O que acontece quando a parte perde o prazo para contrarrazões?

Perguntado por: Simão Soares Paiva  |  Última atualização: 9. Mai 2024
Pontuação: 4.4/5 (59 avaliações)

O que acontece se perder o prazo das contrarrazões? Se você não recorreu em prazo hábil e a outra parte recorrer, no prazo de contrarrazões você pode interpor o recurso adesivo. Você vai fazer as contrarrazões e também o recurso que perdeu o prazo.

O que fazer quando se perde o prazo para apresentar as contrarrazões?

Se você não recorreu em prazo hábil e a outra parte recorrer no prazo para você apresentar suas contrarrazões, você pode interpor o recurso adesivo.

O que acontece se eu não apresentar Contrarrazoes?

O que ocorre se a parte não apresentar contrarrazões? A parte não é obrigada a interpor contrarrazões ao recurso. Ocorre que como se trata da única oportunidade que a parte tem para responder aos argumentos do recorrente, a inércia pode corresponder à concordância dos termos arguidos na peça recursal.

O que acontece quando as contrarrazões são intempestivas?

- Tendo as contrarrazões sido protocoladas intempestivamente, seu conteúdo não poderá ser analisado - Deve ser mantida a decisão que deferiu a liminar de manutenção de posse se preenchidos os requisitos previstos no artigo 561 , do CPC , quais sejam, a comprovação da posse anterior, a continuação da posse, embora ...

O que acontece quando o réu perde o prazo para contestar?

DA REVELIA

Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor. Art. 345.

🔴O que é juntada de PETIÇÃO DE CONTRARRAZÕES? (Significado)

24 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando decorre o prazo do réu?

Decorrido o prazo, extingue-se o direito de praticar ou de emendar o ato processual, independentemente de declaração judicial, e se não fez, é porque aceita o ato como perfeito, operando-se a preclusão do seu direito de se manifestar no processo.

O que acontece quando uma das partes perde o prazo?

Quando um prazo processual é perdido, uma das partes do processo deixa de ter o direito de se manifestar naquele momento. Esse incidente processual é chamado de preclusão temporal.

O que acontece após o prazo de contrarrazões?

Quando você protocola as contrarrazões de recurso, ele ficará concluso (processo está na sala do juiz) para que o juiz decida. Depois que o juiz elaborar a sentença, a autora da apelação (apelante) pode entrar com embargos de declaração, caso entenda que a decisão do magistrado foi omissa ou não muito clara.

Quanto tempo leva para julgar uma contrarrazões?

Quanto tempo demora o processo depois da apresentação das contrarrazões? Nesse sentido, o prazo processual é de 15 dias úteis, a partir da publicação da decisão a ser recorrida, no caso de recurso previsto no CPC (apelação, recurso ordinário, recurso especial ou recurso extraordinário).

Qual é o prazo legal para apresentar contrarrazões?

O CPC/2015 esclarece que o prazo processual para interpor contrarrazões à apelação será de 15 dias úteis, a partir da intimação sobre o recurso, ou seja, mesmo prazo processual do recurso de Apelação. “Art. 1.010, § 1º: O apelado será intimado para apresentar contrarrazões no prazo de 15 (quinze) dias.”

Sou obrigado a apresentar contrarrazões?

É obrigatório apresentar contrarrazões de apelação? Assim, para o STF, basta que a defesa seja intimada do recurso interposto pela acusação. Deve-se, portanto, intimar o defensor para que apresente contrarrazões, não havendo consequência em caso de inércia da defesa (não apresentação das contrarrazões recursais).

Qual recurso após Contrarrazoes?

Quando você protocola as contrarrazões de recurso, ele ficará concluso (processo está na sala do juiz) para que o juiz decida. Depois que o juiz elaborar a sentença, a autora da apelação (apelante) pode entrar com embargos de declaração, caso entenda que a decisão do magistrado foi omissa ou não muito clara.

Quem apresenta contrarrazões tem que pagar custas?

CUSTAS. É necessário pagar algum valor para apresentar contrarrazões? Não.

Pode apresentar novas provas nas contrarrazões?

Conforme previsão do art. 435 , parágrafo único , do CPC , é lícito às partes juntarem documentos novos após a petição inicial ou a contestação, desde que a parte comprove o motivo que obstou a juntada em momento anterior e que não está agindo de má-fé.

Qual a diferença de recurso adesivo e contrarrazões?

Nas contrarrazões, o objetivo é a manutenção/defesa daquilo que foi concedido na sentença ou acórdão, ao passo que no recurso adesivo a finalidade é a reforma da decisão, na parte em que foi negado o pedido. Quando recebido o recurso na forma adesiva, o juiz intimará a parte contrária para oferecer contrarrazões.

Quando começa a contar o prazo para contrarrazões recurso inominado?

De acordo com o disposto no art. 42, § 2º, da Lei nº 9.099/95, as Contrarrazões ao Recurso Inominado deverá ser respondido no prazo de 10 dias a contar da intimação do recorrido.

Como o juiz deve proceder depois das contrarrazões?

Após a juntada de todas as razões e contrarrazões de apelação, os autos devem ser remetidos ao tribunal responsável pelo julgamento do recurso. Note que o juízo de admissibilidade (avaliação se o recurso cumpre todos os preceitos e requisitos exigidos pela lei) será realizado só no tribunal.

O que quer dizer contrarrazões em um processo?

As contrarrazões são uma peça processual elaborada pela parte recorrida com o objetivo de apresentar seus argumentos e contrapontos em relação ao recurso interposto pela parte recorrente.

Quais os tipos de contrarrazões?

As Contrarrazões podem ser apresentadas contra 4 espécies de recursos, que estão elencados no art. 994 do CPC. São eles: Recurso de Apelação, Recurso Ordinário, Recurso Especial e Recurso Extraordinário.

Qual o prazo para o tribunal julgar uma apelação?

Nos tribunais estaduais, costuma-se esperar uma média de 7 meses para julgamento (essa é a média dos tribunais de todos os estados). Já nos Tribunais Regionais Federais, a situação se inverte e o recurso pode demorar mais do que o julgamento em primeira instância: uma média de 1 ano e 7 meses.

O que quer dizer decorrido o prazo em um processo?

Indica que foi encerrado o prazo dado para que uma das partes realizasse algum ato no processo.

Quem paga o processo quando perde?

Quando se perde uma ação a quem se paga as custas do processo? Como o réu perdeu, ele deverá reembolsar à parte autora todo o valor que foi gasto com as custas processuais. Bom, essa é a regra: normalmente, uma parte vence e a outra perde, certo? Só que também pode acontecer uma outra situação…

O que acontece se perder o prazo da apelação?

- Ao perder, de forma negligente, o prazo para a interposição de apelação, recurso cabível na hipótese e desejado pelo mandante, o advogado frusta as chances de êxito de seu cliente. Responde, portanto, pela perda da probabilidade de sucesso no recurso, desde que tal chance seja séria e real.

Qual o próximo passo depois de decorrido o prazo?

E o que acontece depois do decurso de prazo? Depois do decurso de prazo o processo segue seu andamento normal. O maior prejuízo fica com a parte que perdeu o prazo, pois neste caso ocorre a preclusão, que é a perda do direito de se manifestar, uma vez que o prazo dado não foi utilizado.

Qual o próximo passo depois de decorrido o prazo do réu?

O ART. 267 , § 4º, DO CPC PRECONIZA QUE "DEPOIS DE DECORRIDO O PRAZO PARA A RESPOSTA, O AUTOR NÃO PODERÁ, SEM O CONSENTIMENTO DO RÉU, DESISTIR DA AÇÃO" RECURSO AO QUAL SE NEGA SEGUIMENTO.

Artigo anterior
Como calcular metro quadrado de uma planta baixa?
Artigo seguinte
Quando a Justiça pode bloquear bens?