Como classificar uma onda sonora?

Perguntado por: Luísa Ribeiro Vaz  |  Última atualização: 4. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (49 avaliações)

As ondas sonoras são classificadas como ondas mecânicas longitudinais. Como ondas mecânicas entende-se ondas que necessitam de um meio material para se propagar.

Quais são os critérios de classificação das ondas?

Classificação das ondas. Elas são classificadas seguindo três critérios: natureza, tipo de vibração e direção da propagação.

Qual característica da onda sonora?

Características das ondas sonoras

As ondas sonoras transportam energia (mas não matérias) e sofrem movimentações de variadas espécies à medida que se difundem no ambiente. Em certos meios (gasoso, líquido ou sólido) elas se propagam a partir das variações da pressão e são longitudinais e tridimensionais.

Como podemos classificar e diferenciar as ondas?

Classificação das Ondas
  1. Ondas Unidimensionais: as ondas que se propagam em uma direção. Exemplo: ondas em uma corda.
  2. Ondas Bidimensionais: as ondas que se propagam em duas direções. Exemplo: ondas se propagando na superfície de um lago.
  3. Ondas Tridimensionais: as ondas que se propagam em todas as direções possíveis.

Qual é a diferença entre ondas longitudinais e transversais?

Ondas Longitudinais: São ondas que possuem a direção de vibração coincidente com a direção de propagação. Exemplos ondas sonoras e ondas sísmicas. Ondas Transversais: são ondas que possuem a direção de vibração perpendicular à propagação da onda.

Classificação das Ondas - Brasil Escola

31 questões relacionadas encontradas

Qual é o conceito de onda?

Uma onda é uma perturbação que se propaga através do espaço, desde o ponto que é produzida, transportando energia, momento linear mas não transporta matéria. Elas podem necessitar ou não de um meio de propagação.

Quais são as características das ondas sonoras que determinam a altura?

A Altura é determinada com a frequência das ondas sonoras. Um som alto possui uma maior frequência enquanto um som grave possui uma menor frequência. A intensidade sonora é determinada pela amplitude do comprimento de onda.

Quais são os tipos de ondas sonoras?

O som é classificado como uma onda mecânica (precisa de um meio de propagação), longitudinal (possui a propagação paralela à vibração) e tridimensional (propaga-se em todas as dimensões).

Quais são os 3 tipos de ondas?

a) Ondas unidimensionais: São ondas que se propagam em uma só direção como por exemplo as ondas em cordas. b) Ondas bidimensionais: São ondas que se propagam em um plano tendo como exemplo mais clássico as ondas em uma superfície de um lago. c) Ondas tridimensionais: São ondas que se propagam em todas as direções.

Quais são as principais ondas?

Classificação das Ondas – Tipos de Ondas
  • a) Ondas longitudinais. Onda longitudinal é aquela em que os pontos do meio oscilam na mesma direção de propagação da onda. ...
  • b) Ondas transversais. ...
  • C) Ondas mistas. ...
  • a) Ondas mecânicas. ...
  • b) Ondas eletromagnéticas. ...
  • Onda unidimensional. ...
  • Onda bidimensional. ...
  • Onda tridimensional.

Como é classificada a onda eletromagnética?

São 7 os tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama. O que determina a sua classificação é a frequência e a oscilação com que as ondas são emitidas e também o seu comprimento.

Quais os tipos de ondas mecânicas?

Tipos de ondas mecânicas
  • Unidimensional: propaga-se apenas em uma única direção. Exemplo: uma corda de violão.
  • Bidimensional: propaga-se em até duas direções. Exemplo: uma pedra caindo em um lago.
  • Tridimensional: propaga-se em várias direções. Exemplo: uma onda sonora.

Quais são os 7 tipos de ondas eletromagnéticas?

Em ordem crescente de frequência, as ondas distribuem-se no espectro eletromagnético, classificando-se em: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios X e raios gama. O número de oscilações do campo elétrico é a frequência da onda eletromagnética.

Quais são as ondas transversais?

Onda transversal, movimento no qual todos os pontos de uma onda oscilam ao longo de caminhos perpendiculares à direção do avanço da onda. Ondulações de superfície na água, ondas sísmicas (secundárias) e ondas eletromagnéticas (por exemplo, rádio e luz) são exemplos de ondas transversais.

Quais as partes de uma onda sonora?

Cristas: os pontos mais altos de uma onda são as cristas. Vale: os pontos mais baixos de uma onda forma os vales. Amplitude: é a distância da posição da corda em repouso a uma crista ou a um vale. Comprimento de onda: é a distância entre duas cristas sucessivas ou dois vales sucessivos.

Quais as características das ondas sonoras que determinam a altura e a distância entre dois vales?

Amplitude: Ela determina a altura da onda, que é marcada pela distância entre o ponto de equilíbrio (repouso) da onda até a sua crista e está relacionada com a intensidade. Crista: A crista é o ponto máximo da onda. Vale: O vale é o ponto mínimo da onda.

Que características das ondas sonoras determinam respectivamente as sensações de intensidade sonora e altura?

Timbre é a qualidade que permite distinguir dois sons de mesma altura emitidos por fontes diferentes. Quais as características das ondas sonoras que determinam, respectivamente, as sensações de altura e intensidade do som? a) Freqüência e amplitude.

Qual das características das ondas sonoras está sendo limitada?

As ondas sonoras não podem ser polarizadas porque são ondas longitudinais, isto é, possuem a propagação paralela à vibração. O aparelho auditivo humano não consegue captar todas as ondas sonoras que chegam até ele, pois existe um intervalo de frequências audíveis para o ouvido humano.

Qual o conceito de frequência?

Em física, a frequência consiste no número de ocorrências por unidade de tempo. Refere-se normalmente a oscilações de alguma propriedade, como por exemplo a corrente elétrica ou a posição de um corpo suspenso através de uma mola elástica. A unidade SI de frequência é o hertz (Hz), que equivale a um ciclo por segundo.

Qual o conceito de ondas sonoras?

Ondas Sonoras são ondas mecânicas que vibram em uma frequência de 20 a 20.000 hertz (Hz), sendo normalmente perceptíveis pelo ouvido humano. O som é a sensação que sentimos, através da audição pela ação desse tipo de onda. ... As ondas sonoras podem apresentar frequências específicas.

Quais são as propriedades de uma onda?

Abaixo seguem suas propriedades principais:

Cristas : são os pontos superiores da onda. Vales : são os pontos inferiores da onda. Amplitude : é a altura do ponto médio até a crista. ... Comprimento de Onda : é a distância entre dois pontos "iguais" da onda.

Quantos tipos de ondas eletromagnéticas existem?

Existem sete tipos diferentes de ondas eletromagnéticas. Elas são representadas pelas faixas de frequência, comprimento e oscilação das ondas. Desta forma, quanto menor for o comprimento da onda, maior será a sua frequência.

Quais são os tipos de ondas eletromagnéticas Brainly?

Ondas eletromagnéticas no dia a dia
  • Ondas de rádio: são largamente utilizadas nas telecomunicações. ...
  • Micro-ondas: também são muito utilizadas nas telecomunicações. ...
  • Infravermelho: é também conhecido como onda de calor.

Como são as ondas eletromagnéticas de exemplos?

Como exemplo de ondas eletromagnéticas, podemos citar as ondas de rádio, as ondas de televisão, as ondas luminosas, as microondas, os raios X e outras. Essas denominações são dadas de acordo com a fonte geradora dessas ondas e correspondem a diferentes faixas de frequências.

São exemplos de ondas mecânicas *?

As ondas mecânicas são aquelas que necessitam de um meio físico, como o ar, água e metais, para se propagar, portanto, são ondas mecânicas apenas os sons, vibrações, terremotos e o ultrassom.

Artigo anterior
Como emitir uma nota fiscal de venda do ativo imobilizado?
Artigo seguinte
Quais são as variáveis que influenciam a qualidade do café Pós-colheita?