Quais são os crimes tentados?

Perguntado por: Nicole Eduarda de Sá  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (57 avaliações)

Crime tentado é o crime que, tendo sido iniciada sua execução, não se consumou por circunstâncias alheias à vontade do agente, nos termos do artigo 14, inciso II, do Código Penal Brasileiro.

Quando o crime é considerado tentado?

O relator, ministro Ribeiro Dantas, destacou que, segundo o artigo 14, II, do Código Penal, o crime é considerado tentado quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.

Qual a pena dos crimes tentados?

Os crimes tentados podem ter a mesma pena dos consumados, a depender do grau alcançado no “iter criminis” A tentativa, em regra, faz com que a pena correspondente ao crime consumado seja diminuída de um a dois terços, a depender do iter criminis percorrido (art. 14, parágrafo único, do Código Penal).

Quando cabe tentativa?

A tentativa é a prática incompleta do tipo penal [1]. O sujeito não conseguiu, por circunstâncias alheias à sua vontade, ou seja, que não estavam sob o seu controle, obter a consumação do delito. Mas, ainda assim, o seu comportamento foi reprovável o suficiente para merecer a atenção e a atuação do Direito Penal.

Quais são os crimes que admitem tentativa?

A tentativa é admissível apenas nos crimes plurissubsistentes, no quais a conduta é fracionada em diversos atos que, somados, provocam a consumação. Por isso, é possível que alguém inicie a execução, mas seja impedido de consumar o crime por circunstâncias alheias à sua vontade.

Crime consumado e crime tentado (art. 14 do CP)

18 questões relacionadas encontradas

Como saber se cabe tentativa em um crime?

Não se admite a tentativa, em regra, nos delitos culposos, unissubsistentes, omissivos próprios, habituais e nas contravenções penais. Considerando que na tentativa o agente não consegue alcançar o resultado pretendido, não é possível a sua caracterização nos crimes culposos (em que o resultado é involuntário).

Qual a pena para tentativa de homicídio com faca?

A pena prevista é de 1 a 5 anos de prisão. Gravíssima: são lesões que causam deformação ou incapacidade permanente da vítima. O autor pode ser condenado de 2 a 8 anos de detenção. Seguida de morte: ocorre quando o objetivo do autor não era causar a morte da pessoa, mas isso ocorreu.

Qual a pena base para tentativa de homicídio?

A pena-base para o crime de tentativa de homicídio qualificado foi fixada em 14 anos e 3 meses de reclusão (2 anos e 3 meses acima do mínimo legal).... Com a redução da pena em 1⁄3 pela tentativa, deve a pena definitiva para o crime de tentativa de homicídio ser fixada em 8 anos e 10 meses de reclusão.

Qual é a diferença entre tentado e consumado?

No crime subjetivamente consumado a intenção do agente era de matar; no crime objetivamente consumado, efetivamente o agente matou a pessoa; no crime objetivamente tentado, o agente não conseguiu matar a pessoa por circunstâncias alheias, a qual justifica a diminuição da pena.

O que é crime tentado exemplo?

No crime subjetivamente consumado a intenção do agente era de matar; no crime objetivamente consumado, efetivamente o agente matou a pessoa; no crime objetivamente tentado, o agente não conseguiu matar a pessoa por circunstâncias alheias, a qual justifica a diminuição da pena.

O que é tentativa de um crime?

A tentativa (conatus), prevista no art. 14, inciso II do Código Penal, ocorre quando, iniciada uma conduta, o delito não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente. Assim sendo, o inciso II do art. 14 esclarece o momento ou quando ocorre a tentativa, mas não estabelece o que é a tentativa (conceito).

O que se entende por quase crime?

"Também conhecido por tentativa inidônea, impossível, inútil, inadequada ou quase crime, é a tentativa não punível, porque o agente se vale de meios absolutamente ineficazes ou volta-se contra objetos absolutamente impróprios, tornando impossível a consumação do crime (art. 17, CP).

O que é homicídio tentado e consumado?

O homicídio estará consumado com a ocorrência do resultado morte. Iniciada a execução, mas não ocorrendo, por circunstâncias alheias à vontade do agente o evento morte, o homicídio será tentado.

O que é Consumação e tentativa?

Art. 14 - Diz-se o crime: Crime consumado I - consumado, quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal; Tentativa II - tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.

O que é forma tentada?

Quanto ao crime na modalidade tentada, esta ocorre quando o fato não é consumado por motivos externos à vontade do agente.

Qual a pena para tentativa de homicídio com arma branca?

O professor de Direito Penal Almir Godinho explica que no texto-base aprovado a pessoa que praticar o homicídio com arma de fogo de uso restrito ou proibido será punida com 12 a 30 anos de reclusão. ... O aumento ocorre também para quem praticá-lo portando uma arma branca.

Quanto tempo dura um processo de tentativa de homicídio?

Processo de julgamento de homicídios no Brasil dura em média 8,6 anos — Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Quem comete homicídio pode responder em liberdade?

Acusado de homicídio qualificado obtém direito de responder a processo em liberdade.

É possível a tentativa nas contravenções penais?

3º Para a existência da contravenção, basta a ação ou omissão voluntária. Deve-se, todavia, ter em conta o dolo ou a culpa, se a lei faz depender, de um ou de outra, qualquer efeito jurídico. Art. 4º Não é punível a tentativa de contravenção.

Qual dos tipos penais descritos abaixo não admite a tentativa?

Qual dos tipos penais descritos abaixo não admite a tentativa? a) perigo de contágio venéreo.

É possível a tentativa de crime culposo?

O art. 14, inciso II, do CP conceitua que ocorre a tentativa quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente. Assim, verifica-se que, em regra, os crimes culposos não admitem tentativa.

O que que é homicídio consumado?

Popularmente conhecido como assassinato, o crime de homicídio doloso simples está previsto no art. ... Caso o agente consiga matar a vítima, trata-se de homicídio consumado, que terá uma pena de reclusão, de seis a vinte anos, se não tiver qualificadoras ou causa de diminuição de pena.

O que significa um homicídio tentado?

O crime tentado ocorre quando o agente inicia a execução do delito mas este não se consuma por circunstâncias alheias à sua vontade. ... 14, do Código Penal, "salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços".

Quando o homicídio se consuma?

(C) Homicídio.

O homicídio se consuma com a morte da vítima. Se o agente possuía animus necandi , mas não conseguiu alcançar o resultado morte, por situações alheias à sua vontade, causando apenas lesões corporais, responderá por tentativa de homicídio.

Qual a diferença entre crime impossível e tentativa?

O que diferencia a tentativa do crime impossível é que, naquela, a consumação é possível, enquanto no crime impossível não há possibilidade de que ocorra a consumação. ... Também há crime impossível diante da absoluta impropriedade do objeto.

Artigo anterior
O que é B2?
Artigo seguinte
Quem é o responsável por uma obra?