Quais exames são de biologia molecular?

Perguntado por: Constança Mélanie de Loureiro  |  Última atualização: 6. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (72 avaliações)

O exame biologia molecular é uma técnica diagnóstica que investiga diversas doenças geradas por condições genéticas. O procedimento inclui testes de DNA para diagnósticos de riscos na evolução molecular, prova de portadores e exames durante o pré-natal para verificar desordens do tipo hereditárias.

Quais são os exames de biologia molecular?

Os testes moleculares são então os exames de natureza genética, ou seja, são os exames que analisam o DNA e o RNA do paciente. A princípio, a biologia molecular era mais conhecida na investigação de vínculo genético, como o exame de Paternidade ou forense criminal.

Quais doenças são diagnosticadas com as técnicas de biologia molecular?

— Identificação e diagnóstico de doenças infecciosas, tais como hepatites, HIV e outras; — Identificação de infecções respiratórias e identificação de agentes, como Influenza A, B e C, Coronavírus, Parainfluenza ou Metapneumovírus; — Na medicina personalizada em testes genéticos como intolerância à lactose e ao glúten.

O que se estuda na biologia molecular?

O que é biologia molecular? Área da biologia que estuda os organismos do ponto de vista molecular, focando principalmente no RNA e no DNA. A biologia molecular visa entender os fenômenos biológicos e como eles se relacionam com o material genético dos seres vivos.

O que se faz num laboratório de biologia molecular?

A principal finalidade do setor é a montagem das reações de PCR e amplificação dos fragmentos de DNA.

Teste de PCR EXPLICADO em apenas 8 minutos

19 questões relacionadas encontradas

O que é biologia molecular e onde se aplica?

A biologia molecular é o estudo da estrutura e função de biomoléculas, como DNA, RNA e proteínas. Ela pode ser usada para estudar qualquer aspecto da biologia, desde a evolução dos organismos até os processos celulares. Além disso, a biologia molecular pode ser usada para diagnosticar e tratar doenças.

Como é feita a biologia molecular?

A Biologia Molecular estuda as interações entre os vários sistemas da célula, partindo da relação entre o DNA, o RNA e a síntese de proteínas, e o modo como essas interações são reguladas. Dessa forma avaliam as interações bioquímicas celulares envolvidas na duplicação do material genético e na síntese proteica.

Qual a importância da biologia molecular para o diagnóstico de doenças?

O diagnóstico molecular tem sido possível para um número crescente de doenças genéticas o que, em muitos casos, tem sido muito útil, pois permite confirmar o diagnóstico evitando outros exames que podem ser invasivos e pouco informativos.

O que e biologia molecular exemplos?

A biologia molecular é a área da biologia que estuda os seres vivos a partir do nível molecular. Os biomoléculas, como o DNA e as proteínas, são os principais alvos de estudo da biologia molecular. A biologia molecular também estuda os processos celulares regulados pelo DNA, RNA e proteínas.

Em quais áreas pode ser aplicada a biologia molecular?

Abaixo segue uma lista das principais áreas de atuação desse profissional:
  • Diagnóstico Molecular;
  • Farmacogeômica;
  • Perícia Forense;
  • Assessoria científica para empresas da área;
  • Citogenética clássica e molecular;
  • Docência;
  • Assessoria comercial (empresas de medicamentos, reagentes para laboratório, etc);
  • Nutrigênomica;

O que é um exame de PCR?

A técnica de PCR (ou Reação em Cadeia da Polimerase) é uma tecnologia que consiste na amplificação de uma região específica de DNA. Ou seja, com essa metodologia é possível produzir uma quantidade enorme de cópias de pequenas porções do DNA que se deseja estudar.

O que é PCR para HPV?

O exame de PCR é uma das possibilidades de análise molecular para a amostra proveniente do Papanicolau. Além de ser o método mais sensível, permite a identificação do tipo de vírus, o que pode auxiliar na conduta médica.

Quais são os profissionais envolvidos na biologia molecular?

Um biólogo molecular em uma empresa de biotecnologia usa suas habilidades para aplicar a pesquisa biológica às necessidades industriais. Por exemplo, eles podem trabalhar para criar novos medicamentos, testes médicos e outros produtos.

Qual o valor do exame molecular?

O exame não necessita de preparo ou jejum e será oferecido a preço de custo - R$ 270,00.

Quais são os principais exames imunológicos?

Exames imunológicos para doenças infecciosas
  • Exames de aglutinação. Nos testes de aglutinação (p. ...
  • Fixação de complemento. ...
  • Ensaios imunoenzimáticos. ...
  • Exames de precipitação. ...
  • Teste Western blot.

Quais as aplicações do diagnóstico molecular?

Dentre suas diversas aplicações, podemos contar com a biologia molecular para o diagnóstico de doenças infecciosas, oncológicas e mutações genéticas.

Quais são as moléculas biológicas?

Há quatro classes principais de pequenas moléculas biológicas nas células. São os carboidratos, os lipídeos, os aminoácidos e os nucleotídeos. Os compostos pertencentes às diferentes classes podem ser identificados por suas características estruturais particulares.

Qual o objetivo da técnica PCR?

Tipicamente, o objetivo da PCR é fabricar quantidade suficiente da região de interesse do DNA, de modo que essa possa ser analisada e utilizada de alguma outra maneira.

O que é diagnóstico molecular e qual a sua finalidade?

O Diagnóstico Molecular é a aplicação de técnicas de biologia molecular para estudar doenças humanas, incluindo doenças infecciosas, condições hereditárias e câncer.

Qual a importância da biologia molecular na vida das pessoas?

Gerar novos medicamentos e manipular animais e plantas de forma específica também fazem parte dessas atribuições. Falando de genética e estudos de DNA e RNA, a biologia molecular está presente nos 3 processos mais importantes que ocorrem nas células: transcrição, tradução e replicação.

Como as técnicas de diagnóstico molecular podem ser aplicadas para detectar o câncer?

As mais utilizadas na prática clínica são o Oncotype DX (Genomic Health, Inc., CA) que avalia o perfil molecular de 21 genes e o MammaPrint® (Agendia BV, Amsterdam) que se baseia na análise de 70 genes. Estes testes apresentam não apenas números diferentes de genes, mas tipos diferentes de genes na sua composição.

Como é feita a técnica de PCR?

PCR Convencional

Consiste na replicação de sequências específicas de DNA utilizando equipamentos termocicladores. Para realizar a reação acrescentam-se às amostras de material genético sequências iniciadoras complementares (também conhecidas como primers), desoxirribonucleotídeos e DNA-polimerase termo resistente.

Qual o objeto de estudo da genética molecular?

A genética molecular pode ser utilizada para fazer com que genes estranhos sejam expressos em bactérias e leveduras ou mesmo em outras células superiores.

Quanto ganha um especialista em biologia molecular?

Qual é o salário de Especialista de biologia molecular? O salário médio nacional de Especialista de biologia molecular é de R$3.250 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Especialista de biologia molecular na sua região.

Artigo anterior
Como se obtém energia termoelétrica?
Artigo seguinte
Como tirar o compartilhamento do Chromecast?