O que e laser?

Perguntado por: Núria Ângela Torres Cardoso  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.1/5 (36 avaliações)

Um laser, em português láser ou lêiser, é um dispositivo que produz radiação eletromagnética com características muito especiais: ela é monocromática, coerente e colimada.

Qual o conceito de laser?

A palavra laser é, na verdade, uma sigla para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, que em português significa Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação. ... O nome técnico para isso é feixe coerente, pois as partículas de luz adotam o mesmo comportamento e direção.

O que é um laser e como funciona?

O raio laser é formado por partículas de luz (fótons) concentradas e emitidas em forma de um feixe contínuo. Para fazer isso, é preciso estimular os átomos de algum material a emitir fótons. Essa luz é canalizada com a ajuda de espelhos para formar um feixe. A tecnologia foi criada em 1960 por Theodore Maiman.

Qual a função de um laser?

O laser é um tipo de radiação eletromagnética não ionizante, monocromática, que possui propriedades terapêuticas importantes. Sua principal indicação são os quadros patológicos em que se deseja obter melhor qualidade e maior rapidez do processo de reparo tecidual, quadros de edema e dores crônicas e agudas.

Quais as principais aplicações do laser?

São utilizados em soldagens, cirurgias, holografia, para fazer cortes de tecidos, em leitores de código de barras no supermercado, impressoras, equipamentos de cirurgia dentária, pesquisa científica, leitores de CD e DVD, uso militar, entre diversas outras aplicações presentes no nosso cotidiano.

Dicas de Ciência - O Que é um LASER

15 questões relacionadas encontradas

Quais são as aplicações do raio laser na medicina?

Os médicos usam lasers para várias finalidades. Como por exemplo, para cortar ou fechar cortes do tecido do corpo. Os oftalmologistas usam lasers para tratar de descolamento de retina, corrigir miopia, e outros fins cirúrgicos.

Onde é usado o raio laser?

Em razão de suas características, o laser hoje é muito aplicado como, por exemplo, nas cirurgias médicas, em pesquisas científicas, na holografia, nos leitores de CD e DVD como também no laser pointer utilizado para apresentação de slides.

Qual é a melhor definição para laser?

A palavra laser é, na verdade, uma sigla para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, que em português significa Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação. ... O nome técnico para isso é feixe coerente, pois as partículas de luz adotam o mesmo comportamento e direção.

Qual é a função do laser na odontologia?

O laser promove aumento da microcirculação e, desta forma, ajuda na absorção do anestésico, nos casos de pacientes com dificuldade para serem anestesiados. A laserterapia é bastante eficaz no tratamento da hipersensibilidade dental que está associada a uma dor aguda, súbita e de curta duração.

Quais os tipos de laser e suas indicações?

Os tipos de lasers mais utilizados na fisioterapia são o Arseneto de Gálio (AsGa) e o Hélio Neônio (HeNe), sendo que o laser de HeNe possui rápida absorção, e sua penetração é mais superficial. O laser AsGa possui penetração mais profunda, sendo indicado para tratamento de tendões, músculos e ossos.

Como funciona um cortador laser?

A máquina de corte a laser é um equipamento que utiliza alta tecnologia. ... Para que o corte seja feito, um gerador de alta potência produz um raio que é levado para a cabeça de corte, que direciona o feixe de laser por um caminho ótico (através de espelhos ajustáveis).

Como funciona uma arma a laser?

Para sistemas de armas a laser, a energia viaja por espelhos e lentes que permitem ajustes com base no clima ou nas condições atmosféricas. O benefício das armas a laser é que elas não são impedidas pela gravidade ou pela resistência do vento.

Como funciona a usinagem a laser?

O processo de usinagem a laser se dá através da estimulação molecular e da posterior transmissão das moléculas para níveis mais baixos de energia, podendo ser realizado em meio solido ou gasoso.

São características dos laser?

O laser emite luz a partir da estimulação por radiação e suas características são: luz monocromática, coerente, direcional e de alta intensidade. ... O funcionamento do laser baseia-se na emissão estimulada, um conceito introduzido por Einstein em 1917.

O que é a luz laser?

A luz de um laser é monocromática, coerente, altamente direcional e pode ser focalizada em uma região muito pequena. ... A luz do laser, como a de uma lâmpada comum, é emitida quando os átomos de um elemento sofrem uma transição para um estado quântico de menor energia.

Qual a diferença entre laser e lazer?

Como se escreve: lazer ou laser? Tanto lazer quanto laser são palavras que existem na língua portuguesa e têm grafia correta. ... Lazer é uma oxítona com sílaba tônica em “zer”. Já laser deve ser pronunciada “lêiser”, uma vez que é proveniente do inglês.

O que o dentista faz no hospital?

O profissional em Odontologia Hospitalar pode atuar em equipes multidisciplinares no âmbito de um hospital e, conforme o tratamento do paciente, prestar assistência odontológico, de modo a garantir que ele tenha uma melhor qualidade de vida e que o seu tratamento seja encerrado o mais rápido possível com sucesso.

Quais as indicações do laser de baixa potência na odontologia?

Indicações do laser de baixa potência na rotina odontológica
  • Aftas;
  • Gengivoestomatite herpética (GEH) primária de pacientes imunocomprometidos;
  • Herpes simples recidivantes em pacientes imunocomprometidos e internados;
  • Disfunção da articulação temporomandibular (ATM);
  • Líquen plano;
  • Mucosite oral;

Qual o alcance do raio laser?

As miras laser para pistolas, revólveres e armas longas de uso civil têm alcance médio de 300 metros, para o uso militar temos miras para todo tipo de armamento, metralhadoras, lança-foguetes etc., com alcance médio de 1.000 metros.

Qual foi a primeira aplicabilidade do raio laser?

Na primeira metade do século XX muitas pesquisas foram desenvolvidas e em 1960, Theodore Maiman apresentou o primeiro Maser (microwawe amplification by stimulated emission fo radiation), onde o autor conseguiu, pela primeira vez a emissão estimulada de radiação pela excitação do rubi.

Qual a importância do meio ativo de um laser?

Um laser tem três partes fundamentais. A primeira é chamada meio ativo. Essa é a parte que possui os átomos que serão responsáveis pela emissão estimulada, criando fótons que participarão do feixe de luz do laser. ... Quando uma das extremidades é aberta, o feixe de luz é liberado do sistema.

O que é um laser utilizado na medicina?

“O laser (luz pulsada) interage e atua com determinadas estruturas da pele, como pelos, vasos e manchas, provocando sua remoção ou destruição. Ocorre também o estímulo à produção de colágeno, substância que dá sustentação e firmeza à pele, por isso melhora a qualidade do tecido cutâneo e diminui a flacidez.

Quais são as aplicações da luz laser na medicina indústria e na ciência *?

Laser medicina: A luz Laser é utilizada em procedimentos de Microcirurgia tais como fazer pequenas e precisas incisões, operações do fígado, cirurgias capilares, causando pouca perda de sangue. A luz Laser também é utilizada para fazer pequenas perfurações tão finas quanto uma agulha.

Por quê o laser é útil na medicina?

Substitui medicamentos no tratamento de doenças crônicas, como artrite reumatoide e asma. Estimula a renovação celular e pode ser capaz até de diagnosticar lesões na retina. Dentro da medicina, ainda, há outra área em que o laser é um bálsamo, sobretudo agora, no verão.

Quais as desvantagens de se trabalhar na usinagem a laser?

Do lado das desvantagens, pode-se destacar: o alto custo inicial do sistema; a pequena variedade de potências disponíveis, que limitam o corte a espessuras relativamente baixas e a materiais que apresentem baixa reflexão da luz; a formação de depósitos de fuligem na superfície, no corte de materiais não-metálicos, como ...

Artigo anterior
Como se escreve por extenso 1000?
Artigo seguinte
Com quantos meses o bebê começa a nascer os dentes?