Quais os sinais de regulamentação?

Perguntado por: Ivan Maia  |  Última atualização: 24. Dezember 2024
Pontuação: 4.5/5 (31 avaliações)

Os sinais de regulamentação são os que indicam obrigações, restrições e condições das vias. As placas são circulares, com fundo branco, símbolo preto e borda vermelha. As placas de conversão e retorno são as R-4A, R-4B, R-5A e R-5B.

Quais são os sinais de regulamentação?

A forma padrão do sinal de regulamentação é a circular, e as cores são vermelha, preta e branca. Constituem exceção, quanto à forma, os sinais R-1 – “Parada Obrigatória” e R-2 – “Dê a Preferência”.

Quais são os 3 tipos de sinalização?

Os principais tipos de sinalização viária (de trânsito) são: • Sinalização vertical, através de placas apoiadas em suportes próprios ou outros elementos; Sinalização horizontal ou de solo, mediante marcas no pavimento; • Sinalização semafórica, por intermédio de conjuntos de luzes de cores diferentes.

Quais são as placas de regulamentação?

As placas de regulamentação são aquelas de fundo branco e com bordas vermelhas. De acordo com o Conatran, essa sinalização "tem por finalidade transmitir aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias urbanas e rurais".

Quais os sinais de regulamentação não pode conter informações complementares?

Não se admite acrescentar informação complementar para os sinais R-1 - Parada Obrigatória e R-2 - Dê a Preferência. Nos casos em que houver símbolos, estes devem ter a forma e cores definidas em legislação específica.

SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO - Significado das placas de Regulamentação - PLACAS DE TRÂNSITO

33 questões relacionadas encontradas

Quais são as placas de advertência e regulamentação?

A resposta é bem simples, basta lembrarmos do significado de placas de trânsito de regulamentação e placas de advertência. Enquanto a placa vermelha, de regulamentação, impõe uma ordem (obrigação) ao motorista, a placa amarela, de advertência, alerta ao motorista que ele terá que parar mais adiante na pista.

Qual é a finalidade da sinalização de regulamentação do trânsito?

Tem por finalidade identificar as vias, os destinos e os locais de interesse, bem como orientar condutores de veículos quanto aos percursos, os destinos, as distâncias e os serviços auxiliares, podendo também ter como função a educação do usuário.

Quais são os 7 tipos de sinalização?

QUAIS OS TIPOS DE SINALIZAÇÃO EXISTENTES?
  • Sinalização de identificação de riscos;
  • Sinalização de Emergência;
  • Sinalização de Alerta;
  • Sinalização de Obrigação;
  • Sinalização de Proibição;
  • Sinalização de Conscientização.

Qual é a placa de advertência?

As placas de advertência são identificadas pelo seu formato quadrado, colocadas na diagonal, com fundo amarelo. Uma curiosidade é que elas não têm caráter punitivo, sua finalidade é apenas ajudar os motoristas a entender as condições de estrada que eles encontrarão ao trafegar ali.

O que é um sinal de advertência?

A sinalização vertical de advertência tem por finalidade alertar aos usuários as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela, indicando a natureza dessas situações à frente, quer sejam permanentes ou eventuais.

Quais são os 6 sinais de trânsito?

Segundo o art. 87 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), existem 6 tipos de sinais de trânsito, sendo eles sinais verticais, sinais horizontais, dispositivos de sinalização auxiliar, sinais luminosos, sonoros e gestos do agente de trânsito.

Qual é a cor da faixa de estacionamento?

Branca: utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestres, símbolos e legendas.

O que são sinais de alerta?

Indicam situações de atenção, precaução ou verificação de acordo com o pictograma ou texto inseridos no sinal. São utilizados em instalações, acessos, aparelhos, instruções e procedimentos, dentre outros.

O que é semáforo de regulamentação?

A sinalização semafórica de regulamentação tem a função de efetuar o controle do trânsito num cruzamento ou seção de via, através de indicações luminosas, alternando o direito de passagem dos vários fluxos de veículos e/ou pedestres.

O que é a placa de indicação?

As placas de indicação ou identificação foram desenvolvidas para identificar vias e locais de interesse, bem como orientar condutores quanto aos percursos, destinos e distâncias. As sinalizações, que são azuis, também podem indicar serviços na estrada.

Qual é a cor das placas de regulamentação?

Para ter uma viagem mais tranquila, lembre-se: as placas vermelhas são de regulamentação e, portanto, alertam para atenção redobrada. As placas laranja são de sinalização de algum evento incomum na pista, como obras, por exemplo.

Quais os 7 tipos de placas de trânsito e seus significados?

Conheça as placas de regulamentação de trânsito (placas de trânsito vermelhas)
  • R-1 – Parada obrigatória.
  • R-2 – Dê a preferência.
  • R-3 – Sentido proibido.
  • R-4A – Proibido virar à esquerda.
  • R-4B – Proibido virar à direita.
  • R-5A – Proibido retornar à esquerda.
  • R-5B – Proibido retornar à direita.
  • R-6A – Proibido estacionar.

Qual é o nome da placa de pedestre?

Em vias rurais, a placa A-32B deve ser instalada toda vez que apresentar a demarcação da travessia de pedestres na via. Em vias urbanas, o sinal deve ser utilizado em casos de baixa percepção das travessias pelo motorista do veículo, assim podendo comprometer a segurança da via.

O que significa o triângulo no trânsito?

O triângulo deve ser usado quando o veículo estiver impossibilitado de andar e é fundamental para avisar aos outros motoristas que há alguém parado logo à frente, diminuindo assim o risco de acidente.

Quais são as placas de indicação?

​As placas indicativas são conhecidas entre 4 cores que definem as seguintes:
  • Verde (placas de orientação de destino);
  • Azul (placas de identificação, placas de serviços auxiliáres, placas de postos de fiscalização);
  • Marrom (placas de atrativos turísticos);
  • Branca (placas educativas).

Qual é a cor do risco de acidente?

Amarelo – riscos ergonômicos que envolvem jornadas de trabalho prolongadas, ritmo intenso, levantamento e transporte manual de peso, entre outros; Azul – riscos de acidentes devido a equipamentos desprotegidos, possibilidade de incêndios e iluminação precária, entre outros.

O que significa a placa Pare vermelha?

Diferentemente da versão em amarelo, as placas de Pare vermelhas, formalmente chamadas de R-1, indicam parada obrigatória imediata, antes de avançar para a próxima via ou efetuar o cruzamento.

O que quer dizer um silvo breve?

Os sinais sonoros são os representados pelos silvos do apito do agente de trânsito, e somente podem ser utilizados em conjunto com os seus gestos, existindo uma padronização de significados, para apenas três modos de apitar: um silvo breve significa siga; dois silvos breves, pare; e um silvo longo determina que se ...

Qual é a placa educativa?

As placas com fundo branco e letras e desenhos em preto são as chamadas educativas. Elas trazem mensagens importantes para os motoristas e também pedestres. Em alguns casos pode ser usada a cor cinza ao invés do branco.

Qual a distância de uma placa para outra?

placas R-19”, prevista na Resolução nº 180/05: para velocidade inferior ou igual a 80 km/h, a distância máxima entre uma placa e outra é de 1 km, nas vias urbanas; e 10 km, nas vias rurais; para velocidade superior a 80 km/h, é de 2 km e 15 km, respectivamente.

Artigo anterior
Onde vive o animal tatuzinho de jardim?
Artigo seguinte
Tem vírgula depois do bom dia?