Quais são os tipos de internação psiquiátrica?

Perguntado por: Ricardo Mauro Freitas Neves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (63 avaliações)

A Lei 10.216, de 2001 define três modalidades de internação psiquiátrica: a) internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário; b) internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro; c) internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.

Como se dá a internação psiquiátrica?

O mesmo artigo prevê três tipos de internação:
  1. Voluntária, com permissão ou concordância do internado, mediante sua assinatura;
  2. Involuntária, à pedido da família ou responsável, independente de aceitação pelo internado, mediante relatório medico e comunicação ao Ministério Publico em 72 horas; e,

Quando é necessário internação psiquiátrica?

A internação psiquiátrica está reservada a casos nos quais o indivíduo perdeu sua capacidade de autodeterminação, ou a capacidade de se autogerir. Há situações que a perturbação mental coloca o indivíduo de tal forma alterado, que passa a representar uma ameaça a si próprio ou então para a sociedade.

Quanto tempo dura uma internação psiquiátrica?

O Tempo Médio de Internação Psiquiátrica estabelecido pelo Ministério da Saúde é de 30 dias para uma internação de adulto.

Quem pode pedir a internação involuntária?

Vale ressaltar que o pedido de internação involuntária só pode ser feito por parentes com laços consanguíneos, ou seja, pai, mãe, avó, tio.

Internação Psiquiátrica. Como funciona e quais os tipos? Entenda com Dra Maria Fernanda

23 questões relacionadas encontradas

Como fazer o pedido de internação involuntária?

O processo de solicitação da internação involuntária tem início pelo contato com o médico. Por meio de uma consulta, os familiares podem narrar o caso e informar todos os detalhes envolvidos. Cabe ao profissional, então, emitir um laudo técnico que ateste a necessidade de adotar a medida.

É possível internar uma pessoa a força?

Para que você consiga internar o dependente químico de forma compulsória, deve procurar apoio judicial. Esse tipo de internação está prevista na Lei Federal de Psiquiatria nº 10.216/2001. Assim, é preciso que você procure um médico psiquiatra para que este realize o pedido junto ao Ministério Público.

Quanto tempo dura uma internação por depressão?

Quanto tempo dura uma internação psiquiátrica para depressão? O tempo de internação do indivíduo com depressão varia de acordo com o que vai ser necessário para estabilizar o quadro e o tempo necessário para tratar o paciente. Podendo esse tempo ser reduzido ou prolongado de acordo com o seu estado clínico.

Como é estar internado em um hospital psiquiátrico?

Nesse tipo de tratamento, o paciente psiquiátrico é internado no hospital, onde recebe atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana em que ele poderá ter acesso a uma grade terapêutica e receber cuidados como: alimentação, medicação, terapia ocupacional, terapias com psiquiatras e psicólogos, inclusive, em ...

Qual o tempo máximo para manutenção de uma internação psiquiátrica de acordo com a Lei 10.216 01?

§ 1o A internação psiquiátrica involuntária deverá, no prazo de setenta e duas horas, ser comunicada ao Ministério Público Estadual pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta.

Quando é necessário internar uma pessoa com depressão?

A internação para depressão está reservada aos casos específicos nos quais a pessoa tem grandes prejuízos para a vida em virtude da doença. Um dos sinais mais importantes é a perda de sua capacidade de autodeterminação, ou a dificuldade de se autogerir.

Quais as exigências para ser realizada a internação no âmbito da saúde mental?

I - Internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário, mantendo o direito de pedir alta no momento que o desejar; II - Internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro; III - internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.

Quanto custa internação psiquiátrica?

Mas quanto custa uma clínica psiquiátrica? Valores para internação em uma clínica psiquiátrica variam de planos de saúde e clínicas. Ficam entre R$ 600,00 e até R$ 6.000,00, a mensalidade.

Como é a rotina de um hospital psiquiátrico?

Em um hospital psiquiátrico, o dependente químico terá um rotina personalizada de acordo com a necessidade dele. Após a avaliação psiquiátrica, essas atividades são definidas pela equipe multiprofissional.

Qual plano cobre internação psiquiátrica?

Como o CID 10 inclui todos os transtornos psiquiátricos no capítulo V, o plano de saúde precisa cobrir o tratamento dessas patologias. Caso precise de sessões de terapia, medicamentos ou até mesmo internação, é direito do paciente requerer esses serviços.

Como são os hospitais psiquiátricos hoje?

São equipes multidisciplinares que não medem esforços para minimizar o sofrimento dos pacientes. Hoje podemos afirmar que a psiquiatria brasileira tem alguns dos melhores pesquisadores e médicos e serviços ambulatoriais de alta complexidade, além de excelentes unidades de internação.

Pode usar celular no hospital psiquiátrico?

No hospital não é permitido uso de celular, dinheiro, ipod, mp3 , similares e objetos de valor dentro do hospital. Estes objetos deverão ser recolhidos pelos familiares dos pacientes quando da internação.

Pode internar uma pessoa com depressão a força?

“Existe sim a possibilidade de internação para garantir a segurança do paciente, das pessoas que convivem com ele e também para assegurar que o tratamento ocorra adequadamente, com o uso adequado das medicações e abordagens multidisciplinares”, afirma a especialista.

Quanto tempo dura uma depressão grave?

Não existe um tempo médio para a durabilidade da depressão. Ela pode durar meses ou anos. A durabilidade da doença está associada a vários fatores, como intensidade, demora em buscar o tratamento, falta de apoio de familiares e amigos, genética, existência de outras doenças, dentre outros.

Quando a depressão é grave?

A depressão pode ocorrer de diversas formas e graus de intensidade, podendo passar por estágios de depressão leve, moderada e severa. Esta última é conhecida como depressão profunda, considerada a fase mais grave da doença.

Quem pode internar uma pessoa?

Elas são reguladas pela Lei 10.216/2001. A internação compulsória só pode ser determinada pela Justiça após a constatação de que todas as outras alternativas para tratar um paciente falharam e que não há nenhum familiar que se responsabilize por ele.

Pode internar um dependente químico a força?

É cabível pedir aos entes públicos a internação hospitalar compulsória de usuário de droga, bem como o fornecimento gratuito do tratamento, se a família não tiver condições de custeá-lo.

Como internar um parente louco?

Tanto a internação voluntária quanto a involuntária só podem ser determinadas por um médico registrado no CRM. Esse profissional avaliará se o paciente oferece risco para si mesmo ou para outras pessoas. O maior problema dessa avaliação é que ela é subjetiva e depende exclusivamente da opinião do médico.

Como pedir ao juiz o direito de internação?

O que é preciso para que seja expedida a ordem de internação compulsória por procedimento judicial?
  1. Avaliação médica: Onde o médico psiquiatra fará a avaliação do diagnóstico do paciente;
  2. Diagnóstico e pedido formal: O médico fará o diagnóstico e em seguida redigirá o pedido formal de internação;

O que diz a lei sobre internação involuntária?

Art. 17 Na Lei nº 10.216/2001, a internação involuntária constitui uma responsabilidade da(o) profissional médica(o), mas a Lei Brasileira de Inclusão aponta para uma avaliação por equipe multiprofissional.

Artigo anterior
Quando foi revogado o artigo 384 da CLT?
Artigo seguinte
O que leva um transformador explodir?