Como podemos classificar os documentos históricos?
Perguntado por: Wilson Hélder de Castro | Última atualização: 22. Mai 2024Pontuação: 4.9/5 (52 avaliações)
Os principais tipos são: Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos. Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas. Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.
Como pode ser classificado às fontes históricas?
Os tipos de fontes são: documentos textuais, vestígios arqueológicos, representações pictóricas e registros orais. Alguns exemplos de fontes: texto escrito, vídeos, fotos, áudios, resquícios de objetos históricos, quadros.
O que são considerados documentos históricos?
Assim, documentos históricos são documentos que tiveram muita importância na história ou que contenham fatos importantes. Mas não é somente considerado documento histórico aquele conteúdo contido em suporte de papel. Independentemente do suporte, qualquer objeto pode ser considerado documento histórico.
Quais são os cinco documentos históricos?
- Lei Áurea. ...
- Código de Nuremberg. ...
- Pacto de San José da Costa Rica. ...
- Constituições Federais.
Como identificar documentos históricos?
Navegue pelo site do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Na sessão “Pesquisa” há um rico acervo digitalizado de documentos textuais e iconográficos sobre a história do Brasil Colonial e Imperial. Também é possível consultar o acervo físico da biblioteca, hemeroteca e da mapoteca do IHGB.
TIPOS DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS: ESCRITOS E NÃO ESCRITOS
Quais são os principais documentos históricos do Brasil?
- A Lei Áurea - 1888 - Documento... ...
- A Lei Do Ventre Livre - Documento...Documento histórico, a Lei do Ventre Livre de 1871.
- Coluna Prestes - 1924 - Documento...Documento histórico Manifesto de Santo Ângelo.
- Dia Do Fico - Documento HistóricoDocumento Histórico sobre o Dia do Fico.
Quais são os tipos de documentos que existem?
Os documentos podem ser organizados conforme sua espécie ou formato (configuração física de um suporte de acordo com a sua natureza e o modo como foi produzido). Por isso, temos atas, cartas, decretos, folhetos, fotografias, memorandos, ofícios, plantas e relatórios como alguns dos tipos de espécie.
Quais são os documentos mais importantes?
- RG. RG é a sigla para Registro Geral, esse é um dos documentos principais para os cidadãos brasileiros. ...
- CPF. ...
- CNH. ...
- Certidão de Nascimento. ...
- Título de Eleitor. ...
- Carteira de Trabalho. ...
- Certificado de Serviço Militar.
Quais são os tipos de documentos oficiais?
Os tipos de documentos oficiais são: Apostila, Ata, Atestado, Carta, Certidão, Circular, Contrato, Convênio, Decisão, Declaração, Despacho, Determinação de Serviço, Edital, E-mail, Fax, Guia de Encaminhamento de Correspondência Postal, Guia de Remessa de documentos ou Processos, Informação.
Quanto ao documento histórico e sua caracterização?
Quanto ao documento histórico e sua caracterização, afirmamos que:Documentos históricos são, necessariamente, registros escritos. Uma carta de autoria de pessoa comum não pode ser um documento histórico em qualquer hipótese.
Qual é a importância dos documentos para a história?
A importância do arquivo de documentos e da história é exatamente porque eles representam um patrimônio único, precioso e insubstituível, transmitido de geração em geração contribuindo com a democracia e com a qualidade de vida dos cidadãos.
Quais são as 3 funções do arquivo?
Funções do Arquivo
Arquivar os documentos, visando a preservação da informação; Conservar e assegurar a integridade dos documentos, evitando danos que possam ocasionar a sua perda; Executar as funções específicas conforme a organização e administração da instituição.
O que é uma fonte histórica escrita?
As fontes históricas escritas são todos os vestígios escritos que pessoas produziram em épocas passadas. Há algum tempo, as fontes histórias escritas compreendiam apenas os documentos oficiais. Isso significavam apenas os documentos que o Estado ou Governo emitiu.
O que são fontes históricas primárias e secundárias?
As fontes dividem-se em primárias, que são testemunhos em primeira-mão - contados pelo próprio e legados de forma intencional ou não - e secundárias, que derivam da observação e estudo das fontes primárias e são portanto menos autênticas, uma vez que comportam um juízo elaborado por um ou mais intermediários.
Quais são as fontes orais?
Todos sabemos que as chamadas fontes orais para o historiador, são, fundamentalmente, entrevistas gravadas, transcritas ou não, onde determinado entrevistado narra acontecimentos sobre o passado – sobre o seu próprio ou o de outras pessoas, instituições, etc.
Qual é o nosso primeiro documento?
Destaque que a certidão de nascimento é o nosso primeiro documento.
Quais são os documentos que precisa?
- Certidão de nascimento. ...
- RG (Registro Geral) ...
- CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ...
- Título de eleitor. ...
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ...
- Carteira de trabalho (CTPS) ...
- Certificado de serviço militar (CAM)
Para que serve esse documento?
Os documentos são importantes, pois servem para identificar as pessoas. Outro documento que devemos ter, o mais importante de todos, é a Carteira de Identidade. Nela são registrados nosso nome, a data de nascimento, os nomes dos nossos pais, a cidade e o estado em que nascemos.
São exemplos de documentos?
- Nota Fiscal. ...
- Faturas e guias. ...
- Alvará de funcionamento. ...
- Licenças de funcionamento. ...
- Recibos e comprovantes de pagamentos. ...
- Registros contábeis e fiscais. ...
- Controle de ponto. ...
- Folhas de pagamento.
Como diferenciar tipos de documentos?
- gênero: os documentos podem ser em forma de texto ou cartográficos, como mapas, plantas, pinturas, cartazes, micrográficos, digitais, pinturas etc.;
- tipologia: é a nova configuração do documento de acordo com o trabalho que o gerou.
O que é tipo de documento?
R- Os “Tipos de Documentos” são categorizações documentais criadas previamente e incluídas no sistema.
O que são fontes históricas 3 exemplos?
As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.
Qual é o objeto de estudo da história?
A História é uma ciência que tem como objeto de estudo as ações do homem no tempo e espaço durante a passagem temporal, portanto, dedica-se ao estudo do passado. A História é a ciência responsável por estudar as ações humanas no tempo e espaço ao longo dos anos.
Qual é o ponto de partida de uma pesquisa histórica?
É a partir dos vestígios preservados pelo tempo que a história é construída/reconstruída. A relação do historiador com as fontes é uma das bases sobre as quais se edifica a pesquisa histórica, pois as fontes são a matéria-prima básica do historiador, indispensáveis para a reconstituição do passado.
Como procurar uma pessoa?
Onde encontrar zinco e selênio?