Qual foi o sistema que substituiu as capitanias hereditárias?

Perguntado por: Martinho Diego Correia Loureiro Castro  |  Última atualização: 27. Mai 2025
Pontuação: 4.4/5 (75 avaliações)

O Governo-Geral foi um modelo administrativo que a Coroa de Portugal implantou na América Portuguesa em 1548. Esse governo foi estabelecido a fim de substituir e complementar o sistema de Capitanias Hereditárias, que não havia dado o retorno esperado.

O que substituiu as capitanias hereditárias?

O Governo-Geral foi um modelo administrativo que os portugueses implantaram no Brasil em 1548 por ordem do rei D. João III. O novo modelo surgiu para substituir e complementar as Capitanias Hereditárias, um sistema que não trouxe o retorno esperado.

Qual o sistema de capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias foram a primeira divisão administrativa e territorial implantada pelos portugueses durante a colonização da América Portuguesa. Os portugueses chegaram ao Brasil em 1500 e, na década de 1530, implantaram o sistema de capitanias hereditárias como mecanismo de colonização.

Como terminou capitanias hereditárias?

O sistema de capitanias sofreu com a falta de recursos e também com o abandono por parte de seus donatários. Os ataques indígenas também colaboraram para o fracasso, por que lutaram contra a invasão de suas terras. Depois do fracasso das capitanias hereditárias, foi estabelecido o governo geral.

O que é o sistema de sesmarias?

Sesmaria era um lote de terras distribuído a um beneficiário, em nome do rei de Portugal, com o objetivo de cultivar terras virgens. Originada como medida administrativa nos períodos finais da Idade Média em Portugal, a concessão de sesmarias foi largamente utilizada no período colonial brasileiro.

Capitanias Hereditárias em 3 minutos

17 questões relacionadas encontradas

Quem recebia as sesmarias?

No Brasil esse termo adquiriu outro sentido, o de donatário, ou seja, o vassalo que recebia uma sesmaria do rei em doação.

Quando o sistema de capitanias acabou?

A extinção do sistema de capitanias ocorreu formalmente em 28 de fevereiro de 1821, um pouco mais de um ano antes da declaração de independência.

Por que as capitanias hereditárias deixaram de existir?

A falta de investimentos e recursos para desenvolver as capitanias e a inexperiência administrativa dos donatários foram outros fatores de relevância para o fracasso desse sistema.

Até quando foi as capitanias hereditárias?

O Sistema de Capitanias Hereditárias. As capitanias hereditárias no litoral brasileiro, doadas por Dom João III entre 1534 e 1536, foram 14. Os donatários, representantes do rei de Portugal na Colônia, foram 12.

Quais são as 14 capitanias hereditárias?

Entre 1534 e 1536 , foram distribuídas 14 capitanias: 1- Primeira do Maranhão , doada a João de Barros e Aires da Cunha ; 2- segunda do Maranhão , a Fernando Alvares de Andrade ; 3- Ceara , Antônio Cardoso de Barros ; 4- Rio Grande , a João de Barros ; 5- Itamaracá , a Pêro Lopes de Sousa ; 6- Pernambuco ou Nova ...

Qual foi a primeira capitania hereditária?

A primeira capitania hereditária que o Brasil teve foi Fernando de Noronha. As ilhas foram descobertas por Gonçalo Coelho em 1503. Em 1504, D. Manuel I estabeleceu a divisão da colônia brasileira em capitanias hereditárias e então, doou o arquipélago a Fernão de Noronha, navegante e comerciante de pau-brasil.

Qual era a principal diferença entre o sistema de capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias era um sistema de governo descentralizado, dividindo a região brasileira em 15 faixas de terra e o governo-geral foi um sistema centralizado de governo após o fracasso das capitanias e seus donatários.

O que foi o sistema de Governo-Geral?

Governo-Geral foi o modelo administrativo utilizado pela metrópole portuguesa para governar sua colônia na América após 1548. Os governos-gerais surgiram após o sistema de capitanias hereditárias mostrar-se incapaz de levar adiante a empresa açucareira que se iniciava no território onde hoje está o Brasil.

O que foi as capitanias hereditárias no Brasil?

As capitanias hereditárias foram uma forma de organização da colonização portuguesa no território brasileiro. O rei Dom João III dividiu o litoral brasileiro em capitanias e as doou a donatários que eram pequenos nobres portugueses.

Por que foi criado o sistema de Governo-Geral?

O Governo Geral. Com a finalidade de "dar favor e ajuda" aos donatários e centralizar administrativamente a organização da Colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o Governo Geral.

Em qual capitania foi fundada a primeira cidade do Brasil?

O território do atual Estado de São Paulo englobava duas capitanias, a de São Vicente, onde foi fundada a cidade de mesmo nome, a primeira do Brasil, e a Capitania de Santo Amaro, mais ao sul, que foi incorporada em 1620 a São Vicente.

O que aconteceu com o fracasso das capitanias?

Com o fracasso das capitanias, foi instituído o governo-geral, que concentrou a administração da capitania na figura do governador-geral. O primeiro governador-geral nomeado foi Tomé de Sousa.

O que o sistema de capitanias apresentou?

O sistema de capitanias era totalmente descentralizado, nele o donatário tinha total autonomia para tomar as decisões necessárias nas terras de sua posse. A ele cabiam todas as decisões, desde como explorar a terra à punição de infratores. Em uma carta de Duarte Coelho ao rei D.

Qual foi a Lei das Sesmarias?

A lei de sesmarias foi criada pelo rei português Dom Fernando I, em 1375, e integrava um conjunto de medidas adotadas pelo governante com o intuito de combater uma aguda crise de abastecimento por qual passava o reino, condicionando o direito à terra a seu efetivo cultivo, traço marcante do reino da efetividade, ...

Quem doava as sesmarias?

O donatário podia doar sesmarias aos cristãos que pudessem colonizá-las e defendê-las, povoando o território. Esse sistema durou apenas 16 anos devido aos problemas que enfrentou. Apesar disso, as capitanias auxiliaram no desenvolvimento das vilas, cidades e províncias que deram forma ao Brasil.

Em que ano o Brasil foi dividido em capitanias hereditárias?

Instaladas no Brasil durante a década de 1530, elas dividiram a colônia portuguesa em quinze lotes de terra. As capitanias hereditárias foram criadas pelos portugueses e implantadas no Brasil em 1535.

O que era o capitão donatário?

Capitão do donatário foi um cargo administrativo tardo-feudal português que, por meio da carta de doação e do foral, atribuía ao seu detentor direitos e deveres sobre determinada capitania hereditária.

Artigo anterior
O que é sinusite fúngica?
Artigo seguinte
Quais são os sintomas de faringite?