Como descrever a palpação?

Perguntado por: Carlos Pires de Carvalho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (45 avaliações)

A palpação é uma parte importante do exame físico. Com ela se sente a textura, o tamanho, a consistência e localização de certas partes do corpo com as mãos. Além de se poder também determinar áreas dolorosas. Assim como qualificar a dor sentida pelos pacientes.

Como descrever palpação abdominal?

A técnica é digito-digital, em que o examinador posiciona uma das mãos sobre o abdome e percute com o dedo indicador.
  1. Som normal: maciço (baço e fígado), timpânico (vísceras ocas);
  2. Percussão normal: macicez hepática no hipocôndrio direito; timpanismo no espaço de Traube, timpanismo nas demais regiões.

Como é realizado a palpação?

Na palpação, verifica-se o estado das estruturas externas por pressão: a parte superficial do corpo com pressão de 1 cm; a parte profunda com pressão de 4 cm. A percussão, variante da palpação, aplica pequenos golpes no organismo e analisa as vibrações quanto à intensidade, tonalidade e timbre.

Como descrever o exame físico respiratório?

O exame físico do aparelho respiratório é dividido em inspeção, palpação, percussão e ausculta.
...
Dessa forma, as principais alterações do padrão do ritmo respiratório que podem ser encontradas são denominadas:
  1. Taquipneia.
  2. Hiperpneia.
  3. Bradipneia.
  4. Apneia.
  5. Dispneia suspirosa.
  6. Ritmo de Cantani.
  7. Respiração de Kussmaul.
  8. Ritmo de Biot.

Quais são os tipos de palpação?

- Mãos em garra – para palpação de órgãos profundos; - Em forma de pinça – utilizando o polegar e o indicador; - Digitopressão: comprimir uma área corporal utilizando a polpa digital do indicador ou polegar; - Palpação bimanual – uma das mãos aproxima a estrutura que será examinada pela outra.

PALPAÇÃO DO ABDOME

32 questões relacionadas encontradas

O que é palpação na enfermagem?

A palpação é uma forma de diagnóstico por pressão. O profissional utiliza a mão ou os dedos para pressionar a superfície do corpo do paciente.

O que é palpação na fisioterapia?

A Anatomia Palpatória é uma técnica que através do tato nos permite compreender as estruturas corporais bem como suas funções e sincronismos. A palpação é realizada através das polpas digitais utilizando-se de movimentos suaves e precisos.

Como descrever o exame físico do tórax?

AVALIAÇÃO DA EXPANSIBILIDADE TORÁCICA

Iniciar o exame pelos ápices e ir deslocando as mãos em direção às bases. Pousar as mãos espalmadas sobre as regiões a serem examinadas, de tal modo que os polegares se toquem levemente, em ângulo quase reto. Os demais dedos encostam levemente no tórax, levemente fletidos.

Como descrever ausculta pulmonar no Prontuario?

O enfermeiro pressiona, firmemente, o diafragma do estetoscópio contra a parede torácica e move o estetoscópio da região torácica superior (próximo ao pescoço) em direção à região torácica inferior. Ele deve auscultar anteriormente, lateralmente e posteriormente, sempre que possível.

Como se descreve uma ausculta pulmonar?

O paciente deve estar com tórax despido e respirar pausada e profundamente, com a boca aberta, sem fazer ruído, idealmente. A ausculta é realizada com diafragma do estetoscópio, de maneira simétrica nas faces posterior, laterais e anterior do tórax.

Como é feita a palpação do fígado?

Para a realização da palpação com as mãos em garra devemos nos posicionar à direita do tórax do cliente, colocando ambas, lado a lado, ao final do gradil costal, pressionando o abdome com os dedos para dentro e para cima. Dessa forma iremos sentir a borda do fígado com a ponta dos dedos.

O que avalia a palpação?

A palpação assim como a inspeção, percussão e ausculta é uma das propedêuticas utilizadas na avaliação manual de suma importância para os achados anatômicos e detecção de possíveis assimetrias e disfunções. A terapia manual vem sendo muito utilizada para abordagens de avaliação manual e tratamento fisioterapêutico.

Como examinar um paciente?

Condições necessárias para realizar-se um bom exame clínico:

Respeito e delicadeza durante a realização do exame: só expor o segmento do corpo em exame; informar o paciente sobre os passos de exame; ao examinar segmentos em que há queixa álgica, informar o paciente.

Como escrever abdômen corretamente?

Plural: abdómenes. Grafia no Brasil: abdômen. Grafia no Brasil: abdômen. Grafia em Portugal: abdómen.

O que é o sinal de Blumberg?

Conhecido como Sinal de Blumberg – dor ou piora da dor à compressão e descompressão súbita do ponto de McBurney (situado dois terços da distância da cicatriz umbilical à espinha ilíaca ântero-superior direita ).

O que é o sinal de McBurney?

O ponto de McBurney, também conhecido como ponto apendicular, é uma região abdominal descrita pelo cirurgião Charles McBurney. Ele encontrou a área exata que, quando comprimida profundamente e descomprimida bruscamente, desencadeia dor no paciente que tem indicativo de peritonite causada por um tipo de abdome agudo.

Quais são os sons da ausculta pulmonar?

Os sons pulmonares são definidos como roncos, estridores, estertores e sibilos.

O que significa AHT na ausculta pulmonar?

Sons Respiratórios MV (+) AHT, S/ RA Tradução: som pulmonar presente em ambos hemitóraces, sem ruídos adventícios. #Sons Respiratórios Normais 1. Som traqueal normal a. Audível na inspiração e expiração; b.

Como identificar ruídos pulmonares?

Auscultação pulmonar é uma técnica do exame físico utilizada pelos profissionais da saúde para identificar os ruídos pulmonares geralmente usando um estetoscópio.

O que deve ser avaliado no exame do tórax?

O exame do tórax se inicia por meio da inspeção estática. Avalia-se a presença de cicatrizes, lesões, abaulamentos, retrações e assimetrias. Também é avaliado o tipo de tórax do paciente, processo este eminentemente observacional, e para poder guiar o seu olhar, sugerimos que dê uma olhada nas imagens a seguir.

Qual a sequência do exame físico geral?

O exame se divide em quatro etapas: inspeção, ausculta, palpação e percussão. É importante que o paciente esteja confortável física e psicologicamente em todos os momentos do exame físico.

Qual a diferença entre inspeção e palpação?

Essas técnicas são divididas em inspeção (visão e olfato), ausculta (audição), palpação (tato) e percussão (tato e audição). É importante que durante essas técnicas (menos na ausculta), você informe ao paciente sobre o que você está fazendo e com qual objetivo.

Como se faz uma avaliação postural?

Posição do paciente

O posicionamento de seu paciente irá falar muito sobre a sua possível lesão e/ou patologia. Por isso, no momento de realizar a avaliação postural dele você deve posicioná-lo de forma na qual você consiga dar a volta por seu corpo. Lembre-se de não mexê-lo para não alterar a suas influências tônicas.

Quais são as fases da avaliação fisioterapêutica?

Este se constitui de quatro etapas: inspeção estática, inspeção dinâmica, palpação, e ausculta pulmonar 5.

Quais são as etapas do processo de enfermagem?

Além disso, ele divide o processo de sistematização em cinco etapas:
  • I – Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) ...
  • II – Diagnóstico de Enfermagem. ...
  • III – Planejamento de Enfermagem. ...
  • IV – Implementação. ...
  • V – Avaliação de Enfermagem.

Artigo anterior
O que é visão sistêmica e como pode ser aplicada?
Artigo seguinte
Por que alguns sólidos conduzem eletricidade é outros não?