Como é feito o exame de endoscopia?

Perguntado por: Lia Pacheco Barbosa  |  Última atualização: 4. April 2025
Pontuação: 5/5 (30 avaliações)

O exame é realizado com o paciente deitado do lado esquerdo, após ter realizado um jejum de aproximadamente 10 a 12 horas. Utilizamos sedação endovenosa para conforto e tranquilidade do paciente durante o procedimento. A sedação tem curta duração mas o cliente precisa estar acompanhado para liberação após o exame.

Como é feita a sedação para a endoscopia?

A sedação para a endoscopia é feita por meio da aplicação do medicamento na veia do paciente. Ela é leve e sua dosagem pode variar conforme a idade e o biotipo da pessoa analisada. No entanto, se o objetivo do procedimento for terapêutico, ela se torna mais profunda para evitar problemas.

Quanto tempo leva para a pessoa acordar de uma endoscopia?

A endoscopia digestiva alta é, globalmente, um exame rápido que tipicamente não excede os 5 minutos. No entanto, pode demorar mais se for necessário realizar algum tratamento e/ou ato terapêutico. Se optar por fazer o exame sob sedação, tem sempre que ter em conta que o tempo de recobro após o exame é de 30-45 minutos.

Qual o preparo para o exame de endoscopia?

Para realizar o exame, é necessário fazer uma dieta leve no dia anterior e não ingerir alimentos difíceis de digerir, como carne vermelha. O estômago deve estar completamente vazio para que seja possível ter visão completa dos órgãos. Deve ser feito um jejum absoluto de ao menos oito horas antes da realização do exame.

Quais doenças O exame de endoscopia detecta?

Que doenças o exame pode detectar? O exame de endoscopia é capaz de diagnosticar inúmeras doenças do trato gastrointestinal superior. Entre as principais doenças estão: tumores, esofagites, refluxo gastroesofágico, gastrites, duodenites, úlceras e a bactéria Helicobater pylori.

Endoscopia Digestiva Alta: Saiba como é realizado o exame.

19 questões relacionadas encontradas

Onde é aplicada a anestesia para endoscopia?

O tipo de anestesia feita para endoscopia é a sedação profunda. A sedação vai agir na consciência e no estado de sono e vigília. Ao ser aplicada na veia, a medicação age no organismo de forma a produzir duas reações: Sono profundo: o paciente adormece “como uma pedra” e não acorda nem se for chamado ou estimulado.

Quanto tempo dura o efeito da anestesia da endoscopia?

Algumas pessoas se sentem sonolentas ao longo do dia inteiro, por isso é recomendado tirar o dia de licença no trabalho e não dirigir nas 24 horas seguintes. O ideal é ir para casa com o acompanhante e permanecer em repouso até o efeito do sedativo cessar completamente (cerca de 12 horas).

Tem que tirar a roupa para fazer endoscopia?

O aparelho endoscópico é flexível e possui uma microcâmera com uma luz em sua extemidade que possibilita a visão direta. No momento do exame o paciente deve ficar o mais a vontade possível, retirar as peças de roupa que possam incomodar como gravata, paletó e, caso use dentadura e óculos, os mesmos devem ser retirados.

Qual é o valor de uma endoscopia?

Normalmente, o valor da endoscopia varia de R$ 415 a R$ 1.200, a depender da clínica e do que será investigado durante o exame.

É normal passar mal depois da endoscopia?

Algum tipo de desconforto pode até ser normal após o exame, mas nada que seja muito intenso. Por isso, se você sentir que está com muita dor após algumas horas da endoscopia, é fundamental voltar ao local que realizou o exame ou buscar um hospital 24 horas para que o seu quadro seja avaliado.

Quanto tempo a pessoa fica dopada após endoscopia?

Os sintomas após a endoscopia podem incluir fraqueza, mal estar, desorientação e reflexos lentos. Em geral, depois que os efeitos do anestésico passam, o paciente ficará novamente disposto, o que pode levar em torno de 8 horas, dependendo da medicação utilizada.

O que acontece se o paciente acordar no meio da endoscopia?

É possível, apesar do desconforto. Alguns pacientes, habituados a fazer endoscopia sem sedação, preferem ficar acordados durante o procedimento. Nesse caso, o médico aplica um spray anestésico na garganta. O monitoramento das funções vitais, porém, é feito da mesma forma.

Porque algumas pessoas não dormem na endoscopia?

Alguns paciente tem maior resistência aos medicamentos utilizados, sendo necessário o aumento da dose, por exemplo pacientes etilistas, com doença hepática e que fazem uso contante de medicação para dormir.

Quem não pode fazer endoscopia digestiva?

Contra-indicações. Não há contraindicações para realizar o exame. Pessoas que apresentam problemas cardíacos, respiratórios ou neurológicos, devem expor isso aos seus médicos anteriormente para que ele dê a melhor alternativa.

Pode escovar os dentes antes de fazer endoscopia?

É necessário jejum obrigatório de 8 horas. Ao levantar pela manhã não se deve beber água, escovar os dentes, nem se alimentar. Lave a boca fazendo bochechos somente com água. Ao chegar ao laboratório a atendente fornecerá um frasco estéril no qual se deve colocar o material.

Quanto tempo uma pessoa demora para sair da sedação?

Caso seja necessário, o profissional pode intervir no sentido de reverter o estado de sedação e, desta forma, “acordar” rapidamente o paciente. No entanto, regra geral, o paciente recupera em alguns minutos, sem cuidados extra ao procedimento.

É seguro fazer endoscopia?

Para algumas pessoas, a endoscopia ainda é estigmatizada e até mesmo assustadora. Mas atualmente, não há motivo para ter medo, pois o procedimento é extremamente seguro. Apesar de ser um exame invasivo, a endoscopia é realizada com muitos cuidados e usualmente não ocasiona qualquer dor ou desconforto para o paciente.

É normal o médico pedir biópsia na endoscopia?

É normal pedir biópsia na endoscopia?” Na maioria das vezes, o médico pede biópsia durante a endoscopia para investigar uma possível infecção por Helicobacter pylori. No entanto, a biópsia também pode ser pedida caso exista suspeita ou um possível diagnóstico de câncer.

Quanto tempo dura uma endoscopia com biópsia?

A endoscopia dura, em média, 20 minutos. O objetivo é diagnosticar doenças que afetam os órgãos analisados, como refluxo, gastrite, úlceras, câncer, entre outras.

Qual o melhor horário para fazer endoscopia?

Para realizar a endoscopia é necessário fazer um jejum absoluto de 8h a 12h no dia anterior. Por isso, geralmente, o exame é feito na parte da manhã. O médico também pode recomendar que o paciente pare de tomar algum medicamento alguns dias antes.

O que não pode fazer quando vai fazer uma endoscopia?

- NÃO COMER E NEM BEBER NADA (NEM ÁGUA), ANTES DO EXAME. - NÃO TRAZER CRIANÇAS PARA A CLÍNICA. - UTILIZAR ROUPAS LEVES E CONFORTÁVEIS. - NÃO UTILIZAR ESMALTES NAS UNHAS.

O que não pode fazer depois do exame de endoscopia?

Após a realização da Endoscopia Digestiva Alta, o paciente não pode dirigir automóveis ou manusear instrumentos ou aparelhos de precisão durante 12 horas, pois sob o efeito de sedativos, o paciente poderá sofrer um acidente. É comum que o paciente sinta muito sono após a realização.

Como é feita a sedação?

Sedar é induzir um estado de maior relaxamento usando medicamentos sedativos, que podem ser administrados por via intravenosa, oral ou por inalação. A sedação tem vários níveis, que estão relacionados com a quantidade de medicamentos administrada, e pode ser ajustada ao que se pretende realizar em cada procedimento.

É possível fazer endoscopia sem anestesia?

“Em algumas situações, a endoscopia pode ser feita sem sedação, geralmente quando o paciente prefere ou não pode receber sedativos devido a condições médicas. Isso pode ser desconfortável, mas é viável”, avalia Lorena. “É possível uma pessoa treinada fazer uma endoscopia em si mesma, como mostrado no vídeo, mas é raro.

Pode beber água antes do exame de endoscopia?

Sim. É muito importante realizar o jejum de 8 horas antes do exame (sólidos e líquidos, exceto água). A ingestão de água é permitida até 4 horas antes do exame. Dê preferência a uma alimentação mais leve no dia que antecede o exame.

Artigo anterior
O que é o movimento para Aristóteles?
Artigo seguinte
Quem tem legitimidade para impetrar mandado de segurança coletivo?