O que o que é zeugma e elipse?

Perguntado por: Eva Neto Fonseca  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (27 avaliações)

Zeugma é uma figura de linguagem caraterizada pela omissão de um termo mencionado anteriormente no enunciado. Já a elipse é apenas a ocultação de um termo, não importando que o mesmo já tenha sido expresso ou não na frase.

O que é elipse e zeugma?

Zeugma, assim como a elipse, também é uma figura de sintaxe caracterizada pela omissão de um termo. Porém, na elipse, o elemento omitido fica subentendido pelo contexto. No zeugma, essa omissão se dá especificamente com um elemento que já apareceu explicitamente em momento anterior no enunciado.

O que é zeugma é um exemplo?

O que é Zeugma:

Exemplo: “Eu gosto de sorvete; Maria, de chocolate” / “Sua casa é enorme, a minha é mais simples”. O zeugma é classificado como uma figura de construção, utilizado na linguagem oral e escrita para conceder maior expressividade ao texto.

O que é elipse e exemplos?

Exemplo de elipse

“Na minha mesa, papéis e livros” (o verbo “haver” está oculto nesta sentença, caso contrário a frase seria: “na minha mesa há papéis e livros”). “No fim da noite, no chão, pessoas e garrafas” (o verbo “haver” também está oculto). “Chegamos cedo hoje” (o pronome “nós” foi ocultado neste caso).

Como identificar zeugma?

A zeugma é uma figura de linguagem caracterizada por suprimir as palavras da oração sem que modifique o entendimento da mensagem. Através desse recurso, é possível fazer a omissão de um termo que já foi mencionado anteriormente por meio do contexto e de outros elementos gramaticais da oração.

Elipse e zeugma

35 questões relacionadas encontradas

Como usar o zeugma?

A Zeugma é uma figura de linguagem que está na categoria de figuras de sintaxe ou de construção. Isso porque ela interfere na construção sintática das frases. Ela é usada para omitir termos na oração com o intuito de evitar a repetição desnecessária de alguns termos, como o verbo ou o substantivo.

Estou rindo para não chorar?

Sim, antítese. Antítese, pois "chorar" e "rir" são palavras com significados opostos, numa mesma frase.

Como identificar a elipse?

A elipse é caracterizada pela omissão de termos da oração sem que se prejudique o entendimento da mesma, dado que essa omissão é permitida pelo contexto e pelos restantes elementos gramaticais da oração, estando o termo claramente subentendido.

Quando ocorre elipse?

A elipse é uma figura de linguagem que ocorre com a omissão de um termo que pode ser subentendido no texto. A expressão omitida não interfere na compreensão da mensagem e mesmo sem está explícita ela pode ser percebida como parte da oração.

O que é elipse em Geografia?

O que é elipse? Essa figura geométrica plana de formato arredondado é obtida na intersecção de um plano e um cone. Uma elipse é uma figura geométrica plana obtida pela intersecção entre um plano e um cone. É por isso que essa figura é chamada de cônica, assim como a circunferência, a parábola e a hipérbole.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Qual a diferença entre zeugma e elipse Cite exemplos *?

A elipse é a omissão de um termo no enunciado.

Veja os seguintes exemplos: Diante dela, os pais e os irmãos. ... Já nesse segundo exemplo, ocorre um zeugma, pois o termo omitido — “estavam” — foi mencionado anteriormente no enunciado: “Diante dela, estavam os pais e os irmãos. E também estavam os tios e os avós”.

O que é aliteração é um exemplo?

O que é Aliteração:

A repetição de alguns fonemas numa determinada frase pode ser de difícil pronúncia. Exemplo: “O rato roeu a roupa do rei de Roma” ou “Três tigres tristes para três pratos de trigo. ... As aliterações são caracterizadas por serem repetições harmoniosas e ritmadas.

O que é elipse de festa?

Elipse Festa Infantil São feitos em mdf 3mm, adesivados com impressão digital de alta definição e tintas eco solventes, que não prejudicam o ambiente. O corte é eletrônico, feito a laser, o que garante um acabamento perfeito, selando o adesivo, ou seja, não descola.

O que é anáfora é um exemplo?

Geovana e Flávia são muito estudiosas. Elas têm ótimas notas. No exemplo, a anáfora ocorre quando o pronome “elas” retoma o elemento “Geovana e Flávia”, apresentado anteriormente. Perceba que, em vez de repetir o termo “Geovana e Flávia”, usou-se outro termo como referência: “elas”.

O que é retomada por elipse?

Primordialmente, a elipse designa uma supressão de elementos do discurso possíveis de serem recuperados dentro do próprio contexto linguístico. De acordo com algumas gramáticas, entende-se por elipse a omissão de um termo contextualmente implícito por ausentar-se no lugar em que normalmente aparece.

Quando se utiliza no qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

Qual é a figura de linguagem?

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Qual a figura de linguagem da frase quando te vi passar fiquei paralisado tremi até o chão como um terremoto no Japão?

Deixe-a simplesmente metáfora. ... A metáfora é a figura de linguagem identificada pela comparação subjetiva, pela semelhança ou analogia entre elementos.

O que significa o que é metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem em que se transfere o nome de uma coisa para outra com a qual é possível estabelecer uma relação de comparação. Para que a comparação possa ocorrer, devem existir elementos semânticos (relativos ao significado) semelhantes entre as palavras ou expressões em questão.

O que é assíndeto exemplos?

Assíndeto é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de conjunções coordenativas, isto é, conjunções que ligam orações ou elementos independentes entre si em um enunciado. Veja: Fui ao mercado para comprar frutas, verduras, legumes e carne. Fui ao mercado para comprar frutas, verduras, legumes, carne.

Está pronta a comida figura de linguagem?

Tanto na literatura, como na música, o hipérbato é usado muitas vezes para auxiliar na rima e sonoridade dos versos. Mas lembre-se que também utilizamos essa figura de linguagem no cotidiano, por exemplo: Está pronta a comida.

O que é aposto exemplo?

Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

Como identificar aliteração?

O que é aliteração

As palavras que iniciam com o mesmo som ou grupo de sons apresentam aliteração (pato-paca). As aliterações são conhecidas pelo uso da repetição de forma harmoniosa e ritmada. E é um importante recurso linguístico, que compõe o grupo das figuras de linguagem de som/fonética.

O que é aliteração na educação infantil?

A aliteração é a capacidade de identificar e repetir a sílaba ou fonema no começo das palavras. Atividades práticas usando aliteração aumentam o conhecimento da criança sobre as conexões palavra-som. As crianças começam a compreender aliteração por meio da repetição de atividades divertidas na educação infantil.

Artigo anterior
Que cheiro espanta pernilongos?
Artigo seguinte
Quantos atestados posso dar em um mês?