Como contar prazo CPP?

Perguntado por: Isabela Constança Martins Pinheiro  |  Última atualização: 28. Juni 2024
Pontuação: 4.2/5 (64 avaliações)

No Processo Penal, continua-se contando os prazos processuais em dias corridos, excluindo-se o dia inicial e incluindo o de vencimento. “Art. 798. Todos os prazos correrão em cartório e serão contínuos e peremptórios, não se interrompendo por férias, domingo ou dia feriado.

Como fazer a contagem de prazo no Processo Penal?

Conforme o CPP, conto o prazo para cada ato processual em dias corridos, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o dia do vencimento. Mas, os prazos processuais penais não começam e nem terminam em dias que não são úteis, como sábados, domingos e feriados, conforme estabelece o artigo 798 do CPP.

Como é feita a contagem de prazos processuais cíveis e penais?

A regra de como contar prazo processual está elencada entre os artigos 218 a 235 do Novo CPC: a contagem é feita em dias úteis, excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento, salvo disposição em contrário. Os prazos ficam suspensos entre 20/12 e 20/01.

Como fazer a contagem do prazo processual?

A contagem de prazos processuais é feita em dias úteis, excluindo os fins de semana e feriados, bem como, os dias do começo e do vencimento da contagem.

Como funciona Os prazos penais?

A contagem de prazo penal está no artigo 10 do Código Penal que reza: “O dia do começo inclui-se do cômputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum”. Esta contagem é usada para o direito material penal (prescrição, decadência, etc).

[OAB] Prazo processual penal (Como contar!)

28 questões relacionadas encontradas

Quando começa a contar o prazo no processo eletrônico?

Após o envio da intimação pelo processo judicial eletrônico, a parte tem dez (10) dias para consultar o teor da informação. Caso consulte a informação dentro desse lapso temporal, o ato judicial será considerado publicado no dia da consulta, dando-se início ao cômputo do prazo a partir do primeiro dia subsequente.

Como é feita a contagem de prazo no PJe?

Como é feita a contagem de prazo no PJe? Consideram-se realizados os atos processuais por meio eletrônico no dia e hora do seu envio ao PJe (art. 3º da Lei nº 11.419/2006).

O que significa contagem de prazo no processo?

É a contagem de prazos processuais que estabelece o período determinado para se realizar um ato processual. Eles podem ser legais, quando estipulados por lei, ou judiciais, quando definidos por juízes. Os advogados definem sua rotina de trabalho a partir desses limites, e tentam ao máximo evitar sua perda.

Qual a diferença na contagem dos prazos penais e processuais penais?

O prazo penal é computado nos termos do artigo 10 do Código Penal de modo que inclui-se o dia do início e despreza-se o do final. Já com prazo processual penal acontece o contrário, nos termos do § 1.º do artigo 798 do CPP, na contagem do prazo processual despreza-se o dia do início e inclui-se o do final.

Quantos dias tem 1 ano no direito penal?

O ano terá 365 ou 366 dias”. Ocorre que, no que diz respeito a contagem de prazos, o art. 10 do CP estabelece regra diversa daquela existente no § 1º do art. 798 do Código de Processo Penal (CPP), que assim reza:“Não se computará no prazo o dia do começo, incluindo-se, porém, o do vencimento”.

Como contar prazo de citação por edital CPP?

Nos termos do art. 241, inciso V, do Código de Processo Civil, na citação por edital, há somatória de prazo. Assim, o prazo começa a correr da primeira publicação do edital e transcorre o lapso temporal fixado pelo juiz para que a parte tome conhecimento (entre 20 e 40 dias).

Quando se inicia a contagem do prazo de intimação recebida numa sexta-feira?

O que você procura? Quando a intimação tiver lugar na sexta-feira, ou a publicação com efeito de intimação for feita nesse dia, o prazo judicial terá início na segunda-feira imediata, salvo se não houver expediente, caso em que começará no primeiro dia útil que se seguir.

O que diz a Súmula 710 do STF?

SÚMULA 710

No processo penal, contam-se os prazos da data da intimação, e não da juntada aos autos do mandado ou da carta precatória ou de ordem.

Quando começa a contar os prazos processuais em 2024?

Portaria GP-CR nº 015/2023 – Suspender os prazos processuais no período compreendido entre 21 e 29 de janeiro de 2024, com retomada da contagem dos prazos processuais a partir de 30 de janeiro de 2024 inclusive.

Como contar prazos a partir da intimação eletrônica?

A contagem de prazos processuais a partir da intimação no DJe começa no primeiro dia útil seguinte à data de publicação (art. 4º, § 4º). Nesse sentido, é importante lembrar que a data de publicação é o primeiro dia útil seguinte ao da disponibilização da intimação no DJe (art. 4º, § 3º).

Qual o primeiro dia do prazo processual?

Os prazos processuais são contados a partir do momento que as partes têm ciência inequívoca do ato praticado no processo! Então, caso a intimação seja feita pelo correio (ato de comunicação), o início do prazo é a partir da juntada do aviso do recebimento (publicidade).

Como funciona a contagem de prazo no Eproc?

Sendo assim, tomemos como exemplo março de 2021: Se a consulta à intimação for realizada na segunda-feira (15/03 - dia útil), o dia do início da contagem do prazo será o dia útil seguinte: terça-feira (16/03).

O que prevalece publicação ou intimação?

Para a empresa, deve prevalecer a intimação realizada pelo portal eletrônico, mesmo que posterior à publicação do ato judicial no DJe.

Quando começa a correr o prazo no PJE?

Antes de iniciar a contagem processual, o sistema contará sempre 10 dias corridos a partir do dia seguinte da expedição eletrônica da comunicação, independentemente se o dia for útil ou não.

Como é contado 7 dias corridos?

Mas esse prazo de 7 dias é contado em dias úteis ou corridos? Como esse prazo é decadencial e envolve direito material, ele é contado em DIAS CORRIDOS. Contudo, caso o seu fim seja em feriado ou final de semana, passará para o próximo dia útil. Gostou desse conteúdo?

Como contar prazo para cumprimento de sentença?

Cumprimento de sentença e o prazo para adimplemento voluntário da obrigação. Preceitua o artigo 219 do CPC que na contagem de prazo em dias serão computados somente os dias úteis, regra exclusiva aos prazos processuais (parágrafo único). Ou seja, se o prazo for de direito material a contagem será em dias corridos.

O que acontece depois de confirmada a intimação eletrônica?

O que vem depois da expedição de intimação? A partir da data de publicação no Diário Oficial, começam a correr os prazos processuais estabelecidos para a apresentação de recursos, contestações, manifestações e outras ações judiciais ou administrativas.

Como são contados os prazos processuais no Processo Penal e no processo eletrônico?

A contagem de prazos processuais é feita em dias úteis, excluindo os fins de semana e feriados, bem como, os dias do começo e do vencimento da contagem.

Como se define o início do prazo para a resposta do réu?

Forma e início da contagem do prazo para contestação. A contestação deve ser apresentada em petição escrita, por via física ou eletrônica, conforme a natureza do processo.

Artigo anterior
Quantas horas um soldado trabalha por dia?
Artigo seguinte
Qual a velocidade de um avião da Azul?