando há legitimidade passiva?

A legitimidade passiva é um princípio jurídico que identifica quem deve ser chamado a responder em um processo judicial. Em termos simples, é a pessoa ou entidade que é a parte ré em um processo, e que deve defender-se contra as reivindicações da parte autora.

Quem pode propor mi coletivo?

Podem propor mandado de injunção coletivo apenas as entidades restritas no artigo 12 da lei 13.300/16, que são: “Art.

Quem pode ser considerado agente coator?

Considera-se autoridade coatora a pessoa que ordena ou omite a prática do ato impugnado, e não o superior que o recomenda ou baixa normas para sua execução.

Precisa de advogado para entrar com mandado de segurança?

Disposições processuais do mandado de segurança

Além disso, é preciso de um advogado para a sua impetração. Ao ingressar com um mandado de segurança, a petição inicial deve indicar, além da autoridade coatora, a pessoa jurídica que esta integra, à qual se acha vinculada ou da qual exerce atribuições.

Quem pode ser uma autoridade?

Vemos, assim, que se trata de um conceito abrangente: qualquer funcionário público pode ser considerado autoridade: tanto o titular de cargo efetivo (o concursado) quanto os funcionários que não têm cargo titularizado, os provisórios, temporários, enfim.

O que não pode faltar no mandado de segurança?

O principal requisito para se aferir o cabimento do mandado de segurança, sem dúvidas, é a existência de um direito líquido e certo que esteja sendo alvo de ameaça ou que já tenha sido violado por ação ou omissão de autoridade pública.

Quais os documentos necessários para o mandado de segurança?

MANDADO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL
  • RG E CPF do(a) interessado(a);
  • Certidão de Nascimento ou casamento, se for o caso, atualizada;
  • Comprovante de Residência atual com CEP (conta de água, luz ou telefone) do Requerente;

Artigo anterior
Como é feito o exame de endoscopia?
Artigo seguinte
Como compartilhar tela com vídeo?