Como introduzir os primeiros alimentos ao bebe?

Perguntado por: Luísa Bianca de Macedo  |  Última atualização: 16. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (41 avaliações)

Para começar a introdução alimentar, os médicos pediatras costumam recomendar que as frutas, amassadas como papinha, sejam os primeiros alimentos da dieta do bebê. É importante variar e oferecer tipos diferentes de sabores, com um intervalo de dois ou três dias entre eles.

O que dar na primeira introdução alimentar do bebê?

O início da introdução alimentar

Nessa idade, é recomendado apenas o leite da mãe, pois ele consegue atender a todas as necessidades da criança. Fora isso, antes dessa faixa etária, o reflexo de engolir não está desenvolvido por completo e o bebê pode engasgar.

Como iniciar a introdução alimentar do bebê?

A introdução alimentar deve ser realizada de forma lenta e gradual. No início, a criança deverá receber a comida amassada com garfo. Em seguida, deve-se evoluir para alimentos picados em pedaços pequenos, raspados ou desfiados, para que a criança aprenda a mastigá-los.

Como iniciar a alimentação do bebê de 6 meses?

Os alimentos devem ser oferecidos amassados, raspados, desfiados, triturados e, gradativamente, em pequenos pedaços, até que comece a receber a mesma refeição da família. Coloque tudo separado no prato da criança. Importante nessa fase onde a criança está aprendendo a distinguir texturas, sabores e cores dos alimentos.

Como fazer a primeira comida do bebê?

Cozinhe os alimentos em água até que fiquem macios. Depois, coloque em um prato e amasse com o garfo. Não precisa passar pelo liquidificador ou pela peneira – a consistência tem que ser pastosa justamente para que o bebê comece a exercitar a mastigação.

🥣 INTRODUÇÃO ALIMENTAR! Como começar e o que você NUNCA deve fazer! | Dra Jannuzzi

25 questões relacionadas encontradas

Qual a primeira fruta para dar ao bebê?

Indica-se começar a introdução alimentar com uma porção de fruta pela manhã. Nesse primeiro momento, você pode dar início às frutas mais fáceis de amassar, como banana, mamão e abacate. Amasse-as até formar uma espécie de papinha, para que o bebê comece a se adaptar à textura mais consistente do alimento.

Como fazer a primeira papinha de um bebê de 6 meses?

As papinhas para bebês de 6 meses podem ser amassadas com um garfo ou raspadas com uma colher (no caso das frutas), para ajudar no desenvolvimento da mastigação e no reconhecimento dos diferentes sabores e texturas dos alimentos pelo bebê. Além disso, não é recomendado adicionar sal ou açúcar nas papinhas dos bebês.

O que não dar na introdução alimentar?

Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida.

Quais são os 3 tipos de introdução alimentar?

Neste post vamos te contar quais são as vantagens e os desafios dos diferentes métodos de introdução alimentar na prática clínica do Nutricionista: Tradicional, BLW e Participativa.

Quando o bebê começa a beber água?

A orientação geral, defendida tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que os BEBÊS SÓ TOMEM ÁGUA A PARTIR DOS SEIS MESES DE VIDA. Essa recomendação é a mesma para QUEM ESTÁ AMAMENTANDO EXCLUSIVAMENTE, PARA QUEM SEGUE A AMAMENTAÇÃO MISTA OU SÓ COM FÓRMULA.

Quantas vezes um bebê de 6 meses come por dia?

A partir do 6 meses, acontece a introdução gradativa de alimentos na dieta do bebê que vão complementar o leite materno, ou a fórmula infantil. Nesta etapa o bebê deve fazer o total de 3 refeições por dia, sendo 1 papa de fruta no lanche da manhã e no lanche da tarde, e 1 papa principal no almoço ou no jantar.

Quais as frutas que um bebê de 6 meses pode comer?

Algumas frutas indicadas para o bebê de 6 meses são maçãs, bananas, pêra, abacate, mamão, etc. Todas são muito saborosas e nutritivas, permitindo que o bebê conheça diversos sabores diferentes numa alimentação saudável.

Quais são os sinais de prontidão do bebê?

Sinais básicos de prontidão:
  • Estar em aleitamento exclusivo até o sexto mês.
  • Sentar sem apoio e sustentar o tronco e cabeça. ( abaixo um exercício que você pode fazer para ajudar)
  • Mostrar interesse nos alimentos quando os pais ou outras pessoas comem perto.
  • Imitar o gesto de mastigação.
  • Alcançar e levar objetos à boca.

Quais os primeiros legumes que o bebê pode comer?

Cenoura, abóbora, berinjela, nabo, palmito, pepino, pimentão e rabanete. Esses são só alguns dos muitos legumes para bebês que podem ser oferecidos aos pequenos. Com uma boa dose de paciência e bom humor, é possível desenvolver o paladar do seu filho para uma alimentação super saudável.

Qual a melhor forma de introdução alimentar?

No período de introdução alimentar é fundamental que a criança seja apresentada à maior variedade possível de alimentos, de modo que o paladar se familiarize com a maior quantidade possível de alimentos.

Qual a diferença de BLW e ia?

Na IA tradicional, observa-se que o bebê é alimentado de forma mais passiva, sugando o alimento presente na colher oferecida. No BLW, a escolha de como, quanto e quando comer os alimentos oferecidos é feita pela criança, de forma mais ativa e responsiva, sem interferências diretas do cuidador.

Qual o melhor método de introdução alimentar?

Sem mimimi o melhor método é aquele que deixa você e o seu bebê confortáveis na hora da refeição. Apresentar para o bebê que existem outras formas de se alimentar, que existem outros sabores e texturas além do leite materno nem sempre é uma tarefa fácil.

Quantas frutas O bebê pode comer por dia?

Quanto às frutas, você pode oferecer duas opções por dia, dando prioridade para aquelas que são ricas em Vitamina A. Nesse caso, também é importante intercalar: se o bebê come maçã e abacate em um dia, ofereça melancia e banana no outro, por exemplo.

Qual a quantidade de água um bebê de 6 meses deve tomar?

Por isso, para evitar a prisão de ventre ou a sobrecarga dos rins, o bebê de 6 a 7 meses deve beber em torno de 700 ml de água por dia, considerando a água do leite materno, a água usada em preparações como sopas, e água pura oferecida ao longo do dia.

Quantas colheres de papinha um bebê de 6 meses pode comer?

Porém, um ponto importante é que, até os 7 meses, os bebês estejam recebendo 3 refeições com novos alimentos por dia: almoço ou jantar e 2 lanches; ou almoço, jantar e 1 lanche. Os bebês de 6 meses podem aceitar, no almoço e/ou jantar, de 2 a 3 colheres de sopa no total.

Quantas vezes dar papinha para bebê de 6 meses?

Aos 6 meses, os bebês começam a experimentar os alimentos sólidos. A recomendação é oferecer de 1 a 2 colheres de sopa da primeira papinha de frutas ou legumes, uma vez ao dia. Gradualmente, vá aumentando a quantidade e variando os sabores.

Qual a quantidade de papinha para um bebê de 6 meses?

Introdução de alimentos sólidos (6 a 12 meses):

A quantidade ideal pode variar, mas uma boa referência é começar com cerca de 1 a 2 colheres de sopa por refeição e observar a aceitação do bebê.

O que oferecer na primeira semana de introdução alimentar?

No início, a consistência deve ser pastosa e ir se solidificando gradativamente. Amasse com o garfo e lembre-se que não é necessário passar o alimento na peneira ou no liquidificador. Para começar a jornada da introdução alimentar, ofereça duas papas de frutas e uma de legumes diariamente durante o primeiro mês.

Qual fruta não pode dar para o bebê?

Não existe nenhuma fruta que os bebês não possam consumir durante a introdução alimentar. Porém, como hoje em dia muitas frutas são ricas em agrotóxicos, algumas opções como morango e kiwi devem ser evitados e ofertados com menos frequência por absorverem mais substâncias do que as outras frutas.

Como oferecer banana na introdução alimentar?

A banana deve ser oferecida em cortes adequados para que seu bebê consiga segurá-la e levá-la a boca para apreciar o sabor, cheiro e textura da fruta. Seu bebê está formando o paladar, por isso todos os sabores são bem vindos!

Artigo anterior
Qual é o ranking do suicídio no Brasil?
Artigo seguinte
Como Ver conta detalhada no meu vivo?