Pode o juiz de ofício conhecer de irregularidades referentes ao valor da causa?

Perguntado por: Érika Madalena Vicente  |  Última atualização: 4. Januar 2022
Pontuação: 5/5 (60 avaliações)

O juiz corrigirá, de ofício e por arbitramento, o valor da causa quando verificar que não corresponde ao conteúdo patrimonial em discussão ou ao proveito econômico perseguido pelo autor, caso em que se procederá ao recolhimento das custas correspondentes.

Como deve ser o valor atribuído a uma causa?

Art. 291. A toda causa será atribuído valor certo, ainda que não tenha conteúdo econômico imediatamente aferível. ... Dessa forma, o valor da causa é um dos requisitos da petição inicial e deve ser atribuído mesmo às causas que versem sobre pedido que não possua valor econômico imediatamente visível.

O que é a incorreção do valor da causa?

337 do CPC, que trata da chamada “incorreção do valor da causa”, que basicamente é a hipótese em que o demandado, após citado, argui que o valor atribuído pelo requerente é incompatível com o direito em litígio.

O que o réu pode alegar na contestação?

Incumbe ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir. ... É a oportunidade que o réu terá de fazer toda a sua matéria de defesa.

Quando o juiz deve determinar a emenda da inicial?

DOUTRINA. "Se o Juiz verificar pequenas imperfeições, lacunas ou omissões que não comprometam o deferimento da inicial, mas que demandem correção, determinará a emenda da inicial no prazo de quinze dias, nos termos do art. 321 do CPC/2015.

Quando o Juiz pode, de Ofício, rever o valor da execução

19 questões relacionadas encontradas

O que o juiz faz ao receber a petição inicial?

Ao receber a petição inicial, o juiz irá examinar se ela atende a todos os requisitos da lei. Se faltar qualquer um deles ou se a petição estiver insuficientemente instruída, o juiz apontará a falta e dará o prazo de 10 dias para que o autor a emende ou a complete (art. 321/CPC).

Qual é o princípio que informa a emenda da petição inicial e o que ele determina?

Emenda da Petição Inicial: Em decorrência do princípio da primazia do julgamento do mérito (art. ... 319, IX), o descumprimento dos requisitos formais não leva automaticamente ao indeferimento da petição inicial. Antes disso, na realização do juízo de admissibilidade da petição inicial, o juiz deve determinar a sua emenda.

Quais são as preliminares que podem ser apresentadas na contestação?

(1) O art. 337 e seus incisos, então, trazem as chamadas preliminares da contestação. Em sua maioria, são alegações de ordem formal, que podem tanto extinguir o processo quanto dilatá-lo no tempo.
...
São elas, dessa maneira:
  • inépcia da petição inicial;
  • perempção;
  • litispendência;
  • coisa julgada;
  • convenção de arbitragem;

Como montar uma contestação?

Passo a passo sobre como fazer uma contestação de sucesso
  1. Análise da petição inicial. É fundamental ler e reler quantas vezes for necessária a petição inicial. ...
  2. Divida a sua defesa. ...
  3. Generalidades no início da peça. ...
  4. Reforce que é uma contestação. ...
  5. Resumo dos fatos. ...
  6. Tempestividade. ...
  7. Preliminares. ...
  8. Mérito.

Quando cabe à contestação?

A contestação é uma das formas do réu de um processo se defender das acusações feitas contra ele na petição inicial. É na contestação que o réu pode atacar as alegações da parte autora, rebater os principais argumentos, impugnar as afirmações do autor e alegar a matéria de defesa do litígio.

Quando o réu pode impugnar o valor da causa?

Impugnação ao valor da causa no Novo CPC

Art. 293. O réu poderá impugnar, em preliminar de contestação, o valor atribuído à causa pelo autor, sob pena de preclusão, e o juiz decidirá a respeito, impondo, se for o caso, a complementação das custas.”

O que é valor da causa para efeitos de alçada?

O valor da causa, em ações que têm conteúdo econômico, deve corresponder à importância objetivada. Entretanto, quando não se sabe exatamente o valor certo que se persegue, tendo-se apenas parâmetros para sua apuração, mantêm-se aquele atribuído aleatoriamente na inicial, e dado somente para fins de alçada.

Quem recebe o valor da causa em um processo?

Quem tem que pagar o valor da causa? O valor da causa, quando visa benefício econômico, é devido pelo réu e deve ser pago ao requerente da ação. Todavia o ideal seria se o valor da causa fosse fixado de forma definitiva desde o início da ação (arts. 290 e 319 do CPC) e assim permanecesse até o encerramento do processo.

Qual o valor da causa na cumulação de pedidos?

Havendo cumulação de pedidos, o valor da causa deve corresponder à soma de todos eles (art. 259 , II do CPC ). Assim, não há falar-se em nulidade da decisão quando o valor da causa presente na exordial incluir os montantes referentes ao dano moral e material suportados.

Como fazer o cálculo do valor da causa?

Basta verificar o valor mensal atual do benefício e multiplicá-lo por 12. Esse resultado, mais o produto final da soma de todas as parcelas vencidas, é o valor da causa da ação previdenciária.

Como calcular o valor da causa na reconvenção?

Valor da causa da reconvenção. O valor da causa deve corresponder ao valor do imóvel reivindicado somado a indenização pretendida, nos termos do artigo 292 , IV, V e IV do CPC .

Qual é a estrutura de uma contestação?

Dos fatos. Nesta seção do modelo de contestação, cabe ao advogado do réu apresentar um resumo ponto a ponto dos fatos elencados na petição inicial movida pelo autor. É a partir desses fatos que ele embasará a sua defesa, desde as argumentações preliminares até o mérito da contestação.

Quais os requisitos da contestação?

Os requisitos da contestação são semelhantes aos da petição inicial: nome e prenome das partes (qualificação não é necessária, se corretamente já feita na inicial); o endereçamento ao juízo da causa; documentos indispensáveis; requerimento de provas; dedução dos fatos e fundamentos jurídicos da defesa.

O que deve constar na contestação?

A contestação, assim como a petição inicial, deverá conter os seguintes requisitos: endereçamento correto, nome e prenome das partes com suas devidas qualificações (a qualificação não será necessária, se estiver correta na inicial), fatos e fundamentos jurídicos, requerimentos de provas, documentos indispensáveis e ...

Como devem ser as preliminares?

Em resumo, as preliminares são nada mais que sexo oral e/ou masturbação antes da penetração na transa.

O que não pode faltar em uma preliminar?

Melhorando suas preliminares em 3… 2…
  1. Orelha. Quem é que não gosta de um dirty talking bem sussurradinho antes, durante e depois das preliminares? ...
  2. Couro cabeludo. Tá, eu sei, é estranho. ...
  3. Parte de trás do pescoço e ombros. Continue lendo aqui: 5 partes do corpo que não devem ser ignoradas nas preliminares.

O que são preliminares peremptórias?

Classificação das Defesas Preliminares

As defesas peremptórias são aquelas que, caso acolhidas, ensejarão a extinção do processo: é o que chamamos anteriormente de vício insanável.

O que é a emenda da petição inicial?

A emenda à inicial é um instrumento para que o processo não seja indeferido por falta de informação. Por outro lado, caso ela não seja entregue no prazo estipulado pelo Código de Processo Civil (15 dias) ou no tempo estipulado pelo Juiz, o processo pode ser extinto sem a resolução do mérito.

Como corrigir erro na petição inicial?

Se você percebeu o erro antes da primeira audiência

Faça uma petição de aditamento e protocole. A CLT garante à reclamada um prazo de pelo menos 5 dias para elaborar a defesa (dá uma olhada no artigo 841, da CLT).

Artigo anterior
O que é um documento em HTML?
Artigo seguinte
Quais são as madeiras macias?