O que é uma ação de interdito proibitório?

Perguntado por: Luana Daniela de Machado  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (1 avaliações)

Em resumo, o interdito proibitório é uma ordem judicial que visa repelir algum tipo de ameaça à posse de determinado possuidor, garantindo a ele a devida segurança para impedir que se concretize tal ameaça, acompanhada de pena ou castigo para a hipótese de falta de cumprimento dessa ordem.

Quando é cabível a ação de interdito proibitório?

Dessa maneira, podemos dizer que a hipótese de cabimento do interdito proibitório é a existência de violência iminente contra o direito de posse. Essa violência ocorre na forma de turbação ou esbulho. ... Havendo concretização, todavia, caberá ação de manutenção ou reintegração de posse.

Quem tem direito ao interdito proibitório?

O Art. 1.210 do Código Civil estabelece que o indivíduo que detém posse de um bem tem o direito à proteção do mesmo contra violência iminente que possa ameaçar a posse. ... Podemos dizer então que, é cabível a ação de interdito proibitório quando há a existência de violência iminente contra o direito de posse.

Quais os requisitos do interdito proibitório?

- O justo receio de ser molestado, além da posse que deve ser provada, é requisito fundamental do interdito proibitório. Para manejar o interdito proibitório, o inte- ressado deve demonstrar um fundado receio de dano, e não apenas manifestar um receio subjetivo sem apoio em dados concretos aferíveis pelo juiz.

Como fazer uma petição de interdito Proibitorio?

Para a concessão da medida liminar de interdito proibitório, deve o requerente demonstrar a sua qualidade de possuidor do bem, seja direto ou indireto, assim como o justo receio de ser molestado em sua posse, consoante o art. 932 do Código de Processo Civil.

AULA 9 - INTERDITO PROIBITÓRIO E AÇÕES AFINS

16 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre manutenção de posse é interdito proibitório?

Como vimos, a principal diferença se encontra no estado da posse, ou seja, ou você perdeu a posse (reintegração), está sendo perturbado na posse mas a mantém (manutenção), ou tem apenas uma expectativa de perder (interdito proibitório).

O que é ação de interdito proibitório com pedido de liminar?

Interdito proibitório Interdito proibitório é uma ação preventiva e cabível quando o legítimo possuidor do bem sofrer uma ameaça de turbação ou de esbulho.

Em que hipótese é adequada a instauração do interdito proibitório?

× INTERDITO PROIBITÓRIO: será cabível quando se estiver diante de ameaça ao exercício da posse. Ameaça é caracterizada quando há fundado receio de que a posse seja turbada ou esbulhada. Sempre será processado pelo rito especial, haja vista que a ameaça de ofensa há de ser necessariamente atual.

O que caracteriza o esbulho possessório?

O que é esbulho possessório? O esbulho possessório é um dos tipos de lesão possessória e é caracterizado pela perda da posse ou da propriedade de um determinado bem, através de violência, clandestinidade ou precariedade.

Qual é a Justiça competente para processar e julgar a ação de interdito proibitório?

É competente a Justiça do Trabalho para processar e julgar ações possessórias, incluindo o interdito proibitório, ainda que essas ações sejam decorrentes do exercício de greve dos trabalhadores da iniciativa privada.

O que é ação de reivindicação de posse?

Trata-se de ação que o proprietário tem, com base em seu direito, para reaver a posse da coisa, que está indevidamente com o terceiro.

Quando entrar com ação de manutenção de posse?

Caso o possuidor tenha a posse turbada, uma das medidas possíveis é a ação de manutenção de posse, prevista no Código de Processo Civil, serve para proteger a propriedade de quem sofre uma invasão.

O que é imissão na posse do imóvel?

A ação de imissão de posse é um tipo de ação petitória que tem por objetivo proteger o direito de posse do indivíduo que ainda não a possui. Assim, através dessa ação é possível exercer o direito que não estava sendo usufruído.

Qual a finalidade do interdito possessório?

Interdito proibitório - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

Tal ação possessória visa proteger preventivamente a posse que está sofrendo ameaça de ser molestada ou sob iminência de sofrê-la.

Quais são os interditos possessórios?

Os interditos possessórios:

São elas a ação de reintegração de posse, a ação de manutenção de posse e a ação de interdito proibitório. São três as lesões possessórias: esbulho, turbação, e ameaça, sendo que para cada tipo de lesão haverá uma tutela jurisdicional adequada.

É inadmissível o interdito proibitório para a proteção do direito autoral?

CPC, Art.

A título de conhecimento, conforme a súmula 228 do Superior Tribunal de Justiça é inadmissível o interdito proibitório para a proteção do direito autoral. ... A proteção preventiva da posse diante da ameaça de atos turbativos ou esbulhadores opera-se mediante o interdito proibitório.

Como provar o esbulho possessório?

"A testemunhal é a prova por excelência, nas questões possessórias, para se comprovar a posse do autor, a prática da turbação ou do esbulho, como para a identificação do agente e da data em que se praticou o ato que molesta ou retira a posse daquele possuidor, requisitos para acolher a custódia possessória".

O que fazer em caso de esbulho possessório?

Em casos de esbulho, para que você recupere seu imóvel, será necessário entrar com uma ação de reintegração de posse. Além disso, em alguns casos de turbação, a jurisprudência entende que é cabível esta mesma ação, uma vez que o dono deseja reaver a posse do bem.

Quais os tipos de esbulho?

Os tipos de esbulho são:
  • Invasão de propriedade;
  • Ocupação indevida;
  • Obstrução de locomoção de pessoas no exercício de suas obrigações profissionais;
  • Desapropriação indireta;
  • Quando um locador solicita ao locatário a sua retirada do imóvel, mas esse se recusa a sair dela.

Quais as ações possessórias e as hipóteses de cabimento?

“O cabimento de cada ação possessória cirge-se à moléstia que tenha ocorrido, ou possa vir a ocorrer, à posse. ... Assim, se ocorreu perda da posse sobre parte da coisa (por exemplo, apenas uma parcela do imóvel foi isolada, e nessa parcela o possuidor tem o acesso impedido), ocorre esbulho, e não turbação.

Em que hipóteses Admite-se a arguição da exceção de domínio em uma demanda possessória?

505, 2. ª parte, do CC/1916 admitia a exceção de domínio quando a ação possessória se fundasse em uma alegação de propriedade. 38 Interpretando o dispositivo legal, o STF editou a Súmula 487, admitindo a exceção de domínio quando o possuidor alegava ser proprietário e o réu arguia a propriedade como defesa indireta.

Quais os requisitos essenciais da petição inicial nas ações possessórias?

Requisitos para propositura de ações possessórias
  • a posse;
  • o esbulho ou a turbação;
  • a data do esbulho ou turbação;
  • e, por fim, os efeitos do esbulho ou turbação.

O que é uma ação de manutenção de posse?

Destina-se a proteger o possuidor contra atos de turbação de sua posse. Seu objetivo é fazer cessar o ato do turbador, que molesta o exercício da posse, sem eliminar a própria posse.

O que é uma ação Petitória?

As ações petitórias são aquelas em que o autor quer a posse do bem, e ele assim deseja pelo fato de ser proprietário. São exemplos de ações petitórias: ação reivindicatória, ação de usucapião, ação publiciana, ação de imissão na posse e a ação ex empto .

Qual a diferença entre turbação e esbulho?

O que é Esbulho, turbação e ameaça:

O esbulho (ou esbulho possessório) consiste na privação total da posse de um bem. ... A turbação é uma ofensa menor ao direito de posse. Consiste em um esbulho parcial no qual o possuidor perde somente parte da posse de um bem, sem que haja perda de contato com o bem turbado.

Artigo anterior
Qual a relação existente entre a ciência tecnologia e a sociedade no ensino de ciências?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para o pelo crescer depois de depilar a laser?