O que é sinusite fúngica?

Perguntado por: Isabela Alícia Nunes  |  Última atualização: 27. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (74 avaliações)

A sinusite fúngica (rinossinusite fúngica) é uma infecção sinusal resultante de um fungo. Vários tipos de infecções fúngicas dos seios da face causam sintomas semelhantes. Isso pode incluir congestão nasal e dor nos seios da face (nas bochechas, na testa e entre os olhos).

Quais fungos causam sinusite?

Os principais patógenos responsáveis pela sinusite fúngica são Aspergillus sp., Fusarium sp., Candida sp., e Alternatia sp., entre outros (3).

Como acabar com a sinusite fúngica?

Sinusite fúngica tem como tratamento indicado, de forma geral, a cirurgia. É preciso avaliar cada caso e paciente para avaliar a indicação e a forma de realizar o procedimento. Consulte seu otorrino para uma orientação adequada. O tratamento da sinusite fúngica é basicamente cirúrgico.

Como é feita a cirurgia de sinusite fúngica?

A cirurgia é feita por dentro do nariz (por via endoscópica nasal) por meio de fibra ótica com o auxílio de vídeo, não sendo realizado incisões externas. O objetivo principal da cirurgia é ampliar a drenagem dos seios paranasais para a cavidade nasal, sendo assim necessário ampliar seus óstios de drenagem.

O que é aspergilose é sinusite fúngica?

A aspergilose nos seios paranasais pode formar um aspergiloma, uma sinusite fúngica alérgica, ou uma inflamação crônica lentamente invasiva com febre, rinite e cefaleia.

Sinusite fúngica: o que é, sintomas e tratamento

34 questões relacionadas encontradas

Qual exame é feito para saber se tenho a síndrome fúngica?

O exame micológico direto permite a procura por fungos no local afetado, verificando se eles são os responsáveis pelos sintomas relatados. Pessoas que lidam com o preparo de alimentos para fins comerciais também devem realizar esse exame para obter sua licença, mesmo que não tenham sintomas.

Qual exame fazer para saber se estou com síndrome fúngica?

Exame micológico é recomendado para detectar a presença de fungos no verão. Com a chegada do Verão, é muito comum casos de micoses, infecções causadas por fungos, na pele e nas unhas.

Como saber se a sinusite e bacteriana ou fúngica?

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de sinusite fúngica é feito através da analise dos sintomas, da história clinica da pessoa e de exames complementares. Os exames incluem videonasofibroscopia e tomografia computadorizada, que permitem verificar a presença de massas fúngicas no interior dos seios nasais.

Como saber se a sinusite se espalhou para o cérebro?

No cérebro

O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.

Quando a sinusite pode ser perigosa?

"Então, está com os sintomas nasais persistentes por mais de cinco dias, com febre e com alterações já na pele e com um agravamento dos sintomas, tem que procurar sempre o médico", reforça.

O que mata a bactéria da sinusite?

Os antibióticos mais comumente prescritos incluem amoxicilina, doxiciclina, trimetoprim-sulfametoxazol e cefalosporinas de primeira linha. Além disso, pode ser necessário o uso de descongestionantes, corticosteroides nasais, analgésicos e lavagens nasais. A cirurgia pode ser necessária em casos graves ou recorrentes.

Como se pega fungo?

Os fungos se reproduzem ao espalhar esporos microscópicos. Esses esporos estão muitas vezes presentes no ar e no solo, onde podem ser inalados ou entrar em contato com a superfície corporal de uma pessoa, principalmente a pele. Assim, as infecções fúngicas iniciam-se geralmente nos pulmões ou na pele.

Qual Exame de sangue detecta sinusite?

Quando os seios estão com líquido (sinusite), a luz fica fosca. Também um simples exame de sangue pode indicar, pelo aumento do número de eosinófilos, se o paciente tem alergia, condição que favorece o aparecimento de sinusites crônicas. O raio-x de seios da face é um ótimo meio de se fazer o diagnóstico da sinusite.

Quantos dias de repouso após cirurgia de sinusite?

O tempo de recuperação da cirurgia de sinusite pode variar de uma semana a algumas semanas, dependendo da extensão da cirurgia e da resposta individual do paciente. Geralmente, os pacientes podem retornar às suas atividades normais dentro de 7 a 10 dias após a cirurgia.

Como drenar a secreção da sinusite?

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

Qual o maior causador de sinusite?

contato com substâncias irritantes aos seios da face: fumo, poluição do ar, agentes químicos (ex: pesticidas), detergentes e desinfetantes usados para limpeza de casa; – alergias: rinite alérgica e asma; – qualquer coisa que cause estreitamento da nasofaringe (“cavidade nasal”): traumas faciais e pólipo nasal; e – ...

Como fica os olhos de quem está com sinusite?

Complicações da sinusite

leia mais ) e causar mudanças na visão ou inchaço em torno do olho. Com menor frequência, a infecção pode se disseminar para envolver os próprios olhos, causando dor e distúrbio da visão.

Quando a sinusite pode virar meningite?

Sinusite pode virar meningite? Em casos raros, quando a doença não é tratada de forma correta, ela pode evoluir para meningite bacteriana, que é uma inflamação nas membranas que recobrem o sistema nervoso central (medula e cérebro).

O que acontece quando a sinusite não é tratada?

A sinusite crônica, quando não é devidamente tratada e controlada, pode piorar com o tempo e causar acúmulo de secreção, formando um abscesso, além de a inflamação e infecção poderem atingir órgãos próximos às cavidades nasais, como olhos ou o cérebro.

Qual exame detecta sinusite fúngica?

A tomografia computadorizada, devido às apresentações radiológicas características, sugere o diagnóstico que é realizado definitivamente através de análises histopatológicas.

Quais são os três tipos de sinusite?

Quais são os tipos de sinusite? A rinossinusite (sinusite) pode ser dividida em quatro subtipos: aguda, aguda recorrente, subaguda e crônica, com base na história do paciente e um exame físico limitado. Geralmente, o tratamento é iniciado com base nesta classificação.

Quando a secreção da sinusite não sai?

A sinusite seca é uma inflamação dos seios paranasais que ocorre sem a presença de secreção nasal excessiva. Essa condição é caracterizada pela irritação e inflamação da mucosa nasal sem a produção de muco.

Qual o melhor antifúngico natural?

Confira alguns deles a seguir.
  1. Iogurte natural. ...
  2. Banho de assento com camomila. ...
  3. Banho de assento com vinagre de maçã ...
  4. Bicarbonato de sódio. ...
  5. Alho. ...
  6. Chá de uva-ursina. ...
  7. Chá de poejo. ...
  8. Óleo de orégano.

Quais os sintomas de uma infecção fúngica?

Infecções fúngicas primárias

Os sintomas raramente são intensos em tais micoses crônicas, mas febre, calafrios, suores noturnos, anorexia, perda ponderal, mal-estar e depressão podem ocorrer. Diversos órgãos podem ser infectados, provocando sintomas e disfunção.

Qual o médico que cuida da síndrome fúngica?

Geralmente, são de fácil controle e o tratamento é feito com medicações de uso tópico. Por vezes, utiliza-se medicação via oral. Procure seu dermatologista para avaliar seu caso e definir o melhor tratamento!

Artigo anterior
Quando a visão fica embaçada O que pode ser?
Artigo seguinte
Qual foi o sistema que substituiu as capitanias hereditárias?