O que está no ativo circulante?

Perguntado por: Vitória Fonseca  |  Última atualização: 16. Juli 2024
Pontuação: 4.8/5 (12 avaliações)

Se ativo circulante é tudo o que pode ser convertido em dinheiro no curto prazo, ativo não circulante é justamente o contrário: todos os bens e direitos que só podem ser transformados em dinheiro no médio ou longo prazo.

Quais são os ativos circulantes?

Ativos circulantes
  • contas a receber dos clientes;
  • saldo disponível no caixa da empresa;
  • recursos disponíveis em conta bancária;
  • estoque;
  • matérias-primas;
  • investimento de curto prazo.

O que se classifica no ativo circulante?

O ativo circulante líquido é o conjunto de recursos financeiros imediatamente disponíveis para pagar as dívidas e despesas da empresa, sendo conhecido como ativo financeiro. Empresários, investidores, analistas e credores usam esse indicador para analisar a saúde financeira de um negócio.

Quais são as contas do ativo circulante?

Entre os principais ativos circulantes, podemos destacar:
  • Dinheiro e reserva em caixa;
  • Aplicações financeiras e investimentos de curto prazo;
  • Contas e títulos a receber;
  • Estoque e produtos inacabados;
  • Despesas antecipadas;
  • Depósito bancário à vista;
  • Mercadorias e matérias-primas.

O que faz parte do ativo não circulante?

O que é o Ativo não Circulante? Ativo não Circulante é uma subcategoria dentro dos ativos que engloba todos os bens fixos e tangíveis usados na operação da empresa, como máquinas, equipamentos, móveis, veículos, entre outros.

ATIVO (CIRCULANTE E NÃO CIRC) / PASSIVO (CIRCULANTE E NÃO CIRC. ) BALANÇO PATRIMONIAL CONTABILIDADE

17 questões relacionadas encontradas

Quais os 4 grupos que fazem parte do ativo não circulante?

Os ativos não circulantes podem ser de quatro tipos: realizável a longo prazo, investimentos, imobilizável e intangível.

O que faz parte do passivo circulante?

Alguns exemplos comuns de passivos circulantes incluem contas a pagar a fornecedores, salários a pagar, impostos, empréstimos de curto prazo, dividendos, entre outros. Os passivos circulantes são importantes porque podem impactar o fluxo de caixa da empresa a curto prazo.

Quais são os ativos circulantes e não circulantes?

Com características bem distintas entre si, os ativos circulantes são todos aqueles bens patrimoniais que podem ser negociáveis, ou seja, convertidos monetariamente em recursos em curto prazo. Já os ativos não circulantes somente podem ser negociados por um prazo acima de 12 meses.

O que é ativo circulante e não circulante exemplos?

O ativo circulante representa a liquidez da empresa, enquanto o não circulante é o valor investido. (Por Aléxis Cerqueira Góis/especial para o E-Investidor) – A compreensão do balanço patrimonial de uma empresa é um item essencial em uma análise fundamentalista.

Como analisar o ativo circulante?

Para saber quanto uma empresa tem de ativo circulante, é preciso somar os valores de todos aqueles exemplos que já citamos aqui:
  1. dinheiro na conta;
  2. contas a receber;
  3. inventário;
  4. estoque;
  5. títulos negociáveis;
  6. despesas antecipadas;
  7. e qualquer bem que possa ser convertido em dinheiro no prazo máximo de um ano.

Quais são os tipos de ativos?

Tipos de ativos do balanço patrimonial
  • Ativo circulante.
  • Ativo não circulante.
  • Ativo financeiro.
  • Ativos fixos.
  • Ativos intangíveis.
  • Ativos tangíveis.

Qual a diferença do ativo circulante é passivo circulante?

Ativos Circulantes: Dinheiro em caixa, contas a receber, estoques de produtos. Passivos Circulantes: Contas a pagar, empréstimos de curto prazo, salários a serem pagos. Ativos Não Circulantes: Propriedades, máquinas, equipamentos. Passivos Não Circulantes: Empréstimos de longo prazo, debêntures, financiamentos.

O que faz parte do passivo não circulante?

O passivo não circulante é o conjunto de obrigações e dívidas de uma empresa que devem ser pagas dentro de um prazo superior a um ano. Ele é parte de um dos três componentes que constituem o balanço patrimonial de uma empresa: o grupo de passivos. Sendo os demais: o grupo de ativos e o patrimônio líquido.

Qual o primeiro grupo importante do ativo circulante?

O ativo está dividido entre circulante e não circulante. No primeiro, são registrados os elementos com maior grau de liquidez – aqueles que podem ser convertidos em dinheiro em um curto prazo (12 meses, como indicamos).

Como é dividido o passivo?

Na contabilidade brasileira, por força da legislação o passivo se divide em: Passivo propriamente dito (passivo exigível) e patrimônio líquido (passivo não exigível). O passivo exigível se subdivide em passivo circulante e passivo não circulante.

O que é o imobilizado?

Bens imobilizados são aqueles itens necessários para a manutenção da atividade da empresa – para uma transportadora, um caminhão e a garagem onde ele é guardado estão entre esses itens.

Quais são os ativos circulantes operacionais?

Ativo circulante operacional

Podem ser divididos em circulantes (aqueles aos quais o negócio terá acesso em curto prazo) ou não circulantes (aqueles que serão recebidos em longo prazo). Os ativos circulantes operacionais são contas a receber ligadas a estoques e duplicatas.

Como saber se é ativo ou passivo?

De maneira simplificada, o ativo e o passivo de um balaço simbolizam as entradas e saídas de dinheiro que acontecem na empresa. Ou seja, eles representam o desempenho financeiro de uma instituição. Enquanto os ganhos são chamados de ativos, os gastos são chamados de passivos.

São contas do passivo?

PASSIVO: AQUI FICAM AS CONTAS ONDE SÃO REGISTRADOS OS DEVERES E OBRIGAÇÕES DA EMPRESA, COMO POR EXEMPLO, FORNECEDORES, EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS, OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS ETC.

O que faz parte do ativo total?

O ativo total de uma empresa é a soma de todos os seus ativos, ou seja, seus bens e direitos. Dessa forma, inclui o ativo circulante, realizável a longo prazo e permanente, também chamado de não circulante.

São exemplos de ativos financeiros?

Os principais exemplos de ativos financeiros são Tesouro Direto, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA), Letra de Câmbio (LC), entre outros. Há também os de renda variável, como Ações, Fundos de Investimento e Exchange Traded Funds (ETFs).

O que é o patrimônio líquido?

O que é o patrimônio líquido? O patrimônio líquido é um indicador contábil que representa a diferença entre o ativo e o passivo da organização. Ou seja, o PL demonstra a subtração entre os bens e direitos que uma empresa possui em relação às suas obrigações.

O que são bens intangíveis?

O que são bens intangíveis? Apesar de não ser a única característica desses ativos, podemos definir os bens intangíveis como aqueles que não possuem uma forma física, ou seja, as propriedades imateriais de uma empresa, como é o caso de direitos autorais, marcas, patentes, receitas, carteira de clientes, entre outros.

Como aumentar o ativo circulante?

Como aumentar o ativo circulante?
  1. Acompanhe as contas a receber.
  2. Negocie com fornecedores.
  3. Reduza despesas.
  4. Faça um controle de estoque eficiente.
  5. Crie promoções que gerem caixa imediatamente.
  6. Considere a antecipação de recebíveis.
  7. Realize uma gestão financeira eficiente.
  8. Contrate uma consultoria.

Artigo anterior
Qual a principal finalidade do Direito para a sociedade?
Artigo seguinte
Até quando a Sony tem os direitos do Homem-Aranha?