Quem não aderir ao PRA?

Perguntado por: Kelly Teresa de Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (32 avaliações)

Quem não aderir ao PRA dentro do prazo, além de perder os benefícios, fica sujeito a penalidades como multas, embargos, suspensão das atividades agrícolas, processos civis e/ou criminais.

Quem precisa aderir ao PRA?

Quem deve aderir ao PRA? Todo proprietário ou possuidor que não tiver 20% de Reserva Legal e/ou não tiver APP – Área de Preservação Permanente, conforme a regra geral da Lei, deve fazer a adesão.

Qual a lei que recomenda o produtor a aderir o PRA?

O prazo final para inscrição do Cadastro Ambiental Rural (CAR) com a possibilidade de adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) e com os benefícios das regras transitórias da Lei 12.651/2012 terminou no dia 31 de dezembro de 2020.

O que significa a sigla sisleg?

O SISLEG é um sistema de gerenciamento das áreas de reserva legal e de preservação permanente, criado pelo estado do Paraná, onde, todos os imóveis rurais devem ser cadastrados individualmente.

O que é Prada ambiental?

O PRADA (ou PRAD) é o projeto técnico que o proprietário ou possuidor deverá apresentar sobre como pretende regularizar as APPs e RLs desmatadas antes de 22 de julho de 2008, prevendo os métodos de restauração e/ou a re- vegetação e, quando possível, a compensação no caso da RL.

[DICADE DIREITO] VACINAÇÃO: UM DIREITO A NÃO ADERIR OU UMA OBRIGAÇÃO A CUMPRIR?

16 questões relacionadas encontradas

Como fazer um Prada?

Para aderir ao PRA o proprietário ou possuidor de imóvel rural deve fazer a inscrição no Sistema do Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) e requerer a inclusão no PRA com um Projeto de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADA).

Como elaborar um Prada?

ETAPAS TÉCNICAS PARA REALIZAÇÃO DO PRADA

Elaboração do Projeto de Recomposição Florestal; Protocolo no órgão competente solicitante, para aprovação do projeto; Execução do Projeto (equipe de plantio e manutenção das mudas e do solo); Acompanhamento do desenvolvimento florestal com a elaboração de.

O que é levado em consideração para a alocação da Reserva Legal?

Regularização da Reserva Legal

Para saber se uma propriedade precisa regularizar sua Área de Reserva Legal (ARL), dois aspectos principais precisam ser considerados: a situação da ARL em 22/07/2008 e o tamanho da propriedade em módulos fiscais.

Qual a diferença entre PRA e Car?

Os produtores e/ou possuidores rurais terão até o dia 6 de maio de 2015 para fazer a inscrição. O CAR é um documento declaratório da situação ambiental de uma propriedade. Não serve de comprovação fundiária, ou seja, não gera direitos de uso do solo.

O que é o PRAD?

O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD é solicitado pelos órgãos ambientais como parte integrante do processo de licenciamento de atividades degradadoras ou modificadoras do meio ambiente como também, após o empreendimento ser punido administrativamente por causar degradação ambiental.

Como funciona o Programa de Regularização ambiental?

O Programa de Regularização Ambiental – PRA compreende, de acordo com o Decreto Federal 7.830/2012 , o conjunto de ações ou iniciativas a serem desenvolvidas por proprietários e posseiros rurais com o objetivo de adequar e promover a regularização ambiental com vistas ao cumprimento do disposto no Capítulo XIII da Lei ...

Como aderir ao PRA?

A adesão ao PRA é feita por meio da inscrição do imóvel rural no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O site de acesso ao CAR é www.car.gov.br. “Essa adesão implica em grandes benefícios, principalmente para os agricultores familiares que estão vinculados à ela, e tem que ser manifestada no CAR.

O que deve ser apresentado pelos proprietários ao aderirem ao programa de regularização ambiental PRA?

Ao aderir ao PRA, os responsáveis pelo imóvel rural deverão apresentar propostas de recuperação do passivo ambiental da propriedade para a aprovação dos órgãos competentes e assinatura de termo de compromisso.

Quem dá o licenciamento ambiental?

A competência para a condução do licenciamento ambiental pode ser da União, Estados ou Municípios. Os empreendimentos e atividades, no entanto, são licenciados por um único ente federativo. O Ibama é o órgão executor do licenciamento ambiental de competência da União. A Lei Complementar nº 140/11, art.

Qual é a função do CAR?

A inscrição no CAR possibilita o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural. Representa o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental.

Quem precisa de fazer o CAR?

A inscrição no CAR é obrigatória para todos os imóveis rurais (propriedades ou posses), sejam eles públicos ou privados, assentamentos da reforma agrária e áreas de povos e comunidades tradicionais que façam uso coletivo do seu território.

Como saber se o imóvel tem o car?

Acesse o site e baixe o aplicativo. O usuário pode acompanhar a situação e/ou condição do cadastro no SICAR em todas as suas etapas – inscrição, análise e regularização ambiental - por meio do Demonstrativo da Situação do CAR, que pode ser consultado no site.

Quais os critérios a serem levados em consideração para a delimitação da reserva legal?

A localização das Áreas de Reserva Legal, devem ser levadas em conta alguns critérios como: I - o plano de bacia hidrográfica; II - o Zoneamento Ecológico-Econômico; III - a formação de corredores ecológicos com outra Reserva Legal, com Área de Preservação Permanente, com Unidade de Conservação ou com outra área ...

O que é considerado reserva legal?

A reserva legal é a área do imóvel rural que, coberta por vegetação natural, pode ser explorada com o manejo florestal sustentável, nos limites estabelecidos em lei para o bioma em que está a propriedade.

O que é a reserva de lei?

O Princípio da Reserva Legal ou princípio da Legalidade Penal determina que só será considerada como Infração penal a conduta prevista como tal na Lei. Se determinada conduta praticada pelo agente não estiver prevista como ilegal pela Lei, ela necessariamente será lícita, livre e impunível por parte do Estado.

Como elaborar um plano de recuperação de áreas degradadas?

A elaboração do PRAD consiste nas seguintes etapas:

Elaboração de uma proposta de monitoramento e avaliação da efetividade da recuperação após a execução do plantio; Levantamento dos custos, insumos necessários; Elaboração de cronograma físico-financeiro referente a execução e consolidação da recuperação da área.

O que é Projeto de recomposição de área degradada é alterada?

O Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas ou Alteradas – PRAD é um instrumento de planejamento das ações necessárias visando à recuperação da vegetação nativa, o qual deve apresentar o diagnóstico ambiental da área degradada ou alterada, os métodos e técnicas a serem utilizados e prever cronograma de implantação e ...

O que é reconformação topográfica?

A reconformação topográfica é uma etapa essencial para estabilização do terreno e deverá ser executada de forma que possibilite o restabelecimento da vegetação e sua permanência, o recondicionamento do solo e prevenir processos erosivos.

O que deve conter em um PRAD?

O PRAD deve contemplar aos seguintes quesitos: a) Caracterização da área degradada e entorno, bem como do(s) agente(s) causador(es) da degradação; b) Escolha de proposta de recuperação para a área degradada; c) Definição dos parâmetros a serem recuperados com base numa área adotada como referência ou controle; d) ...

Qual profissional pode fazer um PRAD?

Para elaboração de um PRAD, existe a necessidade de uma equipe multidisciplinar, com profissionais de várias áreas. Como por exemplo: Engenheiros Ambientais, Geógrafos, Geólogos e Biólogos.

Artigo anterior
Porque o câncer retorna?
Artigo seguinte
Quando foi revogado o artigo 384 da CLT?