É normal ter um dente a mais?

Perguntado por: Lisandro Matos  |  Última atualização: 25. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (18 avaliações)

Embora seja mais comum que surjam apenas 1 ou 2 dentes a mais, sem causar grande alteração na vida da pessoa, existem casos em que é possível observar até 30 dentes extra e, nesses casos, pode surgir bastante desconforto, sendo recomendada a cirurgia para retirar os dentes supranumerários.

O que significa ter um dente a mais?

A hiperdontia se caracteriza pela presença de dentes a mais ou também chamados dentes supranumerários. Apesar de parecer inofensivo, ter mais dentes que o normal pode trazer grandes prejuízos para o indivíduo.

É normal nascer um dente a mais na boca?

Você sabia que é possível uma pessoa manifestar um número de dentes maior do que o normal? Geralmente o ser humano possui a mesma quantidade de dentes na boca, sem contar os sisos. A condição conhecida como hiperdontia ocorre quando um indivíduo apresenta mais dentes do que o natural.

Como é chamado o dente que nasce a mais?

Os dentes supranumerários também podem ser conhecidos como dentes extranumerários. A forma mais comum de dente supranumerário é o mesiodens, que fica posicionado entre os dentes da frente na arcada superior.

É normal ter mais que 32 dentes?

A quantidade padrão de dentes é de 20 dentes de leite e 32 dentes permanentes. A causa dos dentes supranumerários (dentes a mais do que o normal) é desconhecida, mas certas condições e fatores genéticos podem aumentar a probabilidade.

Rotten tooth under the Old Crown

34 questões relacionadas encontradas

O que é dente gêmeos?

A geminação ocorre quando dois dentes tentam se desenvolver a partir de um único germe dental, sem se separar totalmente. Trata-se de uma anomalia rara que afeta crianças e apresenta-se como um dente de tamanho grande ou de formato anormal que parece ser composto por dois dentes.

É normal ter 40 dentes na boca?

A quantidade de dentes que temos na boca pode variar por causa de alguns fatores —doenças, idade, evolução humana e outros. Mas o número oficial na boca de um adulto é de 32 dentes (16 em cima e 16 embaixo), divididos em: 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares.

Qual é o dente mais raro?

Dentes supranumerários (DSN) são dentes adicionais que ocorrem na arcada dentária superior e inferior1, sua ocorrência é muito rara e sua prevalência na população em geral variar entre 0,1% e 3,8%2-5.

O que causa os dentes supranumerários?

Os dentes são considerados supranumerários quando o número for superior a 20 na dentição decídua e 32 na dentição permanente. Os fatores etiológicos podem englobar várias causas, tais como o crescimento excessivo da lâmina dentária, fatores hereditários, dicotomia do germe dentário, doenças gerais, e algumas síndromes.

O que fazer com dente supranumerário?

O tratamento proposto para o caso foi o de remoção cirúrgica do dente supranumerário com a finalidade de permitir o alinhamento dentário na arcada superior associado ao tratamento ortodôntico. O procedimento cirúrgico decorreu dentro das normas técnicas precisas para a região (Figura 2);(Figura 3).

É normal ter 30 dentes na boca?

Para saber quantos dentes temos na boca é preciso considerar cada fase da vida. Enquanto na infância a arcada dentária apresenta 20 dentes, na vida adulta a quantidade aumenta para 32 dentes. Na terceira idade, espera-se manter essa mesma quantidade.

Tem como o dente nascer 3 vezes?

Com toda essa configuração atuando durante a vida, na maior parte dos casos seria preciso uma terceira dentição para assegurar, na velhice, a integridade da arcada dentária. O problema é que na espécie humana não existe essa possibilidade. Quando a pessoa perde um dente permanente, outro não nasce no lugar.

O que causa a hiperdontia?

"O aumento pode acontecer devido a condições genéticas, alterações na lâmina dentária e algumas síndromes", pontua Letícia. O tratamento para a hiperdontia varia de pessoa para pessoa, mas pode incluir desde uma abordagem de espera, até extração dentária ou tratamento ortodôntico.

O que é dente numerário?

Estes elementos extranumerários podem ter a forma normal ou ter uma forma que não lembra a anatomia dos dentes daquela região. Estes dentes podem se desenvolver em qualquer parte dos arcos dentários. Ocorrem com muita freqüência na região de incisivos superiores.

Como saber se o dente tá saudável?

Um dente uniforme e claro, das pontas à raiz, provavelmente não tem acúmulo de placa bacteriana. É claro que existem exceções, mas, de uma maneira geral, indica uma higienização bem feita e uma boa saúde bucal. Quando há uma formação muito grande de placas bacterianas e tártaro, ela começa a ficar visível nos dentes.

É possível nascer dois dentes no mesmo lugar?

Os dentes fundidos ocupam o mesmo espaço que dois dentes separados na boca. A geminação e a fusão dentária são raras, de acordo com o livro Paediatric Dentistry. Estudos em populações caucasianas determinaram que a prevalência dessas anomalias está entre 0,5% e 1,6% na dentição primária (dentes de leite).

O que é dentes supranumerários?

Os supranumerários são formados durante o desenvolvimento dentário, junto com a dentição normal, e podem acontecer com pessoas de todas as idades. No entanto, é mais comum o dente supranumerário surgir na dentição permanente.

O que são Supranumerarios?

Qualquer dente que exceda o número normal nas dentições decídua e permanente é considerado supranumerário (ALVAREZ; TAVANO, 1998; ABREU E LIMA; MOTISUKI; BORDIN, 2002). Vários termos têm sido aplicados aos dentes supranumerários, de acordo com o local de sua origem mais co- mum.

Qual é o dente mais difícil de tirar?

“O siso é o dente mais difícil de extrair”

O siso pode se tornar o dente mais difícil ou o mais fácil de remover. Tudo dependerá da sua posição. E isso somente quem pode avaliar é o seu dentista.

Qual o único dente que não cai?

Numeração dos dentes de leite.

Qual dente representa a mãe?

esquerdo da boca representa MÃE ou função materna.

É normal ter 23 dentes na boca?

Na infância, são 20 dentes de leite, ou decíduos, na dentição primária. Já em adultos essa quantidade se eleva para até 32, considerando os 4 dentes do siso ou terceiros molares. Esta é a quantidade normal na dentição de um adulto, já praticamente completa no início da adolescência.

É normal ter 22 dentes na boca?

Atualmente, há uma tendência das pessoas a não possuírem os terceiros molares. Algumas já não apresentam também os incisivos laterais superiores e segundos pré-molares… então, em futuro bem distante, daqui a inúmeras gerações, possivelmente uma pessoa normal possuirá mais ou menos entre 22 a 24 dentes em sua boca.

É certo ter quantos dentes na boca?

Então, quantos dentes nós temos? Normalmente as crianças têm 20 e adultos têm 32 (28 se os dentes do siso forem extraídos). E cada um deles necessita de cuidado. Saiba mais sobre como cuidar dos seus dentes no Centro de Informações de Saúde Bucal Colgate.

Artigo anterior
Como o Brasil será em 2050?
Artigo seguinte
Como manter um programa sempre em primeiro plano?