Quais são as principais características da terceirização?

Perguntado por: Lia Mara de Macedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (23 avaliações)

Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.

Quais as principais características da terceirização?

O que é terceirização? Terceirização é a contratação de empresa para a realização de serviços específicos dentro do processo produtivo da empresa contratante.

Quais são os quatro pontos principais da terceirização?

Assim, a atividade principal, o core business e as estratégias necessárias para buscar crescimento recebem toda sua atenção e cuidado.
  • 2- Produtividade. ...
  • 3- Otimização. ...
  • 4- Economia. ...
  • 1- Fiscalização. ...
  • 2- Busca pelo parceiro ideal. ...
  • 3- Planejamento. ...
  • 4- Dependência.

São características da terceirização dos processos de trabalho?

8a Questão (Ref.: 201408384092) Pontos: 1,0 / 1,0 São características da terceirização dos processos de trabalho: O desemprego, o aumento dos salários indiretos, a jornada temporária e o fortalecimento da regulamentação das profissões.

Qual é o objetivo principal da terceirização?

'Objetivo principal da terceirização é contribuir para redução de custos com a força de trabalho'

O que é terceirização? Principais pontos

26 questões relacionadas encontradas

Como a terceirização beneficia as empresas?

É sabido que a terceirização pode reduzir os custos da empresa, e essa é uma de suas principais vantagens. Terceirizando determinados processos, a empresa pode gastar menos com o desperdício de produtos e máquinas, além de ter um menor custo com rescisões, trocas de funcionários, substituição nas férias e faltas.

Quais são as vantagens da terceirização de serviços?

Confira as principais vantagens da terceirização de serviços
  • Redução de custos.
  • Aumento da produtividade.
  • Serviço mais especializado.
  • Gestão de fornecedores.
  • Competitividade interna.

O que é a terceirização no direito do trabalho?

Com a terceirização, a empresa passa a atribuir parte de suas atividades para outras empresas. Ou seja, se transfere a realização de parte do processo de produção para a responsabilidade de outra empresa.

Quais são os tipos de terceirização?

Existem diferentes tipos de serviços de terceirização que as empresas podem contratar com uma empresa de terceirização.
...
Basicamente, os serviços de terceirização são agrupados em quatro tipos:
  • Serviços profissionais.
  • Serviços de fabricação.
  • Serviços de processos específicos.
  • Serviços operacionais.

O que é trabalho terceirizado Cite exemplos?

O exemplo mais comum de terceirização é a contratação de empresas de limpeza para realizar faxina em lojas, escritórios e fábricas. Nesse caso, os profissionais são enviados aos locais dos contratantes e realizam o serviço lá, porém são pagos pelas empresas terceirizadas, que recebem dos contratantes.

Quais são os pontos positivos e negativos da terceirização?

A contratação de uma empresa terceirizada reduz custo, em princípio, na área de recursos humanos. Isto por que, a empresa não gastará mais com contratações e pagamentos de funcionários. Sem contar que reduz o processo exaustivo de busca por profissionais especializados na área em que deverá ser desempenhado o serviço.

Quais os principais fatores que influenciam na utilização de empresas terceirizadas?

Esses fatores são: redução de custo, acesso ao conhecimento e à tecnologia, gestão de recursos humanos, atividades rotineiras, prestação de serviços, flutuação de mão-de-obra e atividades com alto grau de particularidade.

Quais são os fatores inibidores da terceirização?

DESVANTAGENS
  • Risco de desemprego e não absorção da mão-de-obra na mesma proporção;
  • Resistências e conservadorismo;
  • Risco de coordenação dos contratos;
  • Falta de parâmetros de custos internos;
  • Demissões na fase inicial;
  • Custo de demissões;
  • Dificuldade de encontrar a parceria ideal;

Quais os tipos de serviços que podem ser terceirizados?

Desde 2017, qualquer atividade pode ser terceirizada, em qualquer setor, seja ela atividade-meio ou fim. Mas, há uma única exceção: as atividades de vigilância e transporte de valores não podem ser terceirizadas. Neste caso é obrigatória a contratação CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Qual a diferença entre terceirização de serviço e terceirização de atividade?

TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS - o tomador compra, de fornecedores especializados, resultados, que se caracterizam em volumes de serviços determinados e específicos para atender a uma atividade. TERCEIRIZAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA: não existe a compra de atividade, mas sim a aquisição ou aluguel de horas de trabalho.

Quais as diferenças qualitativas dos serviços terceirizados e não terceirizados?

Você como gestor assume total responsabilidade por esse colaborador. Já no caso colaborador terceirizado quem contrata e assina a carteira é a empresa que você contratou para a prestação do serviço. Por isso, a responsabilidade de pagamento e acesso aos benefícios desses trabalhadores é dela e não sua.

O que é terceirização é porque ela deve ser considerada exceção no Direito do trabalho?

A terceirização corresponde à transferência de um determinado serviço à outra empresa. No Brasil, existe uma proposta de promover esse processo para todas as atividades. Entende-se por terceirização do trabalho o processo pelo qual uma instituição contrata outra empresa para prestar um determinado serviço.

O que diz o artigo 455 da CLT?

- Nos contratos de subempreitada responderá o subempreiteiro pelas obrigações derivadas do contrato de trabalho que celebrar, cabendo, todavia, aos empregados, o direito de reclamação contra o empreiteiro principal pelo inadimplemento daquelas obrigações por parte do primeiro.

Qual a responsabilidade trabalhista das empresas na terceirização?

2 Responsabilidades das Empresas na Terceirização

Que numa terceirização irregular, aplicando o art. 455 da CLT a responsabilidade será solidária pelos débitos trabalhistas, ou seja, o prestador de serviços terceirizados poderá cobrar tanto da tomadora quanto da prestadora de serviços (BENHAME,2018).

Quando é vantajoso o uso de terceirização?

Para muitos gestores, a maior vantagem do serviço terceirizado é a eliminação dos riscos e das despesas envolvidas com a contratação de colaboradores. Entretanto, o que muitos não consideram ou não sabem é que a empresa contratante de tal serviço também tem responsabilidades.

Qual a vantagem de terceirizar serviços de limpeza?

Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto.

Como a terceirização beneficia ou afeta os trabalhadores?

A terceirização também pode causar uma redução de empregos no país. Ela traz consigo o aumento do período permitido para serviços temporários, o que é ruim para o trabalhador, que não recebe direitos como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, nem a multa de 40% quando é demitido nessa modalidade.

Quais as razões que levam a uma empresa Primarizar?

O processo de primarização acontece pela falta de planejamento das empresas para realizarem a contratação de mão de obra de terceiros, deixando de fazer a avaliação correta das atividades que possam ser repassadas para serem realizadas por outras pessoas e não realizar o estudo do perfil da empresa que será contratada.

Quais as implicações positivas e negativas do trabalho terceirizado para o trabalhador?

Positivo: Haverá maior competitividade da economia e geração de empregos formais com o estímulo a contratação de empresas especializadas. Negativo: Em tese, os empregos já existem.

Quais são os fatores condicionantes para terceirização?

Quais são os três principais fatores para o sucesso em...
  • Lucratividade para o fornecedor. A lucratividade para o fornecedor é o mais importante, ninguém trabalha de graça e muito menos no prejuízo. ...
  • Qualidade do serviço para o contratante. ...
  • Gestão da mudança. ...
  • Concluindo.

Artigo anterior
Qual o objetivo da RDC 15 2012?
Artigo seguinte
Qual é o século 1532?