O que significa embargos de declaração CV?

Perguntado por: Raquel Isabel Neto  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (36 avaliações)

Embargos de declaração ou embargos declaratórios é um tipo de recurso usado em processos judiciais para pedir ao juiz que esclareça alguns pontos de uma decisão dada por ele. Os embargos de declaração podem ser usados quando há alguma dúvida, omissão ou contradição na decisão tomada do juiz ou do Tribunal.

O que vem após embargos de declaração?

O que acontece após os embargos de declaração? Após a interposição dos embargos de declaração, o prazo para oferecimento do recurso cabível será interrompido. Somente após o julgamento dos embargos é que o prazo para oferecer o recurso será reiniciado.

Qual o prazo para julgamento de embargos de declaração?

Conforme o parágrafo 2º do artigo 1.023 do CPC, o mesmo prazo de 5 dias será concedido à parte embargada para manifestação sobre os embargos de declaração opostos. Além disso, o artigo 1.024 do CPC determina que quanto ao tempo de julgamento, o juiz deverá julgar os embargos em 5 dias.

O que significa no processo embargos de declaração?

Os Embargos de Declaração, também chamados de Embargos Declaratórios, são uma espécie de recurso com a finalidade específica de esclarecer contradição ou omissão ocorrida em decisão proferida por juiz ou por órgão colegiado.

Quando o juiz não acolheu os embargos?

Significa que um juiz, uma juíza ou o Tribunal não aceitou um pedido de esclarecimentos relativo à decisão judicial que havia sido proferida.

AGU Explica - Embargos de Declaração

19 questões relacionadas encontradas

Como se chama a resposta aos embargos de declaração?

As Contrarrazões aos Embargos de Declaração devem ser apresentadas no prazo de 05 dias, conforme dispõe o art.

O que acontece quando os embargos são rejeitados?

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO REJEITADOS. Rejeitam-se os Embargos de Declaração quando na decisão embargada não há o vício apontado, estando completa a prestação jurisdicional.

Qual os efeitos do embargo de declaração no prazo dos demais recursos?

Art. 1.026. Os embargos de declaração não possuem efeito suspensivo e interrompem o prazo para a interposição de recurso. Assim, caso a parte oponha embargos de declaração, o prazo para eventual recurso é interrompido, de modo que sua contagem é reiniciada após o julgamento dos embargos.

Qual o prazo para apelação após os embargos de declaração criminal?

Em tempo: os Embargos Declaratórios opostos perante o STJ e o STF têm prazo de 5 (dias) para serem opostos, conforme artigo 263, caput do RISTJ e 337, §1o do RISTF. Esses Embargos Declaratórios, desde que opostos tempestivamente, suspendem os prazos recursais (artigos 265 do RISTJ e 339 do RISTF).

Qual o prazo para apelação criminal?

Conforme previsto no art. 593 do CPP, os prazos de apelação criminal pelo querelante são: Prazo para interposição da apelação criminal: 5 dias. Prazo para razões: 8 dias.

Qual o prazo para o recurso especial criminal?

26 da Lei n. 8.038/90, o prazo para a interposição de recurso especial é de quinze dias....

É necessário embargos de declaração para interpor Recurso Especial Criminal?

Em abrangendo mais de um réu, sendo cabível a oposição dos embargos por apenas uma das partes, é ônus da outra proceder à interposição do recurso especial dentro do prazo de quinze dias a contar da intimação do julgamento da apelação criminal, e não dos embargos de infringência.

Quando os embargos de declaração não interrompem o prazo recursal?

Os embargos de declaração, quando não conhecidos (o recurso foi considerado inexistente por falta de assinatura do procurador), não interrompem o prazo para interposição de medida recursal posterior.

Qual a consequência da perda do prazo recursal?

A ausência de recurso importa em preclusão temporal, que nada mais é do que a inobservância do prazo prescrito em lei. A consequência lógica da preclusão é a extinção do direito de praticar o ato, conforme determina o art. 233 do Código de Processo Civil.

O que significa dizer que os embargos de declaração tem efeito interruptivo sobre o prazo recursal?

É o chamado efeito interruptivo dos embargos declaratórios, ou seja, no momento em que os embargos de declaração são interpostos, os prazos recursais que já se iniciaram a partir da publicação da decisão são interrompidos e voltam a correr após a publicação da nova decisão que será prolatada.

O que fazer quando os embargos à execução são rejeitados?

Cândido Rangel Dinamarco, proferida sentença rejeitando embargos à execução, deve prosseguir regularmente a execução iniciada – como verdadeira execução definitiva, que, conforme jurisprudência do STJ, pode alcançar todos os atos, inclusive, levantamento de quantias, uma vez que o recurso de apelação contra essa ...

Qual recurso cabe contra indeferimento de embargos de declaração?

O recurso cabível contra decisão que indeferiu os embargos seria o de apelação.

O que significa rejeitar os embargos V U?

Isso significa que, em tese, não há possibilidade que se dê ultimada e entregue a prestação jurisdicional.

O que significa a palavra contrarrazões?

As Contrarrazões são instrumentos de defesa, interpostos em oposição a alguns recursos dispostos no Novo CPC. Ou seja, são respostas apresentadas pela parte recorrida do processo.

O que é impugnação de embargos?

A defesa do embargado é chamada de impugnação, e por se tratarem de embargos à execução, se constitui uma impugnação aos embargos à execução. ... O embargado, portanto, poderá contestar ou apresentar alegação de suspeição/impedimento.

O que é efeito infringente?

Doutrina. De fato, ao suprir uma omissão, eliminar uma contradição, esclarecer uma obscuridade ou corrigir um erro material, o juiz ou tribunal poderá, consequentemente, alterar a decisão embargada.

É certo que os embargos de declaração no procedimento ordinário interrompem o prazo?

Quanto ao efeito, prevê o artigo 538 que a oposição dos Embargos de Declaração interrompe o prazo para a interposição de outros recursos. ... Além disso, os Embargos de Declaração tem efeito interruptivo, ou seja, a sua oposição “zera” a contagem, não computa os dias antecedentes à paralisação.

Onde interpor recurso especial Criminal?

O recurso especial poderá ser impetrado somente em face às causas decididas, em única ou última instância, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos Tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios.

Quando Cabe embargos de declaração no Processo Penal?

Caberão embargos de declaração, quando, em sentença ou acórdão, houver obscuridade, contradição, omissão ou dúvida. §1º Os embargos de declaração serão opostos por escrito ou oralmente, no prazo de 5 (cinco) dias, contados da ciência da decisão.

O que diz a Súmula 211 STJ?

2) A Súmula 211 do STJ e sua aplicação por aquele Tribunal

A Súmula que é o objeto das reflexões destas linhas tem o seguinte teor: “Inadmissível recurso especial quanto à questão que, a despeito da oposição de embargos declaratórios, não foi apreciada pelo tribunal a quo”.

Artigo anterior
O que é o recuo de uma arma?
Artigo seguinte
Quais as faculdades mais baratas de Portugal?