São objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva?

Perguntado por: Flávio Álvaro Amorim Oliveira  |  Última atualização: 23. März 2022
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A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...

São objetivos do AEE?

O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas.

Quais são os objetivos da educação inclusiva?

A educação inclusiva é um modelo de ensino contemporâneo que propõe igualdade nas possibilidades de escolarização. Com essa visão, o objetivo é que todos os estudantes — crianças, adolescentes e até alunos do ensino superior — tenham direito à educação em um só ambiente.

Quais os princípios da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva?

De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.

São objetivos da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva exceto?

(REIS & REIS) São objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Pers- pectiva da Educação Inclusiva, exceto: a) Segregação social. b) Atendimento educacional especializado. c) Participação da família e da comunidade. d) Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

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São objetivos da educação inclusiva exceto?

7 – São objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, exceto: a) Segregação social; b) Atendimento educacional especializado; c) Participação da família e da comunidade; d) Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

Quais são os princípios da educação inclusiva?

Princípios da educação inclusiva

Independente de qualquer limitação, a criança deve frequentar a escola e ter acesso a tudo que é disponibilizado regularmente às outras crianças. O segundo princípio dessa educação considera que toda pessoa é capaz de aprender. ... E esse é mais um dos princípios da educação inclusiva.

O que é Educação Especial e educação inclusiva?

A diferença está no termo INCLUSIVA. Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. ... Assim, os objetivos da educação especial são os mesmos da educação em geral.

Quais são os princípios da inclusão social?

Os princípios da inclusão social e da dignidade da pessoa humana são consagrados na CF objetivando uma qualidade de vida superior para todos e impondo o amplo respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia, à convivência familiar e comunitária, aos direitos da personalidade e às prestações públicas de qualidade, ...

Quais são os princípios básicos da educação?

De acordo com o artigo 3° da lei n° 9394/96, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, etc; ... Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

Qual é o objetivo da inclusão?

A inclusão promove a diversidade. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos e alunas nas instituições de ensino. O objetivo é eliminar obstáculos que limitam a aprendizagem e participação discente no processo educativo.

Quais são os objetivos da educação especial?

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...

O que é uma educação inclusiva?

Educação inclusiva é um processo que busca recolocar na rede de ensino, em todos os seus graus, as pessoas excluídas (portadoras de necessidades especiais, de distúrbios de aprendizagem ou de deficiência, excluídas por gênero, cor ou outros motivos).

Quais são os 4 eixos principais do AEE?

O plano tem quatro eixos: educação, inclusão social, acessibilidade e atenção à saúde.

Quais as ações do AEE?

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da educação especial que [...] identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas (SEESP/MEC, 2008).

Qual é a principal característica do AEE?

A grande característica da AEE é pensar recursos pedagógicos que possa contemplar aqueles alunos que possuem deficiência e, assim, fazer com que eles possuam uma vida escolar normal, já que estes recursos conseguem eliminar as dificuldades de acessibilidade e garantem a inclusão total destes alunos, que precisam apenas ...

São considerados fatores de inclusão social?

A inclusão social pode ser realizada de diversas maneiras. Alguns exemplos são: As cotas em universidades e concursos públicos. Adaptação para deficientes físicos, visuais e auditivos do espaço público e da educação.

Qual a importância da inclusão social?

Qual a importância da inclusão social? ... Dessa forma, a inclusão social é importante pois combate a segregação social e viabiliza a democratização de diversos espaços e serviços para aqueles que não possuem acesso a eles.

Quais são os tipos de necessidades especiais?

A pessoa especial pode ser portadora de deficiência única ou de deficiência múltipla (associação de uma ou mais deficiências).
...
As várias deficiências podem agrupar-se em quatro conjuntos distintos, sendo eles:
  • Deficiência visual.
  • Deficiência motora.
  • Deficiência mental.
  • Deficiência auditiva.
  • Paralisia cerebral.

O que é a Educação Especial?

A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular (BRASIL, ...

O que entendemos por Educação Especial?

A Educação Especial se concentra em ajudar as pessoas com deficiência física ou mental a aprender com igualdade. Para isso, é preciso que a escola e os professores identifiquem quais são as barreiras que limitam o aprendizado, a fim de que elas consigam ter um aprendizado com as mesmas condições do restante da turma.

Qual a importância da Educação Especial e inclusiva?

Qual a importância da educação inclusiva? A educação inclusiva é importante porque, diferentemente da educação especial, ela não separa o aluno do convívio e aprendizado dos estudantes de uma escola regular, permitindo que ele se desenvolva como parte integrante da sociedade.

Quais são os cinco princípios da educação inclusiva citados no artigo da diversa?

As dimensões de um projeto educacional inclusivo

Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos.

Quais são os principais desafios da educação inclusiva?

Conheça-os a seguir:
  1. Comunidade escolar despreparada para lidar com a inclusão. ...
  2. Infraestrutura escolar que não atende às especificidades da educação inclusiva. ...
  3. Preconceito. ...
  4. Déficit de profissionais especializados.

São princípios expressos na Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional exceto?

São princípios expressos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, EXCETO: a) Valorização da experiência extraescolar. b) Incentivo à educação inclusiva e tecnológica. c) Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

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