O que são nódulos pulpares?

Perguntado por: Renato Lucas Costa  |  Última atualização: 3. Mai 2024
Pontuação: 4.1/5 (40 avaliações)

os nódulos pulpares são calcificações de etiologia controversa, presentes no tecido pulpar com tamanho variável. Sua detecção acontece durante exames radiográficos de rotina, apresentando-se como imagens radiopacas únicas ou múltiplas, de formato circular ou ovoide.

O que causa o nódulo pulpar?

Alguns estudos apontam a cárie dentária como um dos possíveis fatores de formação de nódulos pulpares, pois o processo carioso induz a formação de dentina terciária, para que esta possa proteger a polpa dentária dos produtos tóxicos produzidos pelas bactérias cariogênicas.

Como remover Nodulo pulpar?

O uso do ultrassom nos permite, através da geração de ondas ultrassônicas que micromovimentam o inserto, a remoção de estruturas calcificadas, sem ocasionar o desgaste das estruturas anatômicas adjacentes.

O que é calcificações pulpares?

Introdução: a calcificação pulpar é caracterizada pelo depósito de tecido mineralizado no interior da câmara e/ou dos condutos radiculares. Tem como fatores predisponentes o trauma dentário, tratamento ortodôntico, idade, doenças sistêmicas e cárie, sendo sua principal complicação a necrose.

O que é esclerose pulpar?

É aquela em que os fenômenos inflamatórios instalam-se com lentidão, sobrevindo tardiamente a mortificação pulpar. Influe decisivamente na evolução da inflamação pulpar a intensidade do irritante, e principalmente, as condições da câmara pulpar.

Tratamento endodôntico com presença de nódulos pulpares

26 questões relacionadas encontradas

O que é um pólipo pulpar?

O pólipo pulpar é um tipo de hiperplasia inflamatória pouco comum associada a dentes não-vitais. Os distúrbios pulpares são divididos em pulpites reversíveis e irreversíveis, com base na capacidade da polpa dental inflamada em retornar ao seu estado normal após remoção do estímulo nocivo.

Como remover o pólipo pulpar?

Como tratar o Pólipo Pulpar ou Hiperplasia gengival

Nesse segundo caso, quando o dente é passível de restauração, o tratamento indicado para esses casos de pólipo pulpar, é o tratamento endodôntico e então restaurá-lo. Em casos de extrema destruição dentária, a extração pode ser indicada.

Qual tratamento para calcificação pulpar?

O tratamento deve ser progressivo e minimamente invasivo, com base em técnicas de branqueamento e/ou restaurações adesivas conservadoras. O tratamento endodôntico não deve ser opção sem que ocorra sintomatologia ou patologia periradicular.

Como remover calcificação nos dentes?

O tratamento para retirar tártaro dos dentes geralmente é feito em consultório do dentista, que pode fazer uma limpeza profunda com raspagem, ultrassom e laser para remover a película formada sobre dos dentes e gengivas, promovendo também o clareamento dos dentes.

Quando o canal do dente está calcificado O que fazer?

Os canais calcificados

Nem todo dente com canal calcificado necessita de tratamento endodôntico. Você somente irá realizar o tratamento endodôntico em dentes desse tipo, se houver infecção ou se o dente necessitar de algum procedimento protético. Desta forma, o diagnóstico correto é muito importante nestes casos.

Qual o objetivo da inflamação pulpar?

A inflamação pulpar ou pulpite ocorre quando o dente sofre algum tipo de agressão, levando a uma vasodilatação da polpa. Por esse motivo, quando não diagnosticada e tratada da maneira correta, a inflamação da polpa dentária pode trazer prejuízos maiores para a saúde bucal do paciente, como dores e perda do elemento.

O que é uma lesão periapical?

A lesão inflamatória periapical é a resposta local do osso ao redor do ápice do dente que se desenvolve após a necrose do tecido pulpar ou doença periodontal extensa. Quando o canal radicular não cura, recomenda-se repeti-lo. Se isso não controlar a evolução da lesão, então, é indicada a cirurgia periapical.

Qual é o nome do tratamento de canal?

A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido. Esse procedimento sela o canal radicular.

O que significa nódulo no dente?

Esse nódulo pode ser causado por um abscesso da gengiva, de um dente ou por irritação. Mas, como alguns tumores anômalos no interior ou ao redor da boca podem ser malignos, os tumores devem ser examinados por um médico ou dentista imediatamente.

O que é calcificação dos dentes?

quando referimos a dente calcificado, queremos dizer que este dente pode estar apresentando uma calcificação pulpar ou radicular, ou seja, um estreitamento dessa região anatômica. pode ocorrer pela formação de dentina na região, causada por diversos motivos; restaurações, mastigação, traumas ou cáries dentais.

Porque o dente fica necrosado?

As possíveis causas para isso são: cáries extensas de evolução lenta, traumas, toque prematuro, restaurações profundas realizadas há mais tempo ou coroas unitárias executadas sem tratamento endodôntico prévio são algumas delas.

Qual pasta de dente tirar tártaro?

Pasta de dente remove tartaro
  • SENSODYNE. Pasta De Dente Sensodyne Creme Dental Anti-tártaro 90g. ...
  • COLGATE. ...
  • CREST. ...
  • Defengy Oc Pasta Dente Remove Tartaro Halito Fresco 80g. ...
  • Buscas relacionadas. ...
  • COLGATE. ...
  • Pasta Dentes Cães Clareadora Enzimatica Menta Arm & Hammer. ...
  • COLGATE.

Como abrir canal calcificado?

Acesso ao canal calcificado

O acesso à calcificação do canal pode ser feito com brocas convencionais, como a ponta TRA-24D. E se o canal for acessado, mas nenhuma luz for visualizada, o dentista pode empregar pontas do tipo TRA-12, broca LN e limas manuais de aço inoxidável e mecanizadas NiTi.

É normal o tártaro do dente sai sozinho?

Às vezes devido à um problema de gengiva em um estágio mais avançado , os dentes acabam se separando devido a perda de suporte ósseo em volta dos dentes, ou também em razão de alguma perda de dentes que você tenha tido.

É possível expelir pólipo?

Geralmente, é possível retirar o pólipo endocervical no próprio consultório, com auxílio de materiais específicos, por meio de exame ginecológico. No caso de pólipo endometrial, uma das maneiras de melhor avaliar e retirá-lo é a histeroscopia.

Quais os sintomas de pulpite?

A pulpite irreversível sintomática é caracterizada pela dor intermitente, espontânea, aguda, difusa, localizada ou referida. O quadro assintomático é caracterizado pela presença de uma inflamação crônica no tecido pulpar associado à câmara pulpar aberta, o que gera uma via de drenagem e resulta na ausência de sintomas.

O que tomar para desinflamar a polpa do dente?

Tratamentos caseiros para pulpite
  1. Bochechos com água e sal: ajuda a combater micro-organismos que causam a inflamação e dores na polpa do dente;
  2. Bochechos com chá de marcela e própolis: esses dois elementos acalmam e tem efeito antiinflamatório na pulpite;

O que tem dentro de um pólipo?

As mucosas são membranas umedecidas por glândulas, que recobrem o interior de alguns órgãos e estruturas do corpo do paciente. Existem mucosas no interior do nariz e da boca, no ânus do paciente e no útero, por exemplo.

O que tem dentro do pólipo?

Os pólipos são membranas umedecidas que recobrem o interior de alguns órgãos e estrutura do corpo do paciente. Existem mucosas no interior do nariz, da boca, anus e útero. A pólipos são tumores benignos e não são um tipo de câncer. Geralmente os médicos utilizam o surgimento como uma alerte para o câncer.

O que tem dentro da polpa do dente?

A polpa dentária é constituída de tecido conjuntivo frouxo, semelhante a de outras partes do organismo. Os odontoblastos, células presentes na superfície pulpar, são responsáveis pela formação da dentina e também fazem parte da sua estrutura.

Artigo anterior
Como funciona a execução provisória trabalhista?
Artigo seguinte
Qual é a carga horária de um Motoboy?