Qual a definição para controle social?

Perguntado por: Cláudia Adriana Oliveira de Rocha  |  Última atualização: 19. Juli 2024
Pontuação: 4.2/5 (10 avaliações)

O controle social é a participação da sociedade na administração pública, com objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações de Governo, a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão.

Qual é a definição do controle social?

A expressão 'controle social' tem origem na sociologia. De forma geral é empregada para designar os mecanismos que estabelecem a ordem social disciplinando a sociedade e submetendo os indivíduos a determinados padrões sociais e princípios morais.

O que pode ser considerado como controle social?

Podemos dizer que controle social é entendido como a atuação de cidadãos, organizados ou não, no acompanhamento e fiscalização dos atos da Administração Pública, ou seja, da aplicação dos recursos públicos e da execução das políticas públicas.

Quais são as principais características do controle social?

O controle social é, portanto, um conjunto entre formas externas de intervenção no comportamento do sujeito desviante (como o criminoso que é detido pela polícia) e um processo de construção de uma consciência guiada pelas regras e normas de uma sociedade.

Quais são as formas de controle social?

MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL

Acesso à informação e transparência pública; • Audiência Pública; • Controle social exercido por meio das novas tecnologias de informação comunicação; • Conferência de Políticas Públicas; • Conselho de Políticas Públicas; • Ouvidoria Pública.

O QUE É CONTROLE SOCIAL: Conceitos e Exemplos de Controle Interno e Externo | Resumo de Sociologia

31 questões relacionadas encontradas

Quais são as 3 funções do controle social?

Resposta verificada por especialistas. A de ordem social; A de proteção social; A de eficiência social.

Quais são os principais agentes do controle social?

Os agentes de controle são os mesmos que realizam a socialização dos indivíduos. Exemplos: família, escola, religião, Estado e meios de comunicação de massa.

Como ocorre o controle social em uma sociedade?

Controle social pode ser concebido como um conjunto heterogêneo de recursos materiais e simbólicos disponíveis em uma sociedade para assegurar que os indivíduos se comportem de maneira previsível e de acordo com as regras e preceitos vigentes.

É um exemplo de controle social formal?

No Brasil, a primeira instância de controle social formal é a Polícia, esta por sua vez, tem a função de preservar a ordem pública, proteger a população e o patrimônio, realizar o controle em relação à violência e efetivar investigações e repressão de crimes.

Qual o papel da sociedade no controle social?

O controle social pressupõe a efetiva participação da sociedade, não só na fiscalização da aplicação dos recursos públicos como também na formulação e no acompanhamento da implementação de políticas.

Onde é exercido o controle social?

O Controle Social também pode ser exercido por meio de: Conferências; Mesas de negociação; Fórum dos trabalhadores; Fórum dos usuários; Fórum de entidades; Orçamento participativo; além dos Conselhos, em especial, os Conselhos de Assistência Social.

O que o controle social pode prevenir?

O controle social das políticas públicas é importante, pois pode, por exemplo, prevenir e combater a corrupção, favorecendo uma gestão transparente dos recursos financeiros em todos os níveis de governo. Isso contribui para a eficácia da gestão pública e para o uso eficiente dos recursos públicos.

Quem pode realizar o controle social?

com o Conselho

Prevista no artigo 5° da Constituição Federal, mas faz parte do Direito brasileiro desde 1934. Permite que qualquer cidadão, desde que seja eleitor, recorra ao Poder Judiciário para exercer diretamente a função de fiscalização dos atos do poder público.

Quando começou o controle social?

A abordagem mais antiga surgiu na sociologia no século XIX, representando um controle do Estado sobre a Sociedade, positivo e até necessário para garantir coesão, integração e ordem social.

Como Durkheim explica o controle social?

baseado em Durkheim (2000), ou seja, uma relação de pertencimento em que os indivíduos se sentem membros de determinado grupo social, partilhando crenças, normas e valores, considerando que funções sociais de diferentes instituições se complementam entre si dentro de uma perspectiva funcionalista.

Como a escola promove o controle social?

A escola pode dar acesso a importantes instrumentos de redistribuição de poder nesta sociedade, tais como o conhecimento sistematizado sobre os direitos, o domínio sobre a língua nacional, o conhecimento sobre a própria história ou o controle sobre argumentos científicos.

É exemplo de controle social informal?

Como instrumentos ou meios de controle social informal, dentre vários, podemos destacar as famílias, os clubes de serviço, a igreja, a escola, a profissão, as instituições em geral, a opinião pública etc.

Qual é o conceito de controle social informal?

a) Controle social informal ou difuso: esse tipo de controle está diretamente relacionado à vida social privada do sujeito, ocorre por meios difusos como a escola, a família, a igreja, o mercado de trabalho, etc.

Quem faz o controle social informal?

No que diz respeito aos agentes informais do controle social observa-se: família, escola, profissão, opinião pública. Já os agentes formais são: polícia, justiça, administração penitenciária etc.

O que é controle social segundo Michel Foucault?

Podemos concluir que, para Foucault, controle social é: a) a forma de controlar a reprodução biológica de um grupo social. (b) a forma de estabelecer critérios em relação à reprodução humana em países superpopulosos. (c) um conjunto entre formas externas e internas de intervenção no comportamento do sujeito desviante.

Quem criou a teoria do controle social?

Travis Hirschi (1935-) é um criminólogo americano conhecido pela sua teoria do controle social (Causes of Delinquency) e do auto-controle (General Theory of Crime).

O que é controle social Brainly?

é a participação da sociedade na administração pública, com o objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações do governo, a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção de atendimento ao cidadão.

Como é o controle social garantido pela Constituição Federal de 1988?

O controle social no Brasil tem seu grande marco estabelecido pela Constituição Federal de 1988, a qual, pautando-se pelos princípios da descentralização e da participação popular, criou instrumentos para que a sociedade possa exercer o seu papel, participando e controlando as ações do Estado na busca do bem comum e do ...

Como melhorar o controle social?

Nesse sentido, apresentamos as seguintes recomendações para fortalecer a participação e controle social:
  1. Ampliar a participação da sociedade nos conselhos. ...
  2. Elaborar novas estratégias de participação na fase de planejamento. ...
  3. Aperfeiçoar audiências e consultas. ...
  4. Criar mecanismos de participação em cada obra.

Qual a importância do controle social e seus instrumentos?

O controle social permite a ligação política entre o Município e a comunidade aproximando assim a sociedade do Estado, gerando oportunidade dos cidadãos acompanharem as ações dos governos e cobrarem uma boa gestão pública além também de representar uma ferramenta indispensável quanto à prevenção da Page 4 Instituto ...

Artigo anterior
Qual a diferença entre competência tributária privativa e competência tributária comum?
Artigo seguinte
Qual a velocidade do USB-C?