O que fazer para não cometer plágio?

Perguntado por: Filipa Melo  |  Última atualização: 12. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (30 avaliações)

Faça sempre anotações com as suas próprias palavras, pois, assim, quando você desejar utilizá-las em um texto, basta transcrever essas ideias e adicionar as demais citações para se evitar as diversas modalidades de plágio. Nunca se esqueçam, plágio é cópia, além de imoral é considerado como um crime.

O que podemos fazer para evitar plágio?

Você pode evitar o plágio com algumas dicas simples, como:
  1. Use um verificador de plágio. Usar uma ferramenta de verificação de plágio ajuda a verificar qualquer texto realçado que você tenha plagiado. ...
  2. Cite suas fontes. ...
  3. Use aspas. ...
  4. Tenha cuidado ao parafrasear ou resumir.

Como fazer para não dar plágio?

Fazer uma cópia fiel de parágrafos inteiros sem dar os créditos da autoria é considerado plágio. A ABNT orienta como fazer esse tipo de transcrição, chamada de citação direta. O trecho que será usado integralmente no TCC deve ser colocado entre aspas duplas, seguido pela referência.

Como plágio pode ser evitado?

Cite o material original

Uma forma eficiente de evitar problemas relacionados ao plágio é sempre citar as fontes. Por isso, não tenha receio em conceder os devidos créditos aos autores e pesquisadores originais.

Como não ser pego no plágio?

Utilizando as suas próprias palavras, pode acrescentar uma perspectiva única do seu ponto de vista ao resumo. Deve ainda utilizar sinónimos, escolhas de palavras alternativas, e ordem das palavras para prevenir o plágio.

5 Dicas para Não Cometer Plágio - Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento

27 questões relacionadas encontradas

Como verificar se o texto é plágio?

Softwares para detecção de similaridade e de plágio
  1. CopySpider. O CopySpider é uma ferramenta freeware para testar documentos buscando identificar a existência de cópias indevidas de outros documentos disponíveis na internet. ...
  2. Farejador de Plagio. ...
  3. Grammarly. ...
  4. Plagiarisma. ...
  5. Plagium. ...
  6. Plagius. ...
  7. Turnitin.

São dicas rápidas para não cometer plágio exceto?

💡 1 Resposta. A dica rápida para não cometer plágio é: c. Mudar ao máximo o trecho copiado para disfarçar a autoria e não responder criminalmente. Essa prática é considerada plágio, pois não atribui corretamente a autoria das informações utilizadas.

Por que é importante não cometer plágio?

O plágio acadêmico deve ser combatido porque é uma forma desonesta de obter crédito pelo trabalho de outra pessoa, o que viola a ética acadêmica. Além disso, o plágio prejudica o desenvolvimento da pesquisa e a reputação da instituição de ensino.

O que não é plágio?

Não são plágios:

5) Descrever com suas palavras o trecho do livro citando a referência: forma correta de agir durante a redação de um trabalho; Exemplo: Segundo Slack (2002), qualquer organização que tenha como função a produção de bens ou serviços orienta a mesma por meio de uma administração de produção.

Como lidar com o plágio em sala de aula?

Como lidar com o plágio estudantil como professor?
  1. Treine os alunos sobre plágio.
  2. Entenda os motivos que levaram o aluno a recorrer ao plágio.
  3. Evite que o aluno repita a prática em outros trabalhos.
  4. Sanções que podem ser aplicadas em caso de plágio.
  5. Que medidas tomar em caso de plágio.

Quais são os 7 tipos de plágio?

Tipos de plágio
  • Plágio completo. O plágio completo é a forma mais grave de plágio e verifica-se quando um pesquisador pega um manuscrito ou estudo que outra pessoa criou e submete-o como se fosse seu. ...
  • Plágio baseado na fonte. ...
  • Plágio direto. ...
  • Autoplágio. ...
  • Plágio parafraseado. ...
  • Autoria imprecisa. ...
  • Plágio em mosaico. ...
  • Plágio acidental.

Quais são os tipos de plágio?

Plágio direto: cópia literal do texto original, sem referência ao autor e sem indicar que é uma citação. Plágio indireto: reprodução, com as próprias palavras, das ideias de um texto original (paráfrase), sem indicação da fonte.

O que diz a lei sobre plágio?

Art. 33. Ninguém pode reproduzir obra que não pertença ao domínio público, a pretexto de anotá-la, comentá-la ou melhorá-la, sem permissão do autor.

Como combater o plágio no espaço livre da internet?

Tentar solucionar o problema de forma amigável, pedindo que o plágio seja excluído o mais rápido possível; Contatar o site da hospedagem, caso tenha acontecido em ambiente virtual; Processar a pessoa que cometeu plágio por meio de uma ação judicial.

O que é motivo de plágio?

Dificuldade ao nível da escrita e da estruturação de ideias; Acesso aberto à informação académica e científica impulsiona o copy-past; Falta de conhecimento do que é o plágio e das suas reais implicações.

O que é plágio e exemplos?

Tipos de plágio

Plágio integral: diz respeito a cópia integral de um trabalho sem os devidos créditos ao autor. Nesses casos, em um trabalho acadêmico, por exemplo, cada palavra é copiada sem a menção da autoria original. Plágio parcial: Ocorre quando partes de um produto é copiada por outrem.

Quantos por cento de plágio é permitido?

O que acontece e você deve entender é que não é tolerado plágio em hipótese alguma. Seu TCC deve ser 100% original e com 0% de plágio. Ou seja, caso você tenha passado seu TCC no farejador de plágio e acusou mais de 3%, você deverá tomar algumas medidas.

Qual melhor anti plágio gratuito?

Alguns desses softwares disponíveis gratuitamente são o Viper, CopySpider e o Plagium, importantes ferramentas para prevenção ao plágio.

O que é considerado plágio em um TCC?

Assim, quando um pesquisador copia trechos (ou a íntegra) de outros trabalhos e não faz a devida citação, isso é considerado plágio.

Quando a cópia vira crime?

Já o plágio é uma infração prevista no Código Penal Brasileiro, pela lei 9610, e significa copiar algo que alguém já produziu ou escreveu, sem colocar o crédito. No Brasil, plágio é crime e é considerado uma violação do direito autoral.

Quais são as consequências do plágio?

O Plágio compromete a credibilidade das pesquisas científicas, desprestigia títulos acadêmicos, atribui vícios na aprendizagem dos estudantes que veem a se tornar diplomados incapazes de elaborar trabalhos acadêmicos nivelados ao Ensino Superior.

É crime fazer trabalhos acadêmicos?

A pena para plagiar ou comercializar trabalho acadêmico, com intuito de lucro direto ou indireto, será a mesma da prevista para a violação de direitos autorais: detenção de três meses a um ano ou multa. A exceção ficará por conta do serviço de revisão linguística.

Qual o tipo de plágio mais comum?

Qual o tipo de plágio mais comum? Este é, segundo a Wiley, o tipo mais comum de plágio. Envolve pegar um texto de outra pessoa, fazer pequenas alterações nas frases, e usá-lo como seu. Mesmo que as palavras sejam diferentes, a ideia original permanece a mesma e ocorre plágio.

O que nos leva a cometer um plágio acidental?

Por vezes, o plágio pode ser realizado acidentalmente, por falta de organização das leituras, falta de conhecimento metodológico de como as fontes devem ser citadas, e desconhecimento do significado do plágio. Em outros casos, é realizado de forma intencional.

Como funciona processo por plágio?

O aspecto criminal do plágio está previsto no artigo 184 do Código Penal que prevê a pena de três meses a um ano, ou multa, a quem violar direito autoral. Se houver intuito de lucro direito ou indireto a pena aumenta para reclusão de dois a quatro anos, e multa.

Artigo anterior
Como é um portfólio de design gráfico?
Artigo seguinte
Quanto tempo passou Paulo no deserto?