O que é um incidente de segurança da informação passei direto?

Perguntado por: Diogo Melo de Monteiro  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (7 avaliações)

Fundamentos em Segurança da Informação Pergunta 1 /0,6 Em termos de segurança da informação e seus incidentes, analise as afirmações a seguir: I – Um incidente de segurança da informação é um evento que leva à perda de alguns dos princípios básicos: confidencialidade, integridade, disponibilidade.

Para que um sistema de segurança da informação?

O que ela faz é manter a confidencialidade, autenticidade, disponibilidade e integridade de informações sensíveis para a organização. Ou seja, a Segurança da Informação impede que os dados e informações caiam nas mãos de pessoas não autorizadas a ter acesso a dados, informações ou sistemas da organização.

Para que uma informação seja considerada segura ela deve atender a três critérios básicos são eles?

Os três principais princípios, chamados de trinca sagrada da segurança da informação, são: Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade (CID).

Quando falamos de probabilidade de ocorrência de um ataque Estamos tratando de qual conceito?

Vulnerabilidade - Combinação de probabilidade (chance da ameaça se concretizar) de um evento ocorrer e de suas consequências para organização.

Qual das opções abaixo descreve o melhor conceito de vulnerabilidade na ótica da segurança da informação?

Qual das opções abaixo descreve o melhor conceito de Vulnerabilidade na ótica da Segurança da Informação? Fragilidade presente ou associada a ativos que exploram ou processam informações . Fragilidade presente ou associada a ameaças que manipulam ou processam informações .

TEMA DE HOJE: GESTÃO DE RESPOSTAS A INCIDENTES DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. SUA EMPRESA POSSUI?

17 questões relacionadas encontradas

Qual das opções abaixo não representa um benefício proveniente de uma gestão de risco?

Ameaça, incidente, impacto e recuperação 1. Qual das opções abaixo Não representa um benefício proveniente de uma Gestão de Risco: Eliminar os riscos completamente e não precisar mais tratá-los 2.

O que são exploits Estácio?

A definição geral de exploits é que eles são programas ou códigos projetados para abusar de vulnerabilidades de software ou hardware e causar efeitos indesejados pelos desenvolvedores ou fabricantes.

Qual o conceito de ameaça vulnerabilidade incidente ou ataque e desastre?

1 – Vulnerabilidade: É a “porta aberta” na empresa, no sistema, aquilo que deve ser protegido. ... 2 – Ameaça: Uma potencial causa de um incidente indesejado, que pode resultar em danos a um sistema ou organização – definição baseada na ISO 27000.

Qual a definição conceitual de risco de segurança da informação?

A Gestão de Riscos de Segurança da Informação é uma Dimensão do Processo Corporativo de Segurança da Informação e tem por objetivo minimizar a ocorrência de ameaças que podem interferir (negativamente) no recurso de informação utilizado pela organização para atingir os seus objetivos corporativos e possibilitar ...

Qual é o conceito de segurança da informação?

Segurança da informação é a prática que mantém os dados sensíveis em sigilo, a defesa do que não é público. Milhões de bits e bytes de informação circulam na internet diariamente.

Quais são os 3 princípios da segurança da informação?

Existem quatro princípios básicos de segurança da informação: Disponibili- dade, Integridade, Confidencialidade e Autenticidade.

Quais são os três pilares da segurança da informação?

A empresa que não cumprir com os pilares da segurança da informação (confidencialidade, integridade e disponibilidade) pode sofrer uma série de penalidades.

Quais são os três estados de dados escolha três?

Os três estados de dados são dados em repouso, dados em movimento e em uso. Os dados podem mudar de estado com rapidez e frequência ou podem permanecer em um único estado durante todo o ciclo de vida de um computador.

Para que serve um sistema de informação?

A informação serve para divulgação/ compartilhamento e assimilação de conhecimentos, emoções e intensões. A capacidade de processar informações e transmiti-la entre os seus semelhantes é o que distingue o homem dos outros seres habitantes da Terra.

Para que um sistema de segurança da informação possa conviver?

Alternativa assinalada d) Constituição Federal e) Lei Carolina Dieckmann 5) Para que um sistema de segurança da informação possa conviver harmoniosamente com todos os desígnios da legislação, sem que a organização enfrente qualquer tipo de problema com a justiça, as empresas devem se esmerar em elaborar uma Política de ...

Quais são as etapas do gerenciamento de risco da segurança da informação?

Quais as 5 etapas de gerenciamento de riscos?
  • Etapa 1: Identifique o risco. Você e sua equipe descobrem, reconhecem e descrevem riscos que podem afetar seu projeto ou seus resultados. ...
  • Etapa 2: Analise o risco. ...
  • Etapa 3: Avalie ou classifique o risco. ...
  • Etapa 4: Trate o risco. ...
  • Etapa 5: Monitore e analise o risco.

O que é uma ameaça em segurança da informação?

Podem ser consideradas como ameaças virtuais os fatores que colocam em risco a segurança da informação — ou seja, integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados.

O que é gestão de riscos segundo a ISO 27000?

A ISO/IEC 27005 define o processo de gestão de risco como atividades coordenadas para dirigir e controlar o risco de uma organização (LUND; SOLHAUG; STØLEN, 2010).

O que é ameaça e vulnerabilidade?

As vulnerabilidades são falhas de segurança na infraestrutura que permitem que os ataques sejam bem-sucedidos, enquanto as ameaças correspondem à origem ou à intenção de executar um ataque.

Como ataque e ameaça se relacionam?

Uma ameaça consiste em uma possível violação de um sistema computacional e pode ser acidental ou intencional. Uma ameaça acidental é aquela que não foi planejada. Pode ser, por exemplo, uma falha no hardware ou no software. Já uma ameaça intencional, como o nome diz, está associada à intencionalidade premeditada.

O que é um ativo uma vulnerabilidade é uma ameaça?

Ativo: administrador do sistema: ameaça: indisponibilidade desta pessoa; vulnerabilidade: não há substituto para esta posição (potencial perda de disponibilidade) ameaça: erros frequentes; vulnerabilidade: falta de treinamento (potencial perda de integridade e disponibilidade) etc.

Para que serve o exploit?

O que é um exploit? Exploits são um subconjunto de malware. Normalmente, são programas maliciosos com dados ou códigos executáveis capazes de aproveitar as vulnerabilidades de sistemas em um computador local ou remoto.

O que é exploit como funciona?

Como o exploit funciona? Basicamente, o exploit atua como uma “chave” que vai adentrando e abrindo as maçanetas das “portas” vulneráveis do sistema de um hardware. Em outras palavras, ele facilita a entrada e execução de outros malwares. Essa ameaça pode agir de duas formas: conhecida e o desconhecida (zero day).

Qual o nome do ataque que tem como objetivo desfigurar a página de um site?

A desfiguração de páginas (deface ou defacement como é conhecido popularmente) é uma forma comum de ataque em sítios Web.

Como podemos definir o método quantitativo na análise e avaliação dos riscos?

Método quantitativo é o método que associa acada severidade uma probabilidade de ocorrência, quando se tem um bom histórico de eventos este método vai permitir uma tomada de decisão criteriosa.

Artigo anterior
O que pode ser dor nas costelas do lado direito?
Artigo seguinte
O que são fenômenos naturais Cite três exemplos?