Quem criou a meia-entrada?

Perguntado por: Gabriela Clara Barros Garcia Neves  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (48 avaliações)

A meia-entrada de estudantes foi criada na virada da década de 1930 para 1940 pela UNE (União Nacional dos Estudantes) como uma forma de ampliar o acesso à cultura desse recorte da população.

Quem inventou a meia entrada?

Lei da meia-entrada

O Documento Nacional do Estudante (documento legalmente chamado de “Carteira de Identificação Estudantil (CIE))” foi criado em 2013 com a Lei Federal nº 12.933, sancionada pela então presidenta da república Dilma Rousseff.

Quem tem 21 anos pagam meia?

Os jovens com idades entre 15 a 29 anos que pertencer à uma família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal tem direito à meia-entrada. O documento de comprovação é a Carteira de Identidade Jovem.

Por que a meia entrada é ruim?

A lei da meia-entrada para estudantes contraria a lógica de quem quer ajudar os mais pobres. Ainda que a sua criação tenha sido bem-intencionada, ela acabou virando símbolo de como, na prática, a teoria é outra. Na ânsia de atender a uma série de necessidades, erramos muito como país.

Até quando se paga meia?

A Lei Federal da Meia Entrada nº 12933/2013, garante que estudantes, pessoas com deficiência e jovens, de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos tenham direito a meia entrada. E para garantir o direito e meia é necessário solicitar uma carteirinha de estudante original com foto, fornecida pelo DNE.

Quem inventou essa história de meia-entrada?

28 questões relacionadas encontradas

Qual a idade que paga meia no cinema?

9º Também farão jus ao benefício da meia-entrada os jovens de 15 a 29 anos de idade de baixa renda, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e cuja renda familiar mensal seja de até 2 (dois) salários mínimos, na forma do regulamento. 10.

O que vale como comprovante de meia entrada?

Carteira de identidade ou documento com foto válido.

Quem paga a outra metade da Meia-entrada?

A legislação brasileira garante que determinados grupos sociais paguem metade do valor na compra de ingressos e entradas para shows, cinemas e outros eventos. A Lei da Meia Entrada é muito conhecida — e associada — aos estudantes, mas não é um direito só deles.

Porque existe a meia entrada?

Este é um benefício garantido pela lei 12.933/13. Mas você sabe como essa história começou? Lá na década de 1940, a União Nacional dos Estudantes lutou para que todos os estudantes pudessem ter acesso facilitado a programações culturais com a meia-entrada, sendo uma maneira de complementar sua formação acadêmica.

Qual a porcentagem de Meia-entrada e inteira?

SIM. A concessão do direito ao benefício da meia-entrada é assegurada em 40% do total dos ingressos disponíveis para cada evento.

O que é meia até 21 anos?

De acordo com a Lei Federal nº 12933/2013, estudantes portando a carteira de estudante DNE, idosos, deficientes e jovens de baixa renda entre 15 a 29 anos com ID Jovem. Tem direito a meia entrada em eventos, shows, cinemas, teatros, museus entre outros.

Quem tem direito a pagar meia passagem?

Estudantes, idosos, pessoas com deficiência e categorias especiais de trabalhadores têm direito de circular gratuitamente ou com desconto, por meio do cartão de meia tarifa, no transporte público.

Quem que paga meia no cinema?

A Lei Federal nº 12933/2013, também conhecida como Lei da Meia-Entrada, garante o benefício do pagamento de Meia-Entrada para estudantes, pessoas com deficiência e jovens, de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos.

Quando foi criado a meia entrada?

A meia-entrada de estudantes foi criada na virada da década de 1930 para 1940 pela UNE (União Nacional dos Estudantes) como uma forma de ampliar o acesso à cultura desse recorte da população.

Desde quando existe meia entrada?

No Brasil, a política de meia-entrada é garantida através da Lei Federal nº12. 933/2013, de 26 de dezembro de 2013 e decreto 8.567, de 5 de dezembro de 2015, que vigora em todo o território nacional. E das Leis Regionais vigentes que se aplicam somente em alguns estados e municípios onde as leis foram publicadas.

Em que ano a Meia foi criada?

das Letras), as primeiras meias foram utilizadas pelas mulheres gregas por volta de 600 a.C. As "sykhos", como eram chamadas, pareciam com um sapato baixo, como uma sandália, que cobria os dedos e o calcanhar. Nessa época, os homens não costumavam usá-las, por serem consideradas um artigo vergonhoso para eles.

Qual a diferença de um ingresso meia e inteira?

São Paulo - A lei brasileira da meia-entrada determina que estudantes e idosos paguem metade do valor do ingresso comprado pelas demais pessoas. Num cinema, se a inteira custar 30 reais, a meia-entrada sai por 15.

O que quer dizer todo mundo paga meia no cinema?

Pague o valor da meia-entrada do dia, sem comprovação alguma. Confira as regras da promoção e os cinemas participantes.

Qual a diferença de meia e inteira?

O ingresso tipo inteira é o ingresso “padrão”, para as pessoas que não se enquadram na política de meia-entrada e optam por não ter desconto mediante a entrega de 1kg de alimento na entrada do evento (ingresso solidário).

Como faço para comprovar que sou estudante?

Segundo a Lei 12.933/2013, o estudante deve providenciar o documento de identificação estudantil, que deve ser padronizado e emitido pelas entidades estudantis Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), pelas ...

O que é comprovante de meia?

Carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto. Lei Estadual n° 14.729/12, com alterações introduzidas pela Lei Estadual n°15.298/14. Existem leis municipais e estaduais que regulamentam o benefício de meia-entrada para doadores de sangue.

Como pagar meia entrada como estudante?

Veja como é rápido garantir sua meia-entrada
  1. Solicitação. Primeiro informe os seus. dados pessoais.
  2. Pagamento. Realize o pagamento da. taxa de emissão.
  3. Documentos. Finalize enviando as fotos. dos seus documentos.
  4. Entrega. Prontinho! Agora é só esperar chegar seu DNE.

O que é o número do documento de meia?

Nº do documento de meia? com a numeração do documento que será apresentado na entrada da sala do cinema. Se você é estudante, por exemplo, deve preencher com o número da CIE, idosos com o RG e assim por diante.

Qual a idade que paga no cinema?

Crianças de colo (com até 2 anos de idade) não pagam ingresso por não ocuparem assentos individuais. De 3 até 12 anos, o pagamento do assento é no valor da meia-entrada. Também é necessária a apresentação de documento oficial.

Quais são os requisitos para pagar meia no cinema?

Sobre o benefício da Meia-Entrada
  1. O direito à Meia-Entrada é garantido por leis federais e regionais. ...
  2. As leis federais atualmente em vigor garantem o benefício da Meia entrada para idosos, estudantes, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos.

Artigo anterior
Quais são as causas de rescisão do contrato administrativo?
Artigo seguinte
O que é um namoro qualificado?