Quais são as causas de rescisão do contrato administrativo?

Perguntado por: Miguel Freitas  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (63 avaliações)

Quais são os motivos para rescisão dos contratos administrativos? - a ocorrência de caso fortuito ou de força maior, regularmente comprovada, impeditiva da execução do contrato.

Quais são os motivos para rescisão dos contratos administrativos?

Inexecução total ou parcial dos contratos
  • não cumprimento ou cumprimento irregular de cláusulas contratuais, especificações, projetos ou prazos;
  • lentidão do seu cumprimento, levando a Administração a comprovar a impossibilidade da conclusão da obra, do serviço ou do fornecimento, nos prazos estipulados;

Quando se dá a rescisão administrativa?

“Rescisão administrativa é a efetivada por ato próprio e unilateral da Administração, por inadimplência do contratado ou por interesse do serviço público. No primeiro caso pode ou não haver culpa do contratado, mas no segundo essa é sempre inexistente, como veremos oportunamente, ao tratar dessa espécie.

Quais são as três formas de rescisão dos contratos administrativos?

O art. 79, da Lei nº 8.666/93, estabelece em seus incisos 3 (três) formas de rescisão dos contratos administrativos: (a) rescisão unilateral; (b) rescisão amigável; e (c) rescisão judicial.

Quais as causas legais de alteração é de extinção dos contratos administrativos?

Além de poder alterar unilateralmente o contrato administrativo, a Administração tem também o poder de extinguir a relação contratual, tanto por razões de interesse público como por descumprimento de cláusula contratual por parte da contratada.

Quando um contrato administrativo pode ser rescindido?

22 questões relacionadas encontradas

Quais motivos para quebra de contrato?

Alguns dos principais motivos que levam a quebra de contrato pelo funcionário são:
  • Indisciplina ou atos de insubordinação no ambiente de trabalho;
  • Falta de cumprimento da jornada de trabalho;
  • Quando há condenação criminal;
  • Ofensas a colegas de trabalho;

Que tipos de situações podem anular um contrato?

O Código Civil prevê que poderá ser anulado o ato jurídico que tenha ser realizado com base em erro, dolo ou coação. Especificamente no Código de Defesa do Consumidor há a previsão do arrependimento injustificado no prazo de sete dias.

Quando o contrato pode ser rescindido?

Como regra geral, sempre que uma das partes desejar pôr fim a um contrato, ele poderá ser encerrado, gerando, assim, a rescisão contratual. Além disso, é possível afirmar que qualquer contrato pode ser rescindido pelas partes participantes, com ou sem justa causa.

Quando um contrato administrativo pode ser alterado?

As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos não poderão ser alteradas sem prévia concordância do contratado. Portanto, a possibilidade de alteração unilateral do contrato pela Administração somente abrange as cláusulas que dispõem sobre o objeto do contrato e sua execução.

Quais são as formas de extinção do contrato administrativo Segundo a Lei 14133 21?

Os contratos administrativos regidos pela Lei n. 14.133/2021, de acordo com art. 138, poderão ser extintos: unilateralmente pela Administração; consensualmente, por acordo entre as partes; ou por decisão arbitral/judicial.

É possível alteração do contrato administrativo?

Os contratos administrativos poderão ser alterados unilateral ou bilateralmente. I. alteração unilateral: por força da prerrogativa da administração pública, que atua com supremacia, excepcionando a norma fundamental da imutabilidade dos contratos. Essa primazia vem disciplinada no artigo 58.

São os três os tipos de rescisão contratual administrativa previstos na lei judicial amigável e unilateral?

Como os três tipos sugerem, unilateral é a rescisão promovida apenas por uma das partes da avença, sem a necessidade de anuência da outra; amigável é aquela em que ambos os contraentes anuem com o término da relação contratual; e, por fim, a judicial é a determinada pelo Poder Judiciário.

O que é rescisão unilateral de contrato administrativo?

A rescisão unilateral tem lugar quando a Administração Pública, invocando motivos de ilegalidade, inadimplemento contratual por parte do contratado ou, razões de interesse público, decide encerrar a relação jurídico-contratual, antes do término do prazo de vigência do contrato.

Como ocorre a rescisão do contrato administrativo por culpa da Administração?

79 prevê três modalidades de extinção do contrato administrativo: a rescisão unilateral por iniciativa da Administração nas hipóteses previstas em lei (associadas ao inadimplemento do particular); a amigável (que apela à ideia de conveniência administrativa) e, ainda, a judicial.

O que é rescisão administrativa?

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS INEXECUCAO E RESCISAO. Contrato administrativo é aquele sujeito aos preceitos de direito público. A inexecução total ou parcial do contrato enseja a sua rescisão, com as consequências contratuais e as previstas em lei ou regulamento.

Em que casos de rescisão contratual o administrado terá direito a indenização?

Rescisão unilateral de contrato permite ao contratado indenização por perdas e danos e lucros cessantes. A rescisão do contrato administrativo por ato unilateral da Administração Pública sob justificativa de interesse público impõe ao contratante a obrigação de indenizar o contratado pelos prejuízos daí decorrentes.

Quais são os requisitos do ato administrativo?

À luz dessa corrente majoritária, são 5 (cinco) os elementos ou requisitos dos atos administrativos, quais sejam: a) competência ou sujeito; b) finalidade; c) forma; d) motivo; e) objeto. Sob o ângulo do sujeito, seria este o agente público a quem a lei atribui competência para a prática de um dado ato administrativo.

Quando é possível rescindir um contrato unilateralmente?

A rescisão só pode ser dar, por qualquer das partes, após 12 meses do início do contrato; Deve ser feita notificação prévia à outra parte com antecedência mínima de 60 dias.

Quais as causas justificadoras da inexecução dos contratos?

CAUSAS JUSTIFICADORAS DA INEXECUÇÃO DO CONTRATO

As causas que justificam este fato que podem levar a extinção ou revisão das cláusulas do contrato são: Teoria da Imprevisão, Fato do Príncipe, Fato da Administração, Caso Fortuito, Força Maior.

O que precisa para rescindir um contrato?

Um contrato pode ser encerrado por:
  1. 1 – Comum acordo entre as partes;
  2. 2 – Por interesse de uma das partes que exerça o direito de rescisão nos termos da lei;
  3. 3 – Sob um direito de rescisão contratual expresso.

Quais as espécies admitidas de alteração dos contratos administrativos?

No artigo 65 são elencadas as diferentes hipóteses de alterações nos contratos administrativos, sejam elas unilaterais (inciso I) ou consensuais (inciso II).

É possível a alteração unilateral do contrato administrativo pela Administração quando?

O contrato administrativo poderá ser alterado unilateralmente, desde que com justificativas plausíveis da Administração para adequar este ao interesse público, tal prerrogativa está prevista no inciso I do art. 58 da Lei nº 8.666/93.

Quais as hipóteses de alteração unilateral pela Administração?

I – unilateralmente pela Administração: a) quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos; b) quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei; (…)

O que é rescindir o contrato?

Rescisão de contrato significa anulação ou cancelamento do contrato por algum motivo específico. A rescisão do contrato ocorre geralmente quando há uma lesão contratual, ou seja, quando há o descumprimento de alguma cláusula pelas partes envolvidas.

É permitido cobrar multa por cancelamento de contrato?

A multa por fidelização é permitida por lei. Em regra geral, academias, clubes, serviços de assinatura, entre outros, podem adotar regras próprias para aplicar multa ao consumidor que desiste do serviço prestado, desde que o critério não implique em cobrança maior do que 10%.

Artigo anterior
O que significa a vela azul escura?
Artigo seguinte
Quem criou a meia-entrada?