Quais são os tipos de agentes carcinogênicos?

Perguntado por: Marta Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (9 avaliações)

Os agentes carcinogênicos são substâncias capazes de promover uma alteração genética nas células do corpo humano.
...
Ente eles, podemos destacar:
  • tabagismo;
  • obesidade;
  • alcoolismo;
  • alimentação não saudável;
  • exposição excessiva ao sol;
  • exposição à radiação;
  • exposição a agentes químicos; e.
  • infecções virais de diversos tipos.

O que são substâncias cancerígenas?

Um carcinógeno é uma substância capaz de causar câncer em mamíferos. Substâncias químicas, irradiação e certos vírus são agentes causadores do câncer.

Quais são as três etapas básicas da carcinogênese?

O processo de carcinogênese passa por vários estágios antes de chegar ao tumor. São eles: Estágio de Iniciação, Estágio de Promoção e Estágio de progressão.

O que provoca o câncer ocupacional?

O câncer ocupacional é originado devido a exposição a agentes carcinogênicos presentes no ambiente de trabalho, mesmo após a cessação da exposição; representa de 2% a 4% dos casos de câncer.

Como prevenir o câncer ocupacional?

Como proteger os colaboradores do câncer no trabalho?
  1. Remoção da substância cancerígena na empresa;
  2. Implementação de novas tecnologias e equipamentos, como máscara, luva, avental de chumbo, óculos, entre outros, que reduzam ou eliminem o contato do trabalhador com agentes que podem ser cancerígenos;

Agentes mutagênicos e agentes carcinogênicos

43 questões relacionadas encontradas

Qual radiação causa câncer?

Radiações de certos comprimentos de onda, chamadas de radiações ionizantes, têm energia suficiente para danificar o DNA das células e causar câncer. Elas podem ser classificadas com não evitáveis (naturais) e evitáveis (não naturais).

Quais as principais etapas do processo de carcinogênese?

É através do DNA que os cromossomos passam as informações para o funcionamento da célula. O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese e, em geral, acontece lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere-se e dê origem a um tumor visível.

Qual é a base da carcinogênese da radiação?

O alvo da radiação é o DNA e é de conhecimento prévio que em um par de cromossomos, quando há mutação, o fenótipo tem muito mais chance de ser expressado quando os dois alelos são acometidos(SHOBA, Subramanian, 2007). Nem toda célula normal irradiada irá se tornar, no futuro, uma célula cancerígena.

Quais são os estágios do câncer de mama?

Em geral, o câncer de mama pode ser dividido em 5 principais estágios, de 0 a 4, sendo o zero o mais inicial e menos perigoso, e os estágios 3 e 4 os mais graves, conhecidos como câncer de mama localmente avançado e câncer de mama metastático, respectivamente.

Qual a substância mais cancerígena?

De acordo com estimativas da OMS, o tabaco mata até metade dos usuários da substância - que pode ser fumada ou mascada. A cada ano, mais de 5 milhões de pessoas morrem em decorrência do fumo. "O cigarro é de longe o maior cancerígeno do mundo moderno.

Quais são as substâncias químicas que são consideradas cancerígenas Segundo a nr-15?

A Portaria nº 3214/78 do MTE, NR-15, Anexo nº 13, assim registra: “1.
...
“Para as substâncias ou processos a seguir relacionados, não deve ser permitida nenhuma exposição ou contato, por qualquer via:
  • 4-amino difenil (p-xenilamina);
  • Produção de benzidina;
  • Beta-naftilamina;
  • 4-nitrodifenil.

Qual o último estágio do câncer de mama?

Estágio IV

Nessa fase, o câncer de mama é conhecido como “câncer de mama metastático” ou “câncer de mama avançado”. Seu tratamento consiste em terapias sistêmicas, como hormonoterapia e quimioterapia. Por estar mais avançado, a sobrevida da paciente depende da localização dos tumores e da sua resposta ao tratamento.

Qual tipo de câncer de mama mais perigoso?

Por ser invasivo, o câncer de mama triplo negativo é capaz de se espalhar por outras células e se dissemina rapidamente. Além disso, a sua chance de retorno após o tratamento é alta. Por isso, é um dos piores tipos.

Quando o câncer de mama é considerado avançado?

Assim, o câncer de mama é considerado avançado quando atinge o estágio IV. Nessa fase, ele pode ter se espalhado da mama ou axila para outras áreas do corpo. É também chamado de câncer de mama metastático ou secundário.

Qual o papel dos vírus na carcinogênese?

As infecções como um todo associam-se a 15% a 20% dos cânceres em geral. Entre os agentes etiológicos carcinogênicos, destacam-se os vírus oncogênicos. O vírus Epstein-Barr (VEB) é o mais potente vírus indutor de transformação e crescimento celular conhecido, sendo capaz de imortalizar linfócitos B humanos.

Como funciona o processo de radiação?

A radiação de partículas ocorre quando um átomo instável (ou radioativo) se desintegra. A radiação eletromagnética (EM), por outro lado, não tem massa e viaja pelas ondas. A radiação EM pode variar de energia muito baixa para energia muito alta, e chamamos esse espaço de espectro eletromagnético.

O que emite radiação?

Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados. As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama.

Quais as etapas do processo de metástase?

Metástase (Câncer metastático)
  • Precisam se desprenderem do tumor primário e entrar na corrente sanguínea ou sistema linfático, que as transportará para outra parte do corpo.
  • Em algum momento, elas precisam aderir à parede de um vaso sanguíneo ou linfático e alcançar um novo órgão.

O que é carcinogênese química?

A carcinogênese química inclui três etapas definidas como iniciação, promoção e progressão. Cada uma delas caracteriza-se por transformações morfológicas e bioquímicas, e resulta de alterações genéticas e/ou epigenéticas.

Como ocorre o processo de oncogênese?

O que é oncogênese? É o primeiro estágio da carcinogênese. Nele as células sofrem o efeito dos agentes cancerígenos que provocam modificações em alguns de seus genes. Nesta fase as células se encontram, geneticamente alteradas, porém ainda não é possível se detectar um tumor clinicamente.

Que tipo de radiação é mais perigosa?

Os raios gama são os mais perigosos porque atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer. Primeiro, o terremoto. Depois, o tsunami devastador e ainda, o medo do que não dá pra ver: a radiação nuclear.

Quais radiações são perigosas?

6 tipos de Radiação mais perigosos que existem
  • O que é a Radiação.
  • A Radiação no nosso dia a dia.
  • Raios Ultravioletas.
  • Raios X.
  • Raios Alfa.
  • Raios Beta.
  • Raios Gama.
  • Raios Cósmicos.

O que é radiação alfa beta e gama?

As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).

Qual tipo de câncer de mama que não tem cura?

Apesar do câncer de mama metastático não ter cura, hoje existem tratamentos modernos, como as terapias-alvo, que permitem que as mulheres vivam com mais qualidade de vida e em determinados casos posterguem o início da quimioterapia.

Como o câncer de mama pode matar?

A descoberta do câncer de mama em estágio avançado traz consequências graves, aumentando as chances de metástase para o pulmão, ossos, fígado e cérebro. Esta situação acaba por dificultar o tratamento e as chances de sobrevida.

Artigo anterior
Quem são os príncipes e princesas do Brasil?
Artigo seguinte
Como conseguir isenção de ITBI RJ?