Sou obrigada a trabalhar em outra loja?

Perguntado por: Wilson Vicente Campos de Pereira  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (6 avaliações)

EM REGRA, SIM. As transferências de locais de trabalho que não provoquem a mudança na residência do empregado são, na maioria dos casos, legais e, portanto, o trabalhador é obrigado a aceita-las.

O que o patrão não pode fazer com o empregado?

Humilhar o funcionário – assédio moral
  • Não dar nenhuma tarefa.
  • Dar instruções erradas com o objetivo de prejudicar.
  • Atribuir erros imaginários ao trabalhador.
  • Fazer brincadeiras de mau gosto ou críticas em público.
  • Impor horários injustificados.
  • Transferir o trabalhador de setor para isolá-lo ou colocá-lo de castigo.

O que a empresa pode exigir do funcionário?

Desse modo, exigir o uso de sapatos, roupas e acessórios durante o horário de expediente é direito do contratante, de modo que o colaborador tem o dever de cumprir essa regra, sendo prudente estabelecer os critérios previamente e por escrito.

Quando o funcionário vai trabalhar em outra cidade?

Quando a empresa tem que pagar o deslocamento? A empresa precisa pagar o deslocamento do empregado para outra cidade quando ele viaja exclusivamente para cumprir deveres de trabalho. Se o seu funcionário viajou para cumprir compromissos referentes à empresa, então ele não deve arcar com qualquer despesa.

Quem é registrado em uma cidade e trabalha em outra?

Sim, pode! Não há vedação na prestação de serviço na matriz e filial desde que seja dentro da mesma jornada de trabalho, assim deverá constar no contrato de trabalho que o empregado poderá prestar serviços em locais indicados pelo empregador, de acordo com sua necessidade.

FUI CHAMADO PARA TRABALHAR EM OUTRA EMPRESA. O QUE FAZER?

21 questões relacionadas encontradas

Como fica quando o empregado está alocado em outra cidade?

Especialmente para as prestadoras de serviços que alocam colaboradores em outros municípios deverá ser atendido a regra da cidade em que o serviço é prestado, jamais na “sede” ou mesmo onde o empregado é “registrado”. O mesmo raciocínio vale para os feriados estaduais.

Quem tem direito ao deslocamento?

1. O empregador deve fornecer o transporte: seja individual ou fornecido a outros empregados, seja gratuito ou cobrado algum valor por ele. Desta forma, se o empregado utilizar transporte público regular, veículo próprio ou até mesmo for a pé para o trabalho, não são devidas horas in itinere.

Como funciona o deslocamento de trabalho?

“O tempo despendido pelo empregado desde a sua residência até a efetiva ocupação do posto de trabalho e para o seu retorno, caminhando ou por qualquer meio de transporte, inclusive o fornecido pelo empregador, não será computado na jornada de trabalho, por não ser tempo à disposição do empregador.”

O que diz a CLT sobre viagens a trabalho?

O tempo despendido em viagens atende, exclusivamente, aos interesses do empreendimento e, portanto, configuram tempo à disposição do empregador, nos termos do art. 4º da CLT, devendo, pois, ser remunerado como extras, ou ser computado para a devida compensação.

Quando um funcionário viaja a trabalho?

A lógica é simples: quando o funcionário fica a disposição da empresa suas horas devem ser remuneradas. Já quando está em descanso ou não está trabalhando, não constam horas extras. Mesmo em viagem só são consideradas horas extras os períodos que o funcionário estiver trabalhando e sobre as ordens da empresa.

O que é considerado um ato de humilhação no trabalho?

O assédio moral é a humilhação sofrida por um funcionário e pode ocorrer de muitas maneiras: bronca, ameaça, espalhar boatos contra o funcionário ou mesmo tirar objetos de trabalho, como a mesa ou o telefone, para constranger. Pode ser em público, ou não.

O que é coagir um funcionário?

Código Penal – Artigo 203

Coagir moralmente o empregado no ambiente de trabalho, através de atos ou expressões que tenham por objetivo atingir a dignidade ou criar condições de trabalho humilhantes ou degradantes, abusando da autoridade conferida pela posição hierárquica.

O que um funcionário não pode fazer?

As 8 coisas que você nunca deve fazer no trabalho
  1. Reclamar demais. ...
  2. Se voluntariar o tempo todo. ...
  3. Se vestir inapropriadamente. ...
  4. Falar sobre política. ...
  5. Espalhar fofoca. ...
  6. Gastar muito tempo em ligações pessoais, mídias sociais etc. ...
  7. Trabalhar doente. ...
  8. Roubar a comida do seu colega de trabalho.

Em que situação posso processar meu patrão?

Em regra, o empregado tem 2 ANOS após ter sido demitido/ter pedido demissão para processar seu ex-empregador na Justiça do Trabalho. IMPORTANTE: Para a contagem deste prazo, não há diferenças entre os tipos de "saída" da empresa.

Qual o valor de uma multa por desvio de função?

Caso seja reconhecido o acúmulo ou desvio de função, sendo determinado o pagamento pelo empregador de uma diferença salarial, esse valor irá refletir em todas as verbas salariais, tais como, aviso prévio, 13º salário, férias, FGTS e multa de 40%, horas extras e eventuais adicionais recebidos pelo trabalhador, como ...

O que é considerado constrangimento no trabalho?

Constrangimento no trabalho pode ser qualquer conduta praticada por um gestor, superior hierárquico ou colega de trabalho, que cause danos a alguém decorrentes da situação vexatória, humilhante e constrangedora.

O que diz o artigo 469 da CLT?

O que diz o artigo 469 da CLT

“Art. 469. Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio.”

Quantos km o funcionário pode andar por dia?

"O trajeto de 1,3 km pode até ser considerado curto para quem sai a passeio. Entretanto, não se pode exigir que o empregado caminhe tal distância, duas vezes por dia, para ir trabalhar", ponderou em seu voto. No seu modo de entender, não é razoável exigir que a trabalhadora faça o trajeto a pé.

Quem trabalha viajando tem direito a folga?

Após a reforma trabalhista, as folgas decorrentes de viagens corporativas são contabilizadas como horas extras comuns. Desse modo, o artigo 37 da CLT afirma que todos os trabalhadores têm direito a pelo menos um dia de folga após 6 dias seguidos de trabalho.

Qual o tempo limite para o percurso entre a residência e o trabalho?

4º da CLT, o tempo necessário ao deslocamento do trabalhador entre a portaria da empresa e o local de trabalho, desde que supere o limite de 10 (dez) minutos diários”.

Qual o tempo de deslocamento para consulta médica?

Quanto tempo tenho de deslocamento para a consulta médica? Como dissemos, cabe ao bom senso do empregador porque se houver necessidade do profissional se locomover entre compromissos, com toda certeza haverá um tempo de deslocamento. Em média, as empresas dão o período de 1 hora para esse percurso.

Como pagar deslocamento de funcionário?

Assim, o empregador deverá pedir ao empregado que informe, em documento escrito, o endereço residencial, quais serviços ou meios de transporte utiliza para o deslocamento e quantas vezes por semana isso será feito. O pagamento pode ser em dinheiro, e esse valor não é considerado para as contribuições do empregador.

Quem mora perto do trabalho tem direito a Vale-transporte?

Não existe determinação legal sobre distância mínima para concessão do benefício do vale-transporte ao empregado doméstico. Se o trabalhador faz uso de transporte público, por mínima que seja a distância, o empregador é obrigado a fornece-lo.

O que diz o artigo 470 da CLT?

470 - Em caso de necessidade de serviço, o empregador poderá transferir o empregado para localidade diversa da que resultar do contrato, não obstante as restrições do artigo anterior, mas, nesse caso, ficará obrigado a um pagamento suplementar, nunca inferior a 25% dos salários que o empregado percebia naquela ...

Qual o deslocamento?

O deslocamento é o módulo do vetor que liga as posições final e inicial de um móvel, enquanto o espaço percorrido é a soma de todos os deslocamentos lineares de um móvel.

Artigo anterior
Qual a diferença de um bloco é uma sapata?
Artigo seguinte
O que é ter sabedoria e discernimento?