O QUE É Apoio Matricial em saúde mental?
Perguntado por: Salomé Lia Faria Nascimento Castro | Última atualização: 20. April 2022Pontuação: 4.6/5 (33 avaliações)
O Apoio Matricial é uma ferramenta estratégica da Política de Saúde Mental para garantir o princípio da integralidade das ações em saúde. Ele se dá a partir da oferta de saberes-fazeres técnicos especializados às equipes da Atenção Básica, a fim de que possam incluir as demandas de saúde mental em suas ações.
O QUE É Apoio Matricial em saúde?
Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.
O que é o Matriciamento em saúde mental?
77-84., o matriciamento consiste em um arranjo organizacional que visa outorgar suporte técnico-pedagógico em áreas específicas às equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde para a população.
São exemplos de ações de apoio matricial?
Principais atividades de apoio matricial para todas as áreas (temas e tarefas iniciais dos encontros entre os profissionais) Definição de responsabilidades, papéis e limites de cada profissional (inclusive gestores locais) Definição conjunta da agenda de reuniões e atividades colaborativas Definição conjunta de formas ...
Como acontece o apoio matricial?
O apoio matricial pretende oferecer tanto retaguarda assistencial quanto suporte técnico-pedagógico às equipes de referência. Depende da construção compartilhada de diretrizes clínicas e sanitárias entre os componentes de uma equipe de referência e os especialistas que oferecem apoio matricial.
O apoio matricial em saúde mental na Atenção Básica
Como funciona o apoio matricial no NASF?
O apoio matricial do Nasf para ESF se materializa por meio do compartilhamento de problemas, da troca de saberes e práticas entre os profissionais, bem como da articulação pactuada de intervenções, levando em conta a clareza das responsabilizações comuns e as específicas da equipe de APS.
Qual o significado de apoio matricial e onde ele é aplicado na ESF?
O Apoio Matricial, também chamado de matriciamento, é um modo de realizar a atenção em saúde de forma compartilhada com vistas à integralidade e à resolubilidade da atenção, por meio do trabalho inter disciplinar 1,2.
Quais são os três objetivos principais do apoio matricial?
Este dispositivo trabalha com três diretrizes: a) levar a lógica do apoio e da cogestão às relações interprofissionais no cuidado compartilhado; b) lidar a partir do referencial da interdisciplinaridade com processos sociais, sanitários e pedagógicos; c) construir equipes multiprofissionais com corresponsabilização no ...
Quais as ações específicas do Farmacêutico no Apoio Matricial do NASF?
Por que o NASF utiliza o APOIO MATRICIAL como ferramenta? Orientada pelos princípios da Atenção Básica, a ESF é a principal porta de entrada dos usuários, assim como a ordenadora do cuidado e o centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. acesso e o uso racional de medicamentos.
São exemplos de ações de apoio desenvolvidas pelos profissionais dos Nasfs?
São exemplos de ações de apoio desenvolvidas pelos profissionais dos NASF: discussão de casos, atendimento conjunto ou não, interconsulta, construção conjunta de projetos terapêuticos, educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais, ações de ...
O que é o Matriciamento e sua finalidade?
O apoio matricial, ou matriciamento, é uma estratégia e arranjo de gestão do trabalho que visa ampliar a oferta de ações em saúde a partir da articulação e do compartilhamento de saberes e práticas entre duas ou mais equipes, promovendo a interdisciplinaridade, o trabalho em rede, a ampliação da clínica e da capacidade ...
Quais são as contribuições da psicologia para o Matriciamento em saúde mental?
São várias as concepções trazidas sobre o matriciamento em saúde mental: prática exclusiva da Psicologia; estratégia envolta a hierarquias e cobranças; proposta favorável ao compartilhamento entre equipes.
Qual a importância do Matriciamento?
O matriciamento insere-se, nesse contexto, oferecendo um suporte especializado de referência às equipes de Estratégia Saúde da Família no acolhimento e assistência ao atendimento dos casos de saúde mental nos pressupostos da atenção psicossocial preconizados pela Reforma Psiquiátrica Brasileira (FIGUEIREDO; ONOCKO- ...
O que é apoio matricial e equipe de referência?
O apoio matricial é um arranjo na organização dos serviços que complementa as equipes de referência. Já que a equipe de referência é A responsável pelos SEUS pacientes, ela geralmente não os encaminha, ela pede apoio.
Quando surgiu o apoio matricial?
A metodologia do Apoio Matricial foi desenvolvida na rede de saúde em Campinas/SP a partir do final da década de 80. Objetivava-se tanto democratizar as relações de trabalho quanto qualificar o atendimento em saúde.
O que é o NASF e como funciona?
O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade ...
Quais são as principais responsabilidades atribuídas aos profissionais do NASF?
Inúmeras e complexas são as responsabilidades atribuídas aos profissionais do NASF, entre elas: a definição de indicadores e metas que avaliem suas ações; a definição de uma agenda de trabalho que privilegie as atividades pedagógicas e assistenciais, além de ações diretas e conjuntas com a ESF, no território.
Que ações estratégicas podem ser devolvidas pelo NASF?
O NASF está dividido em nove áreas estratégicas, sendo elas: práticas integrativas e complementares, reabilitação, alimentação e nutrição, saúde mental, serviço social, saúde da criança/do adolescente e do jovem, saúde da mulher e assistência farmacêutica.
É competência específica do NASF ab?
As específicas para o registro das atividades do NASF-AB, por sua vez, são: Ficha de Atendimento Individual, de Atividade Coletiva, de Procedimentos e de Marcadores de Consumo Alimentar.
Quais são as duas dimensões do apoio matricial e exemplifique cada uma delas?
O Apoio tem duas dimensões: Dimensão assistencial: é aquela que vai originar uma ação clínica direta com os usuários; Dimensão técnico-pedagógica: é aquela que vai gerar uma ação e apoio educativo com e para a equipe.
Quais são as modalidades do NASF?
O NASF está organizado em duas modalidades: NASF 1 e NASF 2, e a composição de cada uma delas deverá ser definida pelos gestores municipais, a partir dos dados epidemiológicos e das necessidades locais e das equipes de saúde que serão apoiadas.
O que é Longitudinalidade no SUS?
A longitudinalidade, que trata do acompanhamento do paciente ao longo do tempo por profissionais da equipe de atenção primária em saúde (APS), é considerada característica central deste nível assistencial.
Quem participa do Matriciamento?
A demanda pode partir da pessoa ou mesmo de um familiar próximo. Nesse contexto, reúnem-se profissionais membros das equipes de saúde, seja da família ou da saúde mental, para complementar ou elucidar aspectos desse cuidado prestado e outras questões.
Qual o objetivo da estratégia da Saúde da Família ESF?
A Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação, uso de tabaco, dentre outros.
Qual a ligação do NASF com o ESF?
Constituído por equipes de profissionais de áreas de atuação distintas, que devem atuar em parceria com os profissionais das ESFs, o NASF é uma estratégia potente que auxilia na ampliação da abrangência e das ações das ESFs, aumentando sua resolubilidade.
Qual lado e Yin?
O que é o Sirius em Campinas?