Quantos atestados posso dar em um mês?

Perguntado por: Ariana Alves de Costa  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (49 avaliações)

➡ Não há limite de atestados médicos apresentados mensalmente ou anualmente (exceto nas hipóteses legais elencadas abaixo), porém o período máximo custeado pela empresa é de até 15 dias, sendo que a partir do 16° dia o pagamento será realizado pela Previdência Social diretamente ao empregado.

Qual o intervalo de um atestado para outro?

Conforme os dispositivos legais supracitados, no caso de atestados intercalados ou sucessivos, deverá ser somados os períodos até completar os quinze dias, onde o segurado passará ter direito ao auxílio doença, a partir ao 16º dia do afastamento.

Quantos atestados médicos da justa causa?

Como não há um limite de atestados médicos, pode-se afirmar que o excesso de atestados médicos apresentados por um único funcionário não caracteriza motivo para dispensa por justa causa.

Tem limite de atestado?

Não há um limite para atestados médicos durante o ano de trabalho. No entanto, existe um limite máximo de dias de afastamento que deverão ser pagos pela empresa — 15 dias pela mesma doença.

O que dá 7 dias de atestado?

Assim, se o empregado estiver com “suspeita” de Covid-19 ou se teve contato com alguém que testou positivo para o vírus, poderá ficar isolado, por este período de 7 dias, sem a necessidade de apresentar atestado ou qualquer outra justificativa para sua ausência.

Existe restrição na quantidade de Atestados Médicos? | Alfredo Figueiredo #Explica

22 questões relacionadas encontradas

O que falar para o médico para conseguir atestado?

Dê informações o suficiente para ele acreditar em você, por exemplo: "Passei a noite acordado" ou "Estou com problemas estomacais terríveis". Também é possível dizer algo como: "Sei que deveria ter dito isso ontem, mas pensei que fosse passar após uma noite de sono".

Qual a melhor desculpa para pegar atestado médico?

Qual a melhor desculpa para pegar um atestado?
  • Estou me sentindo doente: 84% dos respondentes já usaram essa desculpa falsamente ao menos uma vez.
  • Emergência familiar: 65%
  • Tenho um problema pessoal: 60%
  • Tenho uma consulta com dentista/médico: 60%
  • Meu carro quebrou: 48%

Quantos atestados O funcionário pode apresentar?

Existe um limite de apresentação de atestados médicos no ano? Não existe um limite para atestados médicos no ano. Independente da quantidade de dias, do CID ou da motivação. No entanto, existe um limite de dias de afastamento que deverão ser custeados pela empresa: máximo de 15 dias pela mesma doença.

Pode dar atestado de 30 dias?

Pela lei, o INSS tem até 30 dias para apresentar sua decisão. Contudo, cabe ressaltar que na prática não é bem assim. Embora a resposta do pedido (desde sua apresentação) tenha prazo de 45 dias conforme lei, geralmente ela extrapola em muito esse tempo.

O que fazer quando o funcionário traz muito atestado?

No caso de reincidência de faltas por motivos de saúde sem a apresentação de um atestado médico válido, a empresa poderá advertir o colaborador por escrito com a possibilidade de uma futura suspensão.

O que fazer quando o funcionário da muito atestado?

Analise a sua equipe. Se após a conversa com o seu colaborador você constatar que ele realmente está passando por problemas de saúde e fazendo tratamento para isso, de fato a apresentação do atestado médico se justifica.

Quantos atestados de acompanhamento a empresa pode aceitar?

473. O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário: (...) X - até 2 (dois) dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira; (Inclusão dada pela Lei 13.257/2016).

Pode dar 2 atestados?

A empresa não pode somar os atestados de CID diferentes. Assim, para que possa afastar o empregado para a Previdência Social, o empregador pode somar os atestados médicos ainda que intercalados, desde que apresentados dentro do prazo de 60 dias e sejam da mesma doença.

Pode entregar dois atestados seguidos?

Assim, com base na argumentação anterior, é perfeitamente admitida a hipótese de atestados intercalados ou sucessivos, até porque há previsão legal, e está contida no art. 75 §§ 4º, 5º do Decreto-Lei 3.048/99 e na Instrução Normativa nº 45 de 06 de agosto de 2010, do INSS.

Quando um atestado Sobrepoe o outro?

Resposta: A legislação não prevê a questão do empregado possuir dois atestados para o mesmo período.

O que fazer com atestado de 30 dias?

Todo servidor que se afastar por 30 dias ou mais deverá obrigatoriamente passar pelo Exame Médico de Retorno ao Trabalho na DGRH / DSO ao término de seu afastamento.

Quem paga o atestado de 30 dias?

No dia 17 de Junho de 2015 a Medida Provisória 664/2015 revogada pela Lei 13.135/2015 e então dia 18 de Junho de 2015 voltou a valer a regra antiga de que os quinze primeiros dias serão pagos pelo empregador e não mais trinta dias.

O que fazer com atestado de 60 dias?

Concluindo, quando o empregado se afastar por um período superior a quinze dias dentro do prazo de 60 dias, contados da data do primeiro atestado médico, a empresa será responsável apenas pelos 15 primeiros dias de afastamento. Caberá ao empregado buscar da previdência social os dias superiores a este período.

Quantas faltas um funcionário pode ter?

Cinco é o número máximo de faltas injustificadas permitidas pela legislação trabalhista ao longo do ano. Se o trabalhador faltar mais de cinco vezes sem justificativa, pode perder alguns dias de férias ou, até mesmo, perder o direito a elas. Funciona assim: Até 5 faltas: 30 dias de férias.

Quais as doenças que dão atestado?

As pessoas passam grande parte de seus dias no trabalho.
...
Veja 6 doenças que mais causam afastamento do trabalho
  • Depressão. A depressão é a doença considera como o “mal do século” pela OMS (Organização Mundial de Saúde). ...
  • Síndrome de Burnout. ...
  • Dorsalgia. ...
  • LER. ...
  • Hérnia de disco. ...
  • Varizes.

Como dar uma desculpa convincente?

Avise com antecedência.
  1. Invente uma desculpa com antecedência, como "Preciso buscar o meu pai no aeroporto neste dia".
  2. Se não for possível inventar uma desculpa com antecedência, avise pelo menos algumas horas antes do evento. Não deixe para ligar minutos antes do horário marcado para dizer que não vai comparecer.

Como avisar que está doente e não vai trabalhar?

Seja claro, direto e breve ao explicar sua necessidade em ficar em casa. Ao conhecer o seu chefe e ter uma ideia de como ele reage em relação à ausência ao trabalho por motivos de saúde, você terá uma melhor ideia de quantos detalhes você precisará fornecer a ele sobre sua doença, seus sintomas etc.

Como pegar um atestado médico rápido?

Marque uma consulta médica.
  1. Se necessário, peça que o médico inclua, no atestado, informações como detalhes do seu quadro de saúde. ...
  2. Se precisar faltar por períodos mais longos, você pode ter de conversar com seus superiores no trabalho, além de apresentar um atestado que comprove o caso.

Como obter um atestado médico?

Qualquer médico registrado no Conselho Federal de Medicina (CFM) pode emitir um atestado médico, independente da sua especialidade. Eles podem ser do INSS ou do Sistema Único de Saúde, além de poder participar de convênios com instituições como o SESI e o SESC.

O que dá atestado de um dia?

Segundo a CLT, atestado médico é um documento que comprova a necessidade do trabalhador de se ausentar do trabalho, seja por motivo de doença, acidente ou ida ao médico. Com esse documento, a falta é abonada e o salário não deve ser descontado da folha de pagamento do funcionário.

Artigo anterior
O que o que é zeugma e elipse?
Artigo seguinte
Pode levar vinho na bagagem de mão azul?