Quando pode ocorrer um arco elétrico?

Perguntado por: Sandro Abreu  |  Última atualização: 28. Juli 2024
Pontuação: 4.7/5 (54 avaliações)

O arco elétrico pode ocorrer quando equipamento elétrico estiver ativo. Durante a manutenção ou o reparo, se por algum motivo o equipamento não estiver "descarregado", poderá ocorrer um arco elétrico.

Quando ocorre um arco elétrico?

O arco elétrico, também conhecido como arco voltaico, é basicamente o resultado de um curto-circuito. Ou seja, é o acontecimento que surge devido a uma descarga elétrica entre dois polos, superior à resistência do ar e mantida pela formação de gases que agem como meio condutor para a corrente elétrica.

Onde pode ocorrer o arco elétrico ou voltaico?

Um arco elétrico (ou arco voltaico) ocorre quando há a ruptura do meio isolante – normalmente ar – formando uma descarga entre dois pontos e causando a geração de altas correntes e a formação de calor. Caso essa situação seja mantida, ela pode evoluir para uma expansão ou explosão, denominada Arc Blast.

Qual a temperatura que um arco elétrico pode chegar?

A alta temperatura que pode envolver um arco elétrico é a principal causa de preocupação com esse fenômeno. No ponto de origem do arco, a temperatura pode atingir aproximadamente 20.000 ºC, o que equivale a quatro vezes a temperatura de superfície do sol.

Quantos volts tem um arco elétrico?

Os mais usuais são conectados à rede elétrica de tensões normalizadas em 220, 380 ou 440 volts (V), que pode ser reduzida facilmente na tensão de soldagem utilizando-se transformadores de dispersão, especialmente projetados para esse fim.

Arco Elétrico - Alta Tensão

24 questões relacionadas encontradas

Como se forma um arco elétrico?

Um arco elétrico (AO 1945: arco eléctrico) é resultante de uma ruptura dielétrica de um gás a qual produz uma descarga de plasma, similar a uma fagulha instantânea, resultante de um fluxo de corrente em meio normalmente isolante tal como o ar.

Qual a principal forma de evitar um arco elétrico?

Utilização de sistemas de proteção, como disjuntores, contatores, relés e outros dispositivos, podem minimizar o risco de ocorrência de arcos elétricos. Equipamentos elétricos devem ser instalados de forma adequada, garantindo que estejam em conformidade com as normas de segurança elétrica vigentes.

Quais são as características de um arco elétrico?

Características do arco elétrico

Geralmente assume forma de um “cordão”, que liga os polos positivos e negativos; Emana uma grande quantidade de energia, emitida em forma de luz e calor (muito calor); A temperatura que atinge é suficiente para derreter e até evaporar alguns tipos de matérias.

O que é o arco elétrico NR10?

Como aliada da segurança nas instalações elétricas, quando falamos de arco elétrico, a NR10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade – é uma norma regulamentadora que engloba todas as atividades industriais nas quais existe o contato direto ou indireto com uso da energia elétrica.

Quais os efeitos de um arco elétrico?

O arco elétrico pode gerar um calor tão intenso que atinge até 20.000 °C, temperatura superior à suportada por qualquer material conhecido. Portanto, também pode causar danos irreparáveis em máquinas, equipamentos e no meio ambiente, trazendo prejuízos econômicos e responsabilização socioambiental.

Quais são os principais riscos de um arco elétrico?

O calor e a energia de um arco elétrico podem provocar choques elétricos, queimaduras e incêndios, sendo que este último representa um risco ainda maior à pessoas e patrimônio.

Qual deve ser o comprimento do arco elétrico?

O comprimento do arco correto em uma aplicação depende do diâmetro do eletrodo, do tipo de revestimento, da corrente e da posição de soldagem. Como regra geral, pode-se considerar o comprimento ideal do arco varie entre 0,5 e 1,1 vezes o diâmetro do eletrodo.

Qual a medida de controle para o risco de arco elétrico?

A NFPA 70E define ainda que: a fronteira de proteção ao risco de arco elétrico é a distância na qual é provável que uma pessoa receba queimadura de segundo grau, assumida quando recebe uma energia incidente de 5 j/cm2 (1,2 cal/cm2).

O que a NR-10 exige?

A Norma Regulamentadora NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores que direta, ou indiretamente, interajam em instalações elétricas ...

O que é arcos voltaicos?

O que é arco voltaico? Para começar, vamos entender exatamente o que é o arco voltaico. O fenômeno, também chamado de arco elétrico, é caracterizado pela passagem significativa de corrente elétrica, em alta velocidade, por um material normalmente não condutivo, como o ar.

Qual a distância da zona de risco?

Neste caso a zona de risco está situada em um raio de 38 cm envolvendo o condutor energizado, já a zona controlada é delimitada por um raio a partir de 38 cm da zona de risco até 1,38 cm do ponto energizado.

Quais são os dois tipos de arco?

Os dois tipos de arco têm origens a partir de um arco longo e reto (conhecido como “Longbow”), tradicional, primitivo, utilizado pelo personagem Robin Hood em suas histórias. Dele surgiu o recurvo e, depois, o composto.

Por que o arco elétrico é a fonte de calor mais usada?

O arco elétrico é a fonte de calor mais utilizada na soldagem por fusão de materiais metálicos, pois apresenta uma combinação ótima de características, incluindo uma concentração adequada de energia para a fusão localizada do metal base, facilidade de controle, baixo custo relativo do equipamento e um nível aceitável ...

Qual é o procedimento correto ao resgatar uma vítima de choque elétrico nr10?

Saiba o que fazer nessas situações:
  1. Desligue a chave geral de energia. Em situações de acidentes elétricos, a primeira ação é suspender o quanto antes a troca de energia elétrica da fonte com a pessoa. ...
  2. Afaste a vítima da fonte elétrica, mas não toque na pessoa. ...
  3. Chame o SAMU. ...
  4. Verifique o estado de saúde da pessoa.

Qual é o maior risco proveniente de um arco elétrico?

Perigos envolvendo arcos elétricos

Eventos envolvendo arcos elétricos podem causar acidentes fatais devido a alta liberação de calor, radiação ultravioleta, explosões, estilhaços e ondas sonoras ensurdecedoras.

O que dificulta a abertura do arco elétrico?

Dificuldade de abertura ou instabilidade do arco elétrico.

1- Cabo-Terra com mau contato, inadequado, ou fuga de corrente: Fixe melhor o terra e outras conexões. Verifique o estado, comprimento e diâmetro correto dos cabos. 2- Amperagem muito baixa: Regule a amperagem adequada.

Quais são as vestimentas de proteção contra arco elétrico?

As vestimentas de proteção fabricadas com materiais naturais como algodão, seda e lã, que não continuem a queimar quando expostas ao arco elétrico, podem eventualmente ser utilizadas. Fibras sintéticas puras de nylon, poliéster ou rayon não devem ser utilizados em hipótese alguma.

Quem descobriu o arco elétrico?

SOLDAGEM NA ERA MODERNA

O processo de soldagem moderno só evoluiu a partir da descoberta do arco elétrico em 1801, pelo inglês Sir Humphry Davy.

Quais EPIs abaixo podem proteger o trabalhador dos riscos de um arco elétrico?

Protetor facial. O protetor facial para eletricistas foi criado, em especial, para proteger contra arco elétrico ou fogo repentino. Normalmente ele é acoplado a um capacete dielétrico, e envolve toda a face, inclusive o queixo. O visor costuma ser transparente, para que o trabalho não seja prejudicado.

Quais são as cinco regras de ouro?

Essas regras valem ouro!
  • Você sabia que a maioria dos acidentes no Setor Elétrico são por descumprimento dessas regras? Vamos aprender e nunca mais esquecer: 1° - Desligar.
  • 2° - Bloquear.
  • 3º - Testar.
  • 4° - Aterrar.
  • 5° - Sinalizar.

Artigo anterior
O que é o protocolo SMTP para que serve e como é acessado?
Artigo seguinte
Como criar um mascote de time?