O que causa a queima da junta do cabeçote?

Perguntado por: Joaquim Gonçalves  |  Última atualização: 11. April 2025
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O superaquecimento do motor é uma das principais causas de danos à junta do cabeçote. O calor excessivo pode comprometer a vedação da junta, levando ao vazamento de líquido de arrefecimento e óleo. Além disso, o superaquecimento pode causar deformações na junta e até mesmo fundir partes do motor.

Qual é o sintoma de queima da junta do cabeçote?

Sintomas da junta de cabeçote queimada

Caso seu veículo apresenta problemas como diminuição da água do radiador; velas de ignição úmidas; falhas no motor, e fumaça excessiva (falta de fluido de arrefecimento), é bem provável que a junta de cabeçote esteja queimada.

O que danifica o cabeçote do motor?

Superaquecimento, correia dentada rompida e até problemas na injeção podem danificar o cabeçote do motor.

Quais as causas para queimar a junta do cabeçote?

Os motivos para a queima da junta do cabeçote podem ser vários mas, basicamente, acontece por causa da alta temperatura ou até superaquecimento do motor. O material da junta do cabeçote não suporta. Por isso, sempre dizemos da importância de auto peças originais de fornecedores que ofereçam garantia de qualidade.

Qual o preço médio para o conserto da junta do cabeçote?

É importante destacar que apesar de algo simples, existe todo um processo envolvido nessa troca e seu custo gira a partir de R$ 150,00.

Quais os motivos que levam a queimar a junta do cabeçote?

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Quando queima a junta do cabeçote é necessário fazer retífica?

É preciso ter em mente que o cabeçote precisa ser plainado após sua remoção do bloco. Ou seja, sua superfície de contato com a junta deve ser alinhada novamente para que não haja folgas nesse contato, o que inviabiliza o serviço.

Pode trocar a junta do cabeçote sem retificar?

Não plainar (retificar) o cabeçote quando necessário

O processo de plaina é crucial para assegurar que a superfície do cabeçote esteja perfeitamente nivelada, garantindo assim uma vedação adequada com a junta nova.

Pode vazar água pela junta do cabeçote?

Junta do cabeçote danificada

A junta do cabeçote é a responsável por vedar o motor e impedir que a água entre por onde não deveria. Caso isso ocorra, pode se misturar e modificar a viscosidade do óleo lubrificante, aumentando o atrito entre os componentes do motor.

Como saber se a água está vazando pela junta do cabeçote?

Percebeu que o carro está com vazamento de água em um dos cilindros? Tome cuidado! Esse é um dos sintomas mais claros de que a junta do cabeçote pode estar queimada. Outros sintomas que apontam esse problema são o superaquecimento do motor e a diminuição do líquido de arrefecimento.

Quando a água do reservatório está sumindo o que pode ser?

Uma tampa de radiador com defeitos ou mal encaixada pode permitir a evaporação rápida do líquido refrigerante. Problemas nessa área podem levar a uma perda significativa de água, mesmo sem vazamentos aparentes.

Como saber se o motor fundiu por falta de água?

Quais os principais sinais de que o motor do carro está fundido?
  1. Ruídos leves. ...
  2. Superaquecimento do motor. ...
  3. Dificuldades em dar a partida. ...
  4. Odores repentinos. ...
  5. Aumento do consumo de combustível. ...
  6. Marcas de óleos visíveis no chão. ...
  7. Fumaça escura saindo do cano de escape.

Como arrumar junta de cabeçote?

Como fazer a troca da junta de cabeçote?
  1. Troque os parafusos do cabeçote. ...
  2. Limpe toda a superfície do bloco de motor. ...
  3. Garanta que a vedação esteja correta. ...
  4. Cheque o serviço de retífica. ...
  5. Verifique a montagem da junta do cabeçote. ...
  6. Aperte os parafusos com o torque e na sequencia recomendada.

Como saber se o carro fundiu o motor?

Há perigo de superaquecimento e em consequência pode sair fumaça do motor, indicando que está fundido. Independente do automóvel, ele tem um sistema de indicação de temperatura do motor que você deverá checar.

Pode andar com o carro com a junta queimada?

Assim, eu posso andar com a junta de cabeçote queimada, mas, como consequência, meu motor pode não resfriar corretamente. Outro sintoma comum é a grande quantidade de fumaça saindo do escape – também derivada da água nos cilindros que vira vapor junto ao superaquecimento da máquina.

Qual o valor de uma retífica de cabeçote?

O valor médio para um serviço de retífica de cabeçote fica entre R$ 1.200 e R$ 8.000. Contudo, vale ressaltar que essas são quantias estimadas, de acordo com o que costuma ser visto no mercado. Para saber o preço exato para a retífica de cabeçote do seu veículo, é necessário consultar diferentes oficinas e mecânicos.

O que é feito na retífica de cabeçote?

A retífica de cabeçotes geralmente é feita para corrigir folgas e assentamentos. Após desmontar o componente, ele passa por um teste de pressão. É onde se descobre se há trincas ou rachaduras na peça. Se este for o caso, deve ser feita uma soldagem.

Porque a água do radiador está baixando rápido?

A água do radiador pode baixar rapidamente por várias razões, como vazamentos internos, falhas na tampa do radiador, problemas nas mangueiras, no radiador em si e na junta do cabeçote. É importante realizar uma inspeção minuciosa para identificar e corrigir esses problemas.

É normal pingar água embaixo do carro?

Então aquela água que pingou de baixo do carro, bem no meio dele, vem provavelmente do dreno. Uma mangueirinha que traz a água do ar-condicionado que, com o da sua casa, desumidifica o ambiente e drena essa água pro asfalto. Enquanto o automóvel está andando, esse gotejamento do dreno não é percebido por ninguém.

Quando chove molha dentro do carro?

Isso acontece porque o interior das portas acumula água normalmente, mas existem drenos para liberar o excesso. Com o tempo, esses drenos acabam entupindo com sujeira e poluição e a água transborda para o interior do carro.

Pode andar com o carro vazando água?

Se você estiver em uma via muito movimentada, em situação perigosa, e precisar sair dali de qualquer maneira com seu carro, até pode andar alguns metros com o veículo até encontrar um lugar seguro e acionar o socorro.

O que acontece se entrar água no cabeçote?

No entanto, quando entra água no motor, o líquido penetra na câmara de combustão. Logo, pode gerar, não apenas apagamento do motor, mas também danos sérios nos pistões, blocos, bielas e virabrequim. Quando entra água no motor do carro, atinge a compressão, que, normalmente, comprime apenas ar e combustível.

Quando a água mistura com o óleo do motor?

Óleo e água circulam por sistemas separados no motor. Quando o motor está misturando os dois, é porque existe alguma passagem permitindo que os dois se encontrem - o que não deveria acontecer. O mais comum é problema na junta.

Pode trocar somente a junta do cabeçote?

Remoção da junta de cabeçote só deve ocorrer quando há absoluta necessidade de se abrir o motor; somente substituir a peça não evita fatores que levam à sua queima.

Quantas vezes pode ser feito retífica de cabeçote?

Quando é necessário fazer a retífica do motor? A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados.

Como saber se precisa fazer retífica no cabeçote?

Sinais de que precisa retificar o motor
  1. alto consumo de combustível;
  2. alto consumo de óleo lubrificante;
  3. vazamento de óleo;
  4. excesso de fumaça no exaustor;
  5. superaquecimento constante;
  6. perda de potência;
  7. barulhos estranhos, como peças batendo e escape de fluidos.

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