Qual o tipo de ligação química ocorre entre átomos de semicondutores?

Perguntado por: Viviane Leite de Henriques  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (13 avaliações)

O tipo de ligação química que ocorre entre átomos de semicondutores é a ligação iônica. Nessa ligação não há doação de elétrons de um átomo para o outro, como ocorre na ligação entre átomos de Sódio e de Cloro, que forma o sal (ligação covalente).

Qual é o tipo de ligação química que ocorre entre átomos de semicondutores?

Os semicondutores são chamados intrínsecos quando são cristalinos puros, sem qualquer impureza. Por isso, encontramos os átomos de silício, por exemplo, ligado a apenas outros átomos de silício. Neste caso, os átomos de silício se ligam entre si através de uma ligação química denominada covalente.

Quais os tipos de semicondutores?

O germânio (Ge) e o silício (Si) são os materiais semicondutores mais comuns. A produção de silício, entretanto, é mais explorada justamente por apresentar uma ligação química mais eficaz. O arseneto de compostos de gálio também pode ser utilizado como semicondutor.

Como são formados os semicondutores?

Os materiais semicondutores mais simples são constituídos de átomos de um único elemento químico com quatro elétrons na camada de valência, ou seja átomos tetravalentes. Dois átomos, tetravalentes, bastante utilizados em materiais semicondutores são o germânio (Ge) e silício (Si).

Quais materiais dão origem aos semicondutores?

Átomos exibindo esta configuração eletrônica são denominados de átomos tetravalentes. A Fig. 1 ilustra a configuração dos átomos tetravalentes de germânio (Ge) e silício (Si) que dão origem a materiais semicondutores.

Ligações Químicas - Brasil Escola

32 questões relacionadas encontradas

O que é um material semicondutor?

Os semicondutores são sólidos capazes de mudar sua condição de isolantes para condutores com grande facilidade. Muito utilizado em equipamentos eletrônicos, os semicondutores são sólidos capazes de mudar sua condição de isolante para condutores com grande facilidade.

Por que alguns materiais são semicondutores?

Para que os materiais semicondutores possam conduzir corrente elétrica é necessário que seus átomos se agrupem para ganhar estabilidade. Isso ocorre quando há ligações químicas covalentes nas quais os átomos passam a ter oito elétrons e se tornam condutores de eletricidade.

Onde são encontrados os semicondutores?

O silício é o elemento mais freqüentemente encontrado na natureza, após o hidrogênio, na forma natural, é encontrado nas rochas e em minérios. O semicondutor é um material-chave na indústria eletrônica. Os dispositivos que utilizam o semicondutor são hoje utilizados em todo tipo de circuitos.

O que são semicondutores é dê exemplos?

São aqueles que estão numa situação intermediária, ou seja, em determinada situação são isolantes e em outra são condutores. Esses materiais são classificados como semicondutores. O silício e o germânio são os semicondutores mais utilizados no mercado. Vamos tomar como exemplo o silício.

Quem criou os semicondutores?

O primeiro semicondutor foi inventado em 1948, pelos físicos americanos John Bardeen, Walter Houser Brattain e William Shockley que construíram o primeiro transístor pelo que obtiveram em conjunto o Prémio Nobel da Física em 1956.

O que é semicondutor do tipo N?

Semicondutores do tipo n

Um semicondutor extrínseco que foi dopado com átomos de doadores de elétrons é chamado de semicondutor do tipo n, porque a maioria dos portadores de carga no cristal são elétrons negativos.

Qual a diferença entre os materiais semicondutores Tipo-p tipo N?

Semicondutor extrínseco do tipo N: Os elétrons excedentes se movem pelo material. Semicondutor extrínseco do tipo P: O excesso de cargas positivas equivale à existência com facilidade de “buracos” que propiciam a movimentação de elétrons e a condução da eletricidade.

O que são semicondutores para que servem?

Os semicondutores são uma classe de materiais capazes de conduzir correntes elétricas. Eles são matéria-prima para a produção de chips usados nos mais diversos aparelhos eletrônicos, como smartphones, videogames e computadores.

Qual é o princípio da ligação covalente?

A ligação covalente é aquela em que os átomos dos elementos químicos compartilham seus elétrons a fim de ficarem estáveis. A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre entre átomos de hidrogênio, ametais e semimetais, com a finalidade de ficarem estáveis.

Quais materiais apresentam ligação iônica?

As Ligações Iônicas são as ligações químicas que ocorrem entre os átomos quando estes reagem entre si a fim de alcançarem a estabilidade.
...
Alguns exemplo de ligações iônicas:
  • Na+Cl- = NaCl (Cloreto de sódio ou sal de cozinha)
  • Mg2+Cl- = MgCl2 (Cloreto de Magnésio)
  • Al3+O2- = Al2O3 (Óxido de Alumínio)

Quais são os materiais condutores?

Bons condutores são materiais que permitem que os elétrons se desloquem facilmente. Os metais, em geral, são ótimos condutores de eletricidade. Neles, os elétrons fluem com facilidade. Por isso, o cobre, o alumínio e o estanho costumam ser empregados na fabricação de fios elétricos.

O que são semicondutores PDF?

Semicondutores são materiais para os quais a 0 K (zero Kelvin), a banda de valência, BV, está totalmente preenchida e a banda de condução, BC, totalmente vazia, funcionando nessa condição como isolantes.

Quais são os materiais supercondutores?

O alumínio e o estanho são dois exemplos de materiais supercondutores. É habitual que os materiais arrefeçam com hélio líquido para que possam alcançar a tal temperatura crítica. Quando o material se transforma em supercondutor, pode ser usado para o desenvolvimento de circuitos e electroímanes.

Qual a importância dos semicondutores para a sociedade?

Eles são matéria-prima para a produção dos chips usados nos mais diversos aparelhos eletrônicos, como smartphones, videogames, eletrodomésticos e computadores. Além disso, são fundamentais na indústria automobilística e faz parte de vários componentes dos veículos.

O que são materiais semicondutores é supercondutores?

Supercondutores são materiais capazes de conduzir a eletricidade, sem oferecer qualquer tipo de resistência, assim que atingem uma temperatura muito baixa, conhecida como temperatura crítica.

Qual a diferença entre semicondutores é supercondutores?

Os semicondutores, cujo exemplo mais conhecido é o silício, estão na base de toda a tecnologia eletrônica e computacional, enquanto os supercondutores são os materiais que conduzem eletricidade sem perdas, sendo a base dos magnetos das máquinas de ressonância magnética e de aceleradores de partículas como o LHC, mas ...

Qual a diferença entre dopagem tipo pé tipo N?

O nome N provém da negatividade gerada da carga negativa existente. P: nesta dopagem, há adição de boro ou gálio ao silício. Ambos possuem três elétrons na camada de valência. Quando são adicionados ao silício criam lacunas, que conduzem corrente e a ausência de um elétron cria uma carga positiva (por isso o nome P).

O que é um diodo tipo P?

O diodo é construído a partir de materiais semicondutores, como o silício ou o germânio, que são fundidos para criar uma junção PN, sendo que P representa a polaridade positiva e N, a negativa. A polaridade positiva P de um diodo é onde há falta de elétrons, sendo essa região também chamada de lacuna ou buraco.

O que é um semicondutor extrínseco tipo P?

Semicondutores do tipo p

Um semicondutor extrínseco que foi dopado com átomos receptores de elétrons é chamado de semicondutor do tipo p , porque a maioria dos portadores de carga no cristal são orifícios de elétrons (portadores de carga positiva).

Como é formado um semicondutor do tipo P?

Um semicondutor tipo-P é obtido através do processo de dopagem, adicionando-se um certo tipo de composto, normalmente trivalente, isto é, com 3 elétrons na camada de valência, ao semicondutor para aumentar o número de portadores de carga livres (neste caso positivas, lacunas).

Artigo anterior
Por que a baixa umidade prejudica o processo de fabricação de rações?
Artigo seguinte
Quantos deficientes existem no Brasil 2020?