Quais são os desafios da docência na EPT?

Perguntado por: Henrique Branco Domingues  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (74 avaliações)

Para articular esses objetivos, foram também realizadas entrevistas com 43 professores de uma instituição da rede EPT, guiadas principalmente pelos cinco desafios da docência elencados por Aguiar Júnior, quais sejam: promover e sustentar engajamento dos estudantes nas tarefas escolares, ressignificar conteúdos ...

Quais os desafios da docência na EPT?

Foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica, investigação empírica e análise documental e apresenta, sem querer esgotar as discussões, quatro desafios considerados fundamentais para a docência no ProfEPT: (a) o desafio de ser grupo, (b) o desafio do alinhamento conceitual, (c) o desafio da pesquisa aplicada ao ...

Quais saberes futuros Você precisa aprimorar para melhor desempenhar as funções docentes na EPT?

Boa leitura!
  • Ser entusiasta das novas tecnologias. ...
  • Estar conectado e ser multidisciplinar. ...
  • Ser bilíngue. ...
  • Desenvolver sua inteligência emocional. ...
  • Promover a educação socioemocional.

Qual é a visão sobre EPT no Brasil?

A educação profissional e tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a finalidade precípua de preparar “para o exercício de profissões”, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade.

O que ensinar em educação profissional?

Propiciar aos trabalhadores jovens e adultos, não diplomados, uma qualificação profissional que lhes aumentasse a eficiência e a produtividade no trabalho. Aperfeiçoar os conhecimentos e habilidades técnicas de trabalhadores diplomados ou habilitados.

Quais os desafios da profissão de professor no Brasil?

37 questões relacionadas encontradas

O que significa atuar na docência?

Significado de Docência

substantivo feminino Ação ou resultado de ensinar; ato de exercer o magistério; ministrar aulas. Característica ou particularidade de docente. Etimologia (origem da palavra docência).

Qual a importância da profissão docente?

O trabalho docente é a base da formação escolar e contribui não só com o desenvolvimento dos alunos, mas com o progresso da sociedade em geral, utilizando o conhecimento e a educação como instrumento.

O que é ser um educador?

Educador é o sujeito responsável por coordenar, na relação com o outro, os processos de ensino e aprendizagem. Isso significa que o educador é um profissional que investe no processo de desenvolvimento do educando, sempre ciente do que ele, efetivamente, necessita aprender.

Qual o principal objetivo da educação profissional?

A educação profissional tem o objetivo de desenvolver competências profissionais de jovens e adultos em diversas atividades do setor produtivo para suprir uma demanda por mão de obra qualificada e certificada.

Quais são os conceitos fundamentais da educação profissional?

A própria definição de educação profissional auxilia na composição destas respostas: a educação profissional busca integrar escola e trabalho levando-se em conta técnicas de produção e critérios de produtividade e requer, além do domínio operacional de um determinado fazer, a compreensão global do processo produtivo, a ...

O que é a didática profissional?

A didática profissional tem como objetivo analisar o trabalho com vistas à formação das competências profissionais.

Quais os desafios da educação profissional?

Os 5 maiores desafios do profissional de educação
  • 1 1. A diferença entre um especialista e um professor.
  • 2 2. Os diferentes perfis de estudantes.
  • 3 3. A falta de tempo.
  • 4 4. A tecnologia e a batalha pela atenção.
  • 5 5. A busca por alternativas.

O que diz a LDB sobre educação profissional?

A nova redação dos artigos 37, 39, 41 e 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) propõe que a educação profissional integre-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.

Qual a importância de fazer um curso?

Diversifica as habilidades

Uma formação profissionalizante colabora para que os estudantes adquiram várias competências aplicáveis em um ramo de atuação. Assim, eles se tornam aptos a desempenhar mais de uma função, ampliando suas possibilidades de carreira.

Quais competências O professor do futuro precisa desenvolver para desenvolver uma aprendizagem significativa?

Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial (2020) sobre o futuro dos empregos, as principais competências para o profissional do futuro nos próximos cinco anos serão o pensamento analítico e inovação, aprendizagem ativa, resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade.

Como deve ser o professor do futuro?

O professor do futuro tem a capacidade de buscar novos instrumentos avaliativos para mensurar melhor a aprendizagem. Ele organiza e analisa dados coletados a partir dos instrumentos de avaliação, facilitando seu feedback com os alunos e se preocupando mais com o resultado do processo de ensino.

Como será o futuro dos professores?

O professor do futuro será um profissional mais global e integrado com os elementos modernos que já estão começando a ser utilizados na sala de aula. Junto da modernidade técnica, o futuro das escolas também vai valorizar os aspectos sociais e comportamentais dos profissionais.

Qual o objetivo da educação profissional e tecnológica?

A educação profissional e tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a finalidade precípua de preparar “para o exercício de profissões”, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade.

Qual a função da educação básica e da educação profissional?

voltada para a superação da dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual cultura geral e cultura técnica. Uma educação que contribua para o domínio dos fundamentos científicos das diferentes técnicas que caracterizam o processo de trabalho (FRIGOTTO, CIAVATTA e RAMOS, 2005).

Quais são os três níveis da educação profissional?

2.208/97, concebendo a articulação entre ensino médio e educação profissional como entre dois segmentos distintos, definindo para este último segmento três níveis: básico, técnico e tecnológico.

Qual é a diferença entre professor e educador?

O dicionário Aurélio, de Língua Portuguesa, define professor como “aquele que professa ou ensina uma ciência, uma arte, uma técnica, uma disciplina” Já o termo educador, que tem origem do vocábulo latim “educatore”, é definido como “aquele que educa”.

O que me torna um educador?

Na primeira categoria, estamos todos: qualquer um pode e deve ser um educador, porque a Educação não é responsabilidade só da escola, mas de toda sociedade. Em 2015, o movimento Todos Pela Educação lançou a campanha das “5 Atitudes Pela Educação”.

Qual é a diferença de pedagogo e professor?

O termo pedagogo surgiu na Grécia, com o significado etimológico de preceptor, mestre, guia, aquele que conduz. O educador parece englobar as definições de professor e pedagogo, com “algo mais”.

Por que a profissão docente é uma prática social?

Para Pimenta e Lima (2004), a profissão docente é uma prática social, ou seja, é um meio de intervir na realidade, por intermédio da educação que ocorre, essencialmente, nas instituições de ensino.

O que diz o artigo 39 da LDB?

Art. 39. A educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. Parágrafo único.

Artigo anterior
Qual é a finalidade do projeto político pedagógico?
Artigo seguinte
Como verificar o crescimento de uma empresa?