Quando pode apresentar embargos à execução?

Perguntado por: Nuno Davi Pires  |  Última atualização: 6. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (39 avaliações)

Após o ajuizamento da execução pelo credor, o executado poderá opor os embargos à execução para se defender, no prazo de 15 dias, independentemente de pagamento de caução, oferecimento de depósito ou penhora (art. 914 e 915 do NCPC).

Quando se inicia o prazo para embargos à execução?

O prazo para apresentação de embargos à execução é de 15 dias úteis contados a partir da juntada do mandado de citação, penhora ou avaliação nos autos.

Quais os requisitos para embargos à execução?

Nos embargos à execução, o executado poderá alegar:
  • inexequibilidade do título ou inexigibilidade da obrigação;
  • penhora incorreta ou avaliação errônea;
  • excesso de execução ou cumulação indevida de execuções;
  • retenção por benfeitorias necessárias ou úteis, nos casos de execução para entrega de coisa certa;

Como funciona Os embargos à execução?

Embargos à execução é a ação proposta, pelo devedor, para exonerar-se da execução de suas dívidas pelo credor. ... O fiador demandado pelo pagamento da dívida tem direito a exigir, até a contestação da lide, que sejam primeiro executados os bens do devedor.

O que pode ser discutido em embargos à execução?

Embargos à execução é uma ação que pode ser proposta pelo devedor para discutir a execução do credor. ... Nos embargos à execução o devedor pode manifestar a sua discordância sobre o valor cobrado ou sobre o conteúdo da ordem de pagamento dada no processo.

Embargos à Execução no CPC ???‍? l Qual o prazo? l Principais pontos!

38 questões relacionadas encontradas

O que alegar em preliminar de embargos à execução?

Também nos embargos à execução, o executado deverá alegar a incompetência absoluta ou relativa do juízo. A incompetência absoluta, vale frisar, pode ser reconhecida de ofício pelo juiz, de modo que não está coberta pela preclusão.

Quais as matérias que podem ser alegadas na exceção?

São exemplos de matéria a ser arguida: a prescrição da execução, a decadência do direito cobrado e a nulidade da citação para execução. Além disso, o pagamento ou qualquer outra forma de extinção da obrigação, como compensação, confusão, novação, consignação, remissão e dação.

O que vem depois dos embargos à execução?

Já o recurso que pode ser interposto pelo executado é chamado de "embargos à execução". Após decisão do juiz sobre quaisquer desses recursos, é possível ingressar com um novo recurso, chamado de "agravo de petição", no prazo de oito dias. Esse recurso é julgado pelo Tribunal Regional do Trabalho correspondente.

É preciso garantir o juízo para embargar a execução?

A lei de execução fiscal(LEF) exige a garantia do juízo como condição de procedibilidade dos embargos à execução. ... O STJ, resolveu afastar a exigência da garantia nos embargos à execução com base nos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa.

O que fazer quando perder o prazo de embargos à execução?

Examinada doutrina e jurisprudência, domina o entendimento de que, perdido o prazo para embargos de devedor, preclui somente a chance de usar o rito e a via processual desta ação judicial, sem que se cogite de preclusão dos direitos do executado, em vista da garantia constitucional, prevista no art.

Como distribuir embargos à execução?

Como são distribuídos? Os embargos à execução são distribuídos por dependência, autuados em apartado e instruídos com cópias das peças processuais relevantes, que devem ser declaradas autênticas pelo próprio advogado, sob sua responsabilidade pessoal. (Art. 914 § 1º e Art.

Quando cabe impugnação à execução?

CPC 2015: o prazo de 15 dias para impugnação inicia-se imediatamente após acabar o prazo de 15 dias que o executado tinha para fazer o pagamento voluntário (art. 525, caput). Não é necessária nova intimação.

O que diz o artigo 916 do CPC?

Pedido de parcelamento da dívida, nos moldes do CPC/2015, art. ... 916, § 7º, não se aplica o parcelamento da dívida quando se trata de cumprimento de sentença, máxime sem anuência do credor. Inaplicabilidade do princípio da menor onerosidade do devedor contra norma expressa da lei.

Qual o prazo e termo inicial da contagem do prazo para oposição de embargos à execução fiscal?

Os embargos devem ser opostos pelo executado no prazo de 30 dias, que começa a correr (art.

O que diz o artigo 884 da CLT?

884 da CLT que diz: “Garantida a execução ou penhora os bens, terá o executado 30 (trinta) dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exeqüente para impugnação. ... § 1º - Não são admissíveis embargos do executado antes de garantida a execução.

Quando usar embargos à execução e quando usar impugnação?

Parte-se da ideia de que a impugnação é petição para resistir ao título judicial, ao passo que os embargos constituem ação autônoma para contrariar título extrajudicial. Mas há outros detalhes. O rito executório é informado pelo princípio do desfecho único e comporta uma dualidade básica de posições.

Pode embargar sem garantir o juízo?

Nos termos do artigo 16, III, parágrafo 1º, não são admissíveis embargos do executado antes de garantida a execução. Assim, a garantia do juízo é pré-requisito para apresentação dos embargos. Por outro lado, a CF assegura o direito de acesso ao Poder Judiciário, ao contraditório e à ampla defesa (art. 5º, CF/1988).

É necessário garantir o juízo para opor embargos à execução quais os efeitos da oposição de embargos à execução?

Devedor pobre pode opor embargos à execução fiscal sem garantia do juízo. Deve ser afastada a exigência da garantia do juízo para a oposição de embargos à execução fiscal caso comprovado inequivocadamente que o devedor não possui patrimônio para garantia do crédito em execução.

É preciso garantir o juízo através de penhora depósito ou caução para se embargar?

O art. 736 do CPC, com sua nova redação, excluiu de modo explícito a prévia garantia do juízo como uma exigência específica para o ajuizamento da ação de embargos do executado: ... O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá opor-se à execução por meio de embargos."

Quais etapas processuais se seguem a sentença que julga improcedente os embargos à execução?

Assim, se recebida apenas no efeito devolutivo, considerando que a sentença julgou improcedentes os embargos, de direito é a continuidade do processo de execução, com a efetivação de todos os atos para a satisfação do credor, dentre eles, o levantamento de depósitos judiciais.

Quais são as fases da execução trabalhista?

O processo trabalhista conta com 5 etapas: petição inicial, audiências, sentença, recursos e execução.
...
O que é e como funciona o processo trabalhista
  1. Petição inicial. Peça que dá impulso para a tutela jurisdicional. ...
  2. Audiências. É o momento das tentativas conciliatórias entre as partes. ...
  3. Sentença. ...
  4. Recursos. ...
  5. Execução.

Qual o valor da causa em embargos à execução?

O valor da causa nos embargos à execução corresponde ao valor da execução, que é o benefício econômico pretendido pelo agravante. Decisão mantida.

Quais as matérias que poderão ser veiculadas na exceção de Pré-executividade?

Pacífico é o entendimento de que as matérias que podem ser objeto da exceção de pré-executividade são aquelas de ordem pública, alegáveis e conhecíveis a qualquer tempo ou grau de jurisdição, e, portanto, inclusive de conhecimento ex officio pelo juiz.

O que pode ser alegado em exceção de Pré-executividade?

O que pode ser alegado na exceção de pré-executividade? O executado utiliza a exceção de pré-executividade com o propósito de mostrar ao julgador que a ação de execução o qual é alvo possui problemas fundamentais em matéria de ordem pública ou de mérito, fazendo com que a cobrança seja indevida ou incorreta.

Quais são as matérias de ordem pública?

As matérias de ordem pública são entendidas como aquelas que garantem a finalidade de controle da regularidade do processo. Sendo assim, o instrumento de que se vale da jurisdição para atingir seus objetivos.

Artigo anterior
Quem eram os girondinos e jacobinos e os sans culotte?
Artigo seguinte
Como começa uma trombose?