Quando foi revogado o artigo 384 da CLT?

Perguntado por: Daniela Patrícia Soares Macedo Loureiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (71 avaliações)

384 da CLT foi expressamente revogado em novembro de 2017, pela Lei de Modernização Trabalhista, ou Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017). Assim, o que os ministros discutiram diz respeito ao período anterior à Reforma. Em suma, o Supremo, por unanimidade, entendeu pela constitucionalidade do art.

Porque o artigo 384 da CLT foi revogado?

Todavia, e conforme já mencionado, o artigo foi revogado em 11/11/2017, em razão da vigência da Lei nº 13.467/2017, de modo que, no que tange aos contratos de trabalho formalizados antes da lei e em curso após a vigência da mencionada lei, o entendimento que vem se consolidando pelos Tribunais é de que o pagamento do ...

O que é o art 384 CLT?

384 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 384. Em caso de prorrogação do horário normal, será concedido um descanso de 15 (quinze) minutos, antes do início do período extraordinário do trabalho.

Como calcular o artigo 384 da CLT?

384 da CLT. Base de cálculo = salário mensal. Adicional =50%. Divisor = 220.

Qual foi a inovação legislativa produzida com a reforma trabalhista no que concerne ao intervalo intrajornada da Mulher art 384 CLT )?

A reforma trabalhista revogou o artigo que tratava sobre o intervalo de 15 minutos da qual a mulher usufruía antes de iniciar a jornada extraordinária.

Sobre Art. 384 da Lei nº 13.467 de 13-07-2017 - juíza Maria Beatriz Vieira da Silva Gubert

38 questões relacionadas encontradas

Quais foram as principais alterações trazidas na reforma trabalhista no tocante aos direitos das mulheres no trabalho?

Como era: A Lei estabelecia que para amamentar o próprio filho, até que este complete 06 (seis) meses de idade, a mulher tinha direito, durante a jornada de trabalho, a 02 (dois) descansos especiais, de meia hora cada um. Como ficou: ... 396 da CLT deverão ser definidos em acordo individual entre a mulher e o empregador.

O que mudou com a nova reforma trabalhista?

Segundo publicação do Senado Federal, as principais mudanças da nova reforma trabalhista são: Jornada de trabalho pode ser negociada entre empregador e colaborador, permitindo, inclusive, a jornada por escala – com 12 horas de serviço e 36 horas de descanso. Além disso, também é permitida a jornada intermitente.

Como calcular os reflexos nas verbas trabalhistas?

No caso das horas extras devemos apurar uma média do período. No caso do 13 salário devemos fazer a média pelo período do 13 salário, que equivale ao período de janeiro a dezembro de cada ano. Então, devemos somar a quantidade física das horas extras calculadas desse período e dividir por 12 (esse é o critério padrão).

Como funciona o intervalo intrajornada?

O que a CLT traz sobre o intervalo intrajornada, presente no artigo 71, é que qualquer trabalho com jornada que ultrapasse 6 horas de duração a pausa obrigatória é de, no mínimo, 1 hora e, no máximo, 2 horas. Quem trabalha por 4 até 6 horas, como vimos acima, deve ter o intervalo de 15 minutos.

Como funciona a interjornada de trabalho?

O intervalo interjornada é o período de descanso entre o término de uma jornada diária de trabalho e início da outra. Tem por objetivo a recuperação da força de trabalho, possibilitando uma maior produtividade, evitando maior número de acidentes no trabalho e proporcionando a convivência com os familiares.

O que diz o artigo 66 da CLT?

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Art. 66 - Entre 2 (duas) jornadas de trabalho haverá um período mínimo de 11 (onze) horas consecutivas para descanso.

Seria possível postular horas extras em razão da inobservância dos 15 minutos de pausa anteriores à realização de horas extras para a mulher previsto no art 384 da CLT?

Padrão de Resposta / Espelho de Correção

66 da CLT, foi respeitado. B) Seria possível postular horas extras em razão da inobservância dos 15 minutos de pausa anteriores à realização de horas extras para a mulher, previsto no Art. 384 da CLT.

O que diz o artigo 72 da CLT?

O artigo 72 da CLT assegura a concessão de 10 minutos de intervalo a cada 90 minutos de trabalho aos empregados que prestem serviços permanentes de mecanografia (datilografia, escrituração ou cálculo). Por aplicação analógica desse dispositivo, o TST estende o direito aos digitadores (Súmula 346).

Qual a natureza do intervalo intrajornada?

Intervalo Intrajornada Art. 71 da CLT

mínimo, para repouso e alimentação, a empregados urbanos e rurais, implica o pagamento, de natureza indenizatória, apenas do período suprimido, com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor...

Como fazer o cálculo do intervalo intrajornada?

O empregador pagará ao empregado o período suprimido, com o acréscimo de 50%. FÓRMULA: Horário suprimido + 50%. Por exemplo, se o funcionário terminou o expediente às 22hs, e no outro dia, começou a trabalhar às 08hs, ele teve um período de descanso de 10hs. Neste caso, foi suprimido 1 hora do período de descanso.

Quem trabalha 8 horas por dia tem direito a quanto tempo de intervalo?

Dessa forma, quem trabalha 8 horas tem direito ao intervalo de 1h; por outro lado, o trabalho de 6 horas dá o direito a 15 minutos de intervalo e, por fim, o expediente de até 4 horas não exige intervalo.

Pode trabalhar 8 horas seguidas?

De acordo com a Constituição Federal, quem trabalha no regime CLT pode fazer um expediente máximo de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Além disso, é estabelecido na Lei que o trabalhador só poderá fazer até 2 horas extras de trabalho por dia.

Como calcular diferenças salariais e reflexos?

A base de cálculo para efeito de cálculo das diferenças salariais em função do piso salarial é o salário pago ao reclamante e o piso estabelecido na convenção coletiva do trabalho da categoria, limitado ao período de vigência de cada convenção coletiva.

Como fazer o cálculo dos reflexos das horas extras?

Como calcular o reflexo?
  1. Verificar o número de dias úteis, domingos e feriados no mês.
  2. Determinar o valor da hora normal dividindo o salário pelo total de horas trabalhadas no mês.
  3. Dar o adicional de no mínimo 50% a mais na hora normal.
  4. Dividir o total das horas extras realizadas no mês pela quantidade de dias úteis.

Como calcular reflexo de horas?

FORMA DE CÁLCULO
  1. Somam-se as horas extras do mês;
  2. Divide-se o total de horas pelo número de dias úteis do mês;
  3. Multiplica-se pelo número de domingos e feriados do mês;
  4. Multiplica-se pelo valor da hora extra com acréscimo.

Quais foram as principais alterações na reforma trabalhista?

A Reforma Trabalhista foi a reformulação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), alterando uma série de direitos do trabalhador, e também deveres das empresas. Foram criados 43 novos artigos, 54 reformulados e 9 revogados em 2017.

Quais foram as principais alterações que a reforma trabalhista Lei 13.467 de 2017 trouxe em relação as férias?

De acordo com a Reforma Trabalhista, a partir de 11.11.2017 as férias poderão ser usufruídas em até 3 (três) períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a 14 dias corridos, e os demais não poderão ser inferiores a 5 dias corridos cada um, desde que haja concordância do empregado.

Quais as principais alterações trazidas pela reforma em relação ao direito coletivo?

Especificamente sobre os direitos coletivos, a reforma trabalhista expandiu o limite de atuação sindical, estabeleceu impedimentos e prazos de validade menores para convenções e acordos coletivos e alterou questões acerca da contribuição sindical.

O que diz o artigo 73 da CLT?

73 - Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior à do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20% (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna. § 1º - A hora do trabalho noturno será computada como de 52 minutos o 30 segundos.

O que é salário de acordo com a CLT?

O que é salário? De acordo com o artigo 72 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o salário é definido como a contraprestação que o empregador deve pagar, e é pago diretamente pelo empregador a cada trabalhador nos dias normais de trabalho.

Artigo anterior
Quem não aderir ao PRA?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de internação psiquiátrica?